O híbrido representado : identidade hipermoderna e erotização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cyntrão, Sylvia Helena
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33967
Resumo: Este ensaio visa a refletir sobre os deslizamentos de sentido que o amor sofre na difícil integração do desejo dos indivíduos na ordem social contemporaneamente e de que formas passam a permear poemas e letras de canções com imagens míticas. Tais representações constituem inscrições simbólicas da cultura e nela circulam permeadas por fatores tais como a força da problemática humano-existencial e a aceitação do grupo social, entre outros. A influência dos padrões culturais e dos novos suportes comunicativos no mundo contemporâneo transfere o sentimento amoroso do seu lugar idealizado para outro que envolve vários conceitos como o corpo, a intimidade e o próprio reconhecimento midiatizado que o indivíduo tem de si. Em textos selecionados identificaremos Eros e Tanatos convivendo com Narciso e Sísifo, na significativa e relevante tradução cultural da tradição cantada do amor-paixão.
id UNB_b20560387964ac16eff329ff47079e5d
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/33967
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O híbrido representado : identidade hipermoderna e erotizaçãoErotizaçãoCanção popularHipermodernidadeEste ensaio visa a refletir sobre os deslizamentos de sentido que o amor sofre na difícil integração do desejo dos indivíduos na ordem social contemporaneamente e de que formas passam a permear poemas e letras de canções com imagens míticas. Tais representações constituem inscrições simbólicas da cultura e nela circulam permeadas por fatores tais como a força da problemática humano-existencial e a aceitação do grupo social, entre outros. A influência dos padrões culturais e dos novos suportes comunicativos no mundo contemporâneo transfere o sentimento amoroso do seu lugar idealizado para outro que envolve vários conceitos como o corpo, a intimidade e o próprio reconhecimento midiatizado que o indivíduo tem de si. Em textos selecionados identificaremos Eros e Tanatos convivendo com Narciso e Sísifo, na significativa e relevante tradução cultural da tradição cantada do amor-paixão.Este ensayo visa a reflejar sobre los deslizamientos de sentido que el amor sufre en la difícil integración del deseo de los individuos en la orden social contemporáneamente y de que formas pasan a permear poemas y letras de canciones con imágenes míticas. Tales representaciones constituyen inscripciones simbólicas de la cultura y en ella circulan permeadas por factores tales como la fuerza de la problemática humano-existencial y la aceptación del grupo social, entre otros. La influencia de los patrones culturales y de los nuevos soportes comunicativos en el mundo contemporáneo transfiere el sentimiento amoroso de su lugar idealizado para otro que envuelve varios conceptos como el cuerpo, la intimidade y el propio reconocimiento midiatizado que el individuo tiene que sí. En textos seleccionados identificaremos Eros y Tanatos conviviendo con Narciso y Sísifo, en la significativa y relevante traducción cultural de la tradición cantada del amor-pasión.Universidade Federal de Sergipe2019-02-07T10:34:11Z2019-02-07T10:34:11Z2012-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCYNTRÃO, S. H. O híbrido representado: identidade hipermoderna e erotização. Interdisciplinar - Revista de estudos em língua e literatura, v. 15, p. 7-22, 2012. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/article/view/1043/885. Acesso em: 07 fev. 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/33967(CC BY NC ND) - Fonte: https://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/article/view/1043/885. Acesso em: 07 fev. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessCyntrão, Sylvia Helenaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:34:22Zoai:repositorio.unb.br:10482/33967Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:34:22Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O híbrido representado : identidade hipermoderna e erotização
title O híbrido representado : identidade hipermoderna e erotização
spellingShingle O híbrido representado : identidade hipermoderna e erotização
Cyntrão, Sylvia Helena
Erotização
Canção popular
Hipermodernidade
title_short O híbrido representado : identidade hipermoderna e erotização
title_full O híbrido representado : identidade hipermoderna e erotização
title_fullStr O híbrido representado : identidade hipermoderna e erotização
title_full_unstemmed O híbrido representado : identidade hipermoderna e erotização
title_sort O híbrido representado : identidade hipermoderna e erotização
author Cyntrão, Sylvia Helena
author_facet Cyntrão, Sylvia Helena
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cyntrão, Sylvia Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Erotização
Canção popular
Hipermodernidade
topic Erotização
Canção popular
Hipermodernidade
description Este ensaio visa a refletir sobre os deslizamentos de sentido que o amor sofre na difícil integração do desejo dos indivíduos na ordem social contemporaneamente e de que formas passam a permear poemas e letras de canções com imagens míticas. Tais representações constituem inscrições simbólicas da cultura e nela circulam permeadas por fatores tais como a força da problemática humano-existencial e a aceitação do grupo social, entre outros. A influência dos padrões culturais e dos novos suportes comunicativos no mundo contemporâneo transfere o sentimento amoroso do seu lugar idealizado para outro que envolve vários conceitos como o corpo, a intimidade e o próprio reconhecimento midiatizado que o indivíduo tem de si. Em textos selecionados identificaremos Eros e Tanatos convivendo com Narciso e Sísifo, na significativa e relevante tradução cultural da tradição cantada do amor-paixão.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06
2019-02-07T10:34:11Z
2019-02-07T10:34:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CYNTRÃO, S. H. O híbrido representado: identidade hipermoderna e erotização. Interdisciplinar - Revista de estudos em língua e literatura, v. 15, p. 7-22, 2012. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/article/view/1043/885. Acesso em: 07 fev. 2019.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/33967
identifier_str_mv CYNTRÃO, S. H. O híbrido representado: identidade hipermoderna e erotização. Interdisciplinar - Revista de estudos em língua e literatura, v. 15, p. 7-22, 2012. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/article/view/1043/885. Acesso em: 07 fev. 2019.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/33967
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508296860598272