Aprendizagem formal e natural do alemão: a produção da fricativa palatal surda [ç] por brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Speckhann, Stephanie Elisabeth Jungklaus
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185546
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2017.
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spelling Aprendizagem formal e natural do alemão: a produção da fricativa palatal surda [ç] por brasileirosLingüísticaLíngua alemãDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2017.O segmento fricativo palatal surdo ([ç]) é muito presente na língua alemã e, por conseguinte, nas aulas de alemão como LE. Dessa forma, os aprendizes de alemão se deparam com a produção desse segmento desde seu primeiro contato com a língua alvo. Nesta pesquisa, será investigada a realização do segmento [ç] por dois adultos brasileiros típicos. Um dos sujeitos aprendeu alemão de forma natural, ou seja, sem tutoria, e o outro, de maneira formal, i.e., em sala de aula, com o auxílio de um tutor. Nesta pesquisa do tipo descritivo, exploratório, com perfil qualitativo e experimental, foi realizado um corte transversal para coleta do fenômeno investigado. Para a realização dessa coleta foram utilizados como instrumentos de pesquisa dois testes de produção e um questionário desenvolvido especificamente para cada informante. Tomou-se como referência para a produção do segmento foco da pesquisa a produção de um alemão nativo. A análise dos dados demonstrou que os dois sujeitos brasileiros foram capazes de realizar o segmento [ç]. No entanto, o sujeito que aprendeu alemão de maneira natural apresentou melhor desempenho na produção do segmento-alvo, o que implica dizer que o mesmo já adquiriu a fricativa palatal surda, enquanto o outro ainda está em fase inicial de aquisição desse segmento e por isso recorre mais a estratégias de reparo.Abstract : The voiceless palatal fricative segment ([ç]) is commonly used in the German language, and therefore, in German classes as a foreign language. In this way, German learners are faced with the production of this segment since their first contact with the language. The research investigated the production of the segment [ç] by two typical Brazilian adults. One of the subjects learned German naturalistic environment and the other in a classroom environment with the help of a tutor. In this descriptive, exploratory research, with a qualitative and experimental profile, a cross-sectional study was carried out to investigate the phenomenon. To perform the collection, two production tests and a questionnaire were developed specifically for each informant and used as research instruments. In order to compare the target segment production, a native German speaker was taken as reference. Data analysis showed that the two Brazilian subjects were able to perform the segment [ç]. However, the subject who learned German in naturalistic environment presented a better performance in the production of the target segment, meaning that he has already acquired the voiceless palatal fricative, while the other Brazilian subject is still in the initial stage of acquisition of this segment and therefore applies more repair strategies.Lazzarotto-Volcão, CristianeSeara, Izabel ChristineUniversidade Federal de Santa CatarinaSpeckhann, Stephanie Elisabeth Jungklaus2018-04-13T19:34:08Z2018-04-13T19:34:08Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis197 p.| il.application/pdf350719https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185546porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-13T19:34:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/185546Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-04-13T19:34:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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