AVALIAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA: PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DA EaD SOB A ÓPTICA DO ALUNO PELO MÉTODO SERVQUAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Battisti, Patrícia
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Rocha, Paula Regina Zarelli, Dandolini, Gertrudes Aparecida, Souza, João Arthur de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26058
Resumo: Este artigo trata da qualidade do serviço, focando o modelo SERVQUAL (S-Qual) de Parasuraman, Zeithaml e Berry (1990) e a educação à distância (EaD). Objetiva continuar o trabalho de Veiga et al (1997), no intuito de verificar a percepção dos alunos sobre a qualidade do curso de Administração na Modalidade a Distância da UFSC no pólo de Florianópolis, pelo método S-Qual adaptado. Realizou-se uma pesquisa quantitativa in loco com 58 alunos, em que se verificou a escala S-Qual como alternativa viável de análise, uma vez que os resultados mostraram evidências estatísticas significativas, permitindo generalizar seus efeitos. As dimensões confiabilidade, responsabilidade, confiança, empatia e tangíveis, congruentes com os critérios de qualidade do serviço, constantes do modelo, implicaram no resultado de que os 22 aspectos de qualidade avaliados podem auxiliar na avaliação da qualidade do curso.
id UFSC_d9cafefc52183edf3b8a9132838ac333
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/26058
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Battisti, PatríciaRocha, Paula Regina ZarelliDandolini, Gertrudes AparecidaSouza, João Arthur de2012-09-19T20:14:34Z2012-09-19T20:14:34Z2011-12-09http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26058Este artigo trata da qualidade do serviço, focando o modelo SERVQUAL (S-Qual) de Parasuraman, Zeithaml e Berry (1990) e a educação à distância (EaD). Objetiva continuar o trabalho de Veiga et al (1997), no intuito de verificar a percepção dos alunos sobre a qualidade do curso de Administração na Modalidade a Distância da UFSC no pólo de Florianópolis, pelo método S-Qual adaptado. Realizou-se uma pesquisa quantitativa in loco com 58 alunos, em que se verificou a escala S-Qual como alternativa viável de análise, uma vez que os resultados mostraram evidências estatísticas significativas, permitindo generalizar seus efeitos. As dimensões confiabilidade, responsabilidade, confiança, empatia e tangíveis, congruentes com os critérios de qualidade do serviço, constantes do modelo, implicaram no resultado de que os 22 aspectos de qualidade avaliados podem auxiliar na avaliação da qualidade do curso.INPEAUAVALIAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA: PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DA EaD SOB A ÓPTICA DO ALUNO PELO MÉTODO SERVQUALinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL3.33.pdf3.33.pdfapplication/pdf277533https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/26058/1/3.33.pdf93fe3229e0bcae503b130a78a88b5ccbMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/26058/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52TEXT3.33.pdf.txt3.33.pdf.txtExtracted Texttext/plain50171https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/26058/3/3.33.pdf.txt32cca2df17e3361421230d4f97d2a464MD53THUMBNAIL3.33.pdf.jpg3.33.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1095https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/26058/4/3.33.pdf.jpge5648bb627722cda0859077b09aee6bdMD54123456789/260582013-05-04 08:40:18.533oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T11:40:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv AVALIAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA: PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DA EaD SOB A ÓPTICA DO ALUNO PELO MÉTODO SERVQUAL
title AVALIAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA: PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DA EaD SOB A ÓPTICA DO ALUNO PELO MÉTODO SERVQUAL
spellingShingle AVALIAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA: PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DA EaD SOB A ÓPTICA DO ALUNO PELO MÉTODO SERVQUAL
Battisti, Patrícia
title_short AVALIAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA: PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DA EaD SOB A ÓPTICA DO ALUNO PELO MÉTODO SERVQUAL
title_full AVALIAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA: PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DA EaD SOB A ÓPTICA DO ALUNO PELO MÉTODO SERVQUAL
title_fullStr AVALIAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA: PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DA EaD SOB A ÓPTICA DO ALUNO PELO MÉTODO SERVQUAL
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA: PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DA EaD SOB A ÓPTICA DO ALUNO PELO MÉTODO SERVQUAL
title_sort AVALIAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA: PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DA EaD SOB A ÓPTICA DO ALUNO PELO MÉTODO SERVQUAL
author Battisti, Patrícia
author_facet Battisti, Patrícia
Rocha, Paula Regina Zarelli
Dandolini, Gertrudes Aparecida
Souza, João Arthur de
author_role author
author2 Rocha, Paula Regina Zarelli
Dandolini, Gertrudes Aparecida
Souza, João Arthur de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Battisti, Patrícia
Rocha, Paula Regina Zarelli
Dandolini, Gertrudes Aparecida
Souza, João Arthur de
description Este artigo trata da qualidade do serviço, focando o modelo SERVQUAL (S-Qual) de Parasuraman, Zeithaml e Berry (1990) e a educação à distância (EaD). Objetiva continuar o trabalho de Veiga et al (1997), no intuito de verificar a percepção dos alunos sobre a qualidade do curso de Administração na Modalidade a Distância da UFSC no pólo de Florianópolis, pelo método S-Qual adaptado. Realizou-se uma pesquisa quantitativa in loco com 58 alunos, em que se verificou a escala S-Qual como alternativa viável de análise, uma vez que os resultados mostraram evidências estatísticas significativas, permitindo generalizar seus efeitos. As dimensões confiabilidade, responsabilidade, confiança, empatia e tangíveis, congruentes com os critérios de qualidade do serviço, constantes do modelo, implicaram no resultado de que os 22 aspectos de qualidade avaliados podem auxiliar na avaliação da qualidade do curso.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-12-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-09-19T20:14:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-09-19T20:14:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26058
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26058
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/26058/1/3.33.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/26058/2/license.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/26058/3/3.33.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/26058/4/3.33.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 93fe3229e0bcae503b130a78a88b5ccb
11ee89cd31d893362820eab7c4d46734
32cca2df17e3361421230d4f97d2a464
e5648bb627722cda0859077b09aee6bd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805351157465088