Repercussões da coparentalidade e do envolvimento paterno no comportamento da criança pré-escolar em famílias biparentais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Carolina Duarte de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189948
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2018.
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spelling Repercussões da coparentalidade e do envolvimento paterno no comportamento da criança pré-escolar em famílias biparentaisPsicologiaPai e filhosPsicologia infantilPré-escolaresTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2018.Pesquisadores do desenvolvimento fundamentados teoricamente nos pressupostos do Pensamento Sistêmico e nas teorias Bioecológica e Unificada Biopsicossocial do Desenvolvimento Humano têm voltado suas atenções para as contribuições do envolvimento paterno e da coparentalidade para o comportamento das crianças. Em consonância com essa linha de pesquisa, o objetivo deste estudo foi investigar as repercussões da coparentalidade e do envolvimento paterno no comportamento de crianças pré-escolares provenientes de famílias biparentais heteroafetivas na região sul do Brasil. Participaram da pesquisa 171 famílias de quatro microrregiões do sul do Brasil. A amostra foi pós-estratificada com base no Censo 2010 por escolaridade e faixa etária. Os dados foram analisados por meio de modelagem de equação estrutural utilizando estimador robusto de máxima verossimilhança. No modelo construído no estudo, a coparentalidade materna, paterna e o envolvimento paterno explicaram 55% da variância dos Problemas de comportamento das crianças. O efeito direto e total da coparentalidade materna foi negativo para os Problemas de comportamento da criança, mas seu efeito mediado pelo envolvimento paterno foi positivo. Por outro lado, a percepção paterna de sua relação coparental afetou negativamente os Problemas de comportamento da criança somente quando mediada pelo envolvimento paterno, pois o efeito direto e total foram positivos. O envolvimento paterno teve um efeito negativo sobre os Problemas de comportamento da criança. As coparentalidades da mãe e do pai explicaram 57% da variância do envolvimento paterno. O envolvimento paterno foi afetado positivamente pela coparentalidade paterna, mas negativamente pela percepção materna do relacionamento coparental. Somente a coparentalidade materna teve efeito (positivo) sobre a competência social da criança, explicando 19% da variância. Os resultados apontam a importância do relacionamento coparental e do envolvimento paterno para a compreensão dos comportamentos dos pré-escolares, principalmente ao se considerar seus impactos adaptativos e efeitos de disfunção ao longo da trajetória desenvolvimental humana.Abstract : Developmental researchers grounded theoretically on the assumptions of Systemic Thinking and on the Bioecological and Unified Biopsychosocial theories of Human Development have turned their attention to the contributions of paternal involvement and coparenting to children's behavior. Integrating this line of research, the objective of this study was to investigate the impacts of coparenting and father involvement in the behavior of preschoolers from two-parent hetero-affective families in southern Brazil. A total of 171 families were surveyed. The sample was post-stratified based on the 2010 Census by schooling and age groups. Subsequently the data were analyzed by structural equation modeling using robust maximum likelihood estimator. In the model constructed in the study, maternal and paternal coparenting and father involvement explained 55% of the variance of children's behavioral problems. The direct and total effect of maternal co-parenting was negative for the child's behavioral problems; however, the effect mediated by father involvement was positive. On the other hand, the paternal perception of their coparental relationship negatively affected the child's behavioral problems only when mediated by father involvement, since the direct and total effects were positive. Father involvement had a negative effect on the child's behavior problems. Mother and father coparenting accounted for 57% of the variance of father involvement. Father involvement was positively affected by paternal coparenting, but negatively by the maternal perception of the coparenting relationship. Only maternal coparenting had a positive effect on the child's social competence, explaining 19% of the variance. Results point to the importance of considering coparental relationships and father involvement in understanding the behaviors of preschool children, especially when considering their adaptive impacts and effects of dysfunction along the human developmental trajectory.Vieira, Mauro LuísCrepaldi, Maria AparecidaUniversidade Federal de Santa CatarinaSouza, Carolina Duarte de2018-09-15T04:47:12Z2018-09-15T04:47:12Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis152 p.| il., tabs.application/pdf354237https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189948porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-15T04:47:13Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/189948Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-09-15T04:47:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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