Caracterização do comportamento do consumidor de cerveja na cidade de Maringá - PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Samara da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83225
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2002
id UFSC_db50f5c1dc81f6a315be6331ef07c4fa
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83225
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Caracterização do comportamento do consumidor de cerveja na cidade de Maringá - PREngenharia de produçãoEconomiaCerveja -IndustriaComportamento do consumidorConsumoMaringa (PR)CervejaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2002O trabalho de dissertação tem por objetivo investigar os motivos que levam os consumidores a escolherem determinadas marcas de cervejas em detrimento de outras existentes no mercado. Uma vez que a indústria cervejeira se encontra em posição de destaque na classificação econômica nacional e ocupa atualmente o quarto lugar no grau de importância na economia do país. Com o intuito de detectar os motivos utilizou-se a metodologia de observação direta e indireta, onde por diversos dias colheram-se informações diretamente nos locais de consumo do produto analisado. A outra metodologia utilizada foi o método da pesquisa exploratório onde os dados foram coletados através de questionário direto aplicado por estudantes do terceiro ano de Análise de Sistemas. Os resultados e a análise indicaram que as motivações para o consumo estão diretamente ligadas às variáveis de ordens psicológicas, e às mudanças de hábitos de consumos, acabam afetando a percepção do consumidor sobre a qualidade do bem produzido e comercializado pela indústria, e cria uma defasagem entre o que é ofertado pela empresa e o que é percebido pelo consumidor, tendo como consequência a queda nas vendas da empresa produtora.Camargo, Cornelio Celso de BrasilUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Samara da2012-10-19T22:01:06Z2012-10-19T22:01:06Z2012-10-19T22:01:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis120 f.| il., tabs., grafs.application/pdf274287http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83225porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-16T18:58:07Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/83225Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-16T18:58:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização do comportamento do consumidor de cerveja na cidade de Maringá - PR
title Caracterização do comportamento do consumidor de cerveja na cidade de Maringá - PR
spellingShingle Caracterização do comportamento do consumidor de cerveja na cidade de Maringá - PR
Silva, Samara da
Engenharia de produção
Economia
Cerveja -
Industria
Comportamento do consumidor
Consumo
Maringa (PR)
Cerveja
title_short Caracterização do comportamento do consumidor de cerveja na cidade de Maringá - PR
title_full Caracterização do comportamento do consumidor de cerveja na cidade de Maringá - PR
title_fullStr Caracterização do comportamento do consumidor de cerveja na cidade de Maringá - PR
title_full_unstemmed Caracterização do comportamento do consumidor de cerveja na cidade de Maringá - PR
title_sort Caracterização do comportamento do consumidor de cerveja na cidade de Maringá - PR
author Silva, Samara da
author_facet Silva, Samara da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Camargo, Cornelio Celso de Brasil
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Samara da
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Economia
Cerveja -
Industria
Comportamento do consumidor
Consumo
Maringa (PR)
Cerveja
topic Engenharia de produção
Economia
Cerveja -
Industria
Comportamento do consumidor
Consumo
Maringa (PR)
Cerveja
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2002
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-19T22:01:06Z
2012-10-19T22:01:06Z
2012-10-19T22:01:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 274287
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83225
identifier_str_mv 274287
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 120 f.| il., tabs., grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652150583066624