Semelhanças e diferenças entre homens e mulheres na compreensão do comportamento paterno
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102484 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. |
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Semelhanças e diferenças entre homens e mulheres na compreensão do comportamento paternoPsicologiaPaiComportamentoJovensPercepçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.O objetivo da presente pesquisa foi identificar a natureza da percepção de jovens adultos com e sem filhos sobre comportamento paterno e as principais práticas e expectativas de pais e mães com relação aos filhos. Participaram do estudo 202 jovens universitários sem filhos e 30 casais com pelo menos um filho. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de escalas de estilo paterno e entrevistas. Foram utilizadas testes paramétricos e análise de conteúdo para apreciação dos dados. Foi constatado: a) existe diferença significativa na concepção de homens e mulheres universitários sobre o que seja o comportamento ideal para a interação o pai-criança, mas não para o real; b) os estudantes apresentaram dificuldades em estimar qual seria o comportamento real do pai; c) casais com filhos apresentam concepções semelhantes sobre o que seria o comportamento ideal; d) pessoas com filhos avaliam mais positivamente o comportamento paterno; e) os casais possuem expectativas semelhantes para as metas de socialização de crianças. Conclui-se que a experiência de ter filhos interfere na compreensão do comportamento paterno. As diferenças entre homens e mulheres na compreensão de estilo paterno ideal se acentuam em pessoas que não possuem filhos. Existe concordância entre o pai e a mãe sobre o ideal de comportamento paterno e as principais práticas e expectativas na educação de crianças.Florianópolis, SCVieira, Mauro LuisUniversidade Federal de Santa CatarinaPrado, Alessandra Bonassoli2013-07-16T01:04:58Z2013-07-16T01:04:58Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxiii, 142 f.| grafs., tabs.application/pdf211612http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102484porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-16T01:04:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/102484Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-16T01:04:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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