TXM branding aplicada à construção de marca do laboratório universitário e-biotech
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218985 |
Resumo: | PCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Design. |
id |
UFSC_d9858a653a91c1c080bf5e6c717a974f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/218985 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
TXM branding aplicada à construção de marca do laboratório universitário e-biotechDesignIdentidade de marcaBrandingDNA da marcaTXM BrandingPCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Design.Qualquer marca, caso queira valorizar o seu nome e aquilo em que acredita, deve investir em uma identidade visual que cause impacto e que seja memorável. A criação de marcas é atividade intrínseca do designer que, a partir da criatividade, torna-se um projetista em busca de soluções. Deste modo, o objetivo geral deste trabalho foi reestruturar a marca do e-biotech, Laboratório de Biotecnologia Ambiental do departamento de Engenharia Química e de Alimentos da UFSC, a partir da metodologia TXM Branding. A TXM Branding utiliza da cocriação entre a equipe de projeto, stakeholders e opinion makers para a elaboração de marcas e é composta pelas etapas Think (T), Experience (X) e Manage (M). Neste projeto, foram empregadas apenas as etapas T e X. Mediante o desenvolvimento do projeto, obteve-se uma marca harmoniosa, de construção moderna e que supre a necessidade de internacionalização do laboratório por meio de uma tagline com versões em português e inglês, mostrando-se inovadora, especialista, confiável, colaborativa e eco-friendly. Sendo assim, foi criada uma identidade visual coerente para o laboratório, que, seguramente, provocará impacto e visibilidade deste segmento no meio acadêmico científico.Any brand, in case, wants to value its name and what it believes in should invest in a visual identity that makes an impact and that is memorable. The creation of brands is an intrinsic activity of the designer who, from creativity, becomes a professional in search of solutions. Thus, the general objective of this work was to restructure the brand of e-biotech, Environmental Biotechnology Laboratory of the Chemical and Food Engineering department of UFSC, using the TXM Branding methodology. TXM Branding uses co-creation between the project team, stakeholders and opinion makers to develop brands and is composed of the Think (T), Experience (X) and Manage (M) stages. In this project, only stages T and X were used. Through the development of the project, a harmonious brand was obtained, of modern construction, which fulfills the need for internationalization of the laboratory through a tagline with versions in Portuguese and English, showing to become innovative, expert, reliable, collaborative and eco-friendly. Therefore, a coherent visual identity for the laboratory was created, which will surely cause impact and visibility of this segment in the academic scientific environment.Florianópolis, SCGonçalves, Marília MatosUniversidade Federal de Santa CatarinaGonçalves, Caio Fraile2020-12-29T19:46:19Z2020-12-29T19:46:19Z2020-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis112 papplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218985info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2020-12-29T19:46:21Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/218985Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-12-29T19:46:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TXM branding aplicada à construção de marca do laboratório universitário e-biotech |
title |
TXM branding aplicada à construção de marca do laboratório universitário e-biotech |
spellingShingle |
TXM branding aplicada à construção de marca do laboratório universitário e-biotech Gonçalves, Caio Fraile Design Identidade de marca Branding DNA da marca TXM Branding |
title_short |
TXM branding aplicada à construção de marca do laboratório universitário e-biotech |
title_full |
TXM branding aplicada à construção de marca do laboratório universitário e-biotech |
title_fullStr |
TXM branding aplicada à construção de marca do laboratório universitário e-biotech |
title_full_unstemmed |
TXM branding aplicada à construção de marca do laboratório universitário e-biotech |
title_sort |
TXM branding aplicada à construção de marca do laboratório universitário e-biotech |
author |
Gonçalves, Caio Fraile |
author_facet |
Gonçalves, Caio Fraile |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Marília Matos Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Caio Fraile |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design Identidade de marca Branding DNA da marca TXM Branding |
topic |
Design Identidade de marca Branding DNA da marca TXM Branding |
description |
PCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Design. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-29T19:46:19Z 2020-12-29T19:46:19Z 2020-12-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218985 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218985 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
112 p application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652198048956416 |