AVALIAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA: PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DA EaD SOB A ÓPTICA DO ALUNO PELO MÉTODO SERVQUAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26058 |
Resumo: | Este artigo trata da qualidade do serviço, focando o modelo SERVQUAL (S-Qual) de Parasuraman, Zeithaml e Berry (1990) e a educação à distância (EaD). Objetiva continuar o trabalho de Veiga et al (1997), no intuito de verificar a percepção dos alunos sobre a qualidade do curso de Administração na Modalidade a Distância da UFSC no pólo de Florianópolis, pelo método S-Qual adaptado. Realizou-se uma pesquisa quantitativa in loco com 58 alunos, em que se verificou a escala S-Qual como alternativa viável de análise, uma vez que os resultados mostraram evidências estatísticas significativas, permitindo generalizar seus efeitos. As dimensões confiabilidade, responsabilidade, confiança, empatia e tangíveis, congruentes com os critérios de qualidade do serviço, constantes do modelo, implicaram no resultado de que os 22 aspectos de qualidade avaliados podem auxiliar na avaliação da qualidade do curso. |
id |
UFSC_d9cafefc52183edf3b8a9132838ac333 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/26058 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Battisti, PatríciaRocha, Paula Regina ZarelliDandolini, Gertrudes AparecidaSouza, João Arthur de2012-09-19T20:14:34Z2012-09-19T20:14:34Z2011-12-09http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26058Este artigo trata da qualidade do serviço, focando o modelo SERVQUAL (S-Qual) de Parasuraman, Zeithaml e Berry (1990) e a educação à distância (EaD). Objetiva continuar o trabalho de Veiga et al (1997), no intuito de verificar a percepção dos alunos sobre a qualidade do curso de Administração na Modalidade a Distância da UFSC no pólo de Florianópolis, pelo método S-Qual adaptado. Realizou-se uma pesquisa quantitativa in loco com 58 alunos, em que se verificou a escala S-Qual como alternativa viável de análise, uma vez que os resultados mostraram evidências estatísticas significativas, permitindo generalizar seus efeitos. As dimensões confiabilidade, responsabilidade, confiança, empatia e tangíveis, congruentes com os critérios de qualidade do serviço, constantes do modelo, implicaram no resultado de que os 22 aspectos de qualidade avaliados podem auxiliar na avaliação da qualidade do curso.INPEAUAVALIAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA: PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DA EaD SOB A ÓPTICA DO ALUNO PELO MÉTODO SERVQUALinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL3.33.pdf3.33.pdfapplication/pdf277533https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/26058/1/3.33.pdf93fe3229e0bcae503b130a78a88b5ccbMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/26058/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52TEXT3.33.pdf.txt3.33.pdf.txtExtracted Texttext/plain50171https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/26058/3/3.33.pdf.txt32cca2df17e3361421230d4f97d2a464MD53THUMBNAIL3.33.pdf.jpg3.33.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1095https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/26058/4/3.33.pdf.jpge5648bb627722cda0859077b09aee6bdMD54123456789/260582013-05-04 08:40:18.533oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T11:40:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
AVALIAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA: PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DA EaD SOB A ÓPTICA DO ALUNO PELO MÉTODO SERVQUAL |
title |
AVALIAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA: PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DA EaD SOB A ÓPTICA DO ALUNO PELO MÉTODO SERVQUAL |
spellingShingle |
AVALIAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA: PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DA EaD SOB A ÓPTICA DO ALUNO PELO MÉTODO SERVQUAL Battisti, Patrícia |
title_short |
AVALIAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA: PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DA EaD SOB A ÓPTICA DO ALUNO PELO MÉTODO SERVQUAL |
title_full |
AVALIAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA: PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DA EaD SOB A ÓPTICA DO ALUNO PELO MÉTODO SERVQUAL |
title_fullStr |
AVALIAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA: PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DA EaD SOB A ÓPTICA DO ALUNO PELO MÉTODO SERVQUAL |
title_full_unstemmed |
AVALIAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA: PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DA EaD SOB A ÓPTICA DO ALUNO PELO MÉTODO SERVQUAL |
title_sort |
AVALIAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA: PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DA EaD SOB A ÓPTICA DO ALUNO PELO MÉTODO SERVQUAL |
author |
Battisti, Patrícia |
author_facet |
Battisti, Patrícia Rocha, Paula Regina Zarelli Dandolini, Gertrudes Aparecida Souza, João Arthur de |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Paula Regina Zarelli Dandolini, Gertrudes Aparecida Souza, João Arthur de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Battisti, Patrícia Rocha, Paula Regina Zarelli Dandolini, Gertrudes Aparecida Souza, João Arthur de |
description |
Este artigo trata da qualidade do serviço, focando o modelo SERVQUAL (S-Qual) de Parasuraman, Zeithaml e Berry (1990) e a educação à distância (EaD). Objetiva continuar o trabalho de Veiga et al (1997), no intuito de verificar a percepção dos alunos sobre a qualidade do curso de Administração na Modalidade a Distância da UFSC no pólo de Florianópolis, pelo método S-Qual adaptado. Realizou-se uma pesquisa quantitativa in loco com 58 alunos, em que se verificou a escala S-Qual como alternativa viável de análise, uma vez que os resultados mostraram evidências estatísticas significativas, permitindo generalizar seus efeitos. As dimensões confiabilidade, responsabilidade, confiança, empatia e tangíveis, congruentes com os critérios de qualidade do serviço, constantes do modelo, implicaram no resultado de que os 22 aspectos de qualidade avaliados podem auxiliar na avaliação da qualidade do curso. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-12-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-09-19T20:14:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-09-19T20:14:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26058 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26058 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/26058/1/3.33.pdf https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/26058/2/license.txt https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/26058/3/3.33.pdf.txt https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/26058/4/3.33.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
93fe3229e0bcae503b130a78a88b5ccb 11ee89cd31d893362820eab7c4d46734 32cca2df17e3361421230d4f97d2a464 e5648bb627722cda0859077b09aee6bd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805351157465088 |