Análise do comportamento do consumidor de cerveja nos bares da asa norte em Brasília-DF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Filipe Valentim Lemes da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/29326
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Gestão de Agronegócios, 2020.
id UNB-2_3ab54c32786749e56c18d7a27f54c1da
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/29326
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Silva, Filipe Valentim Lemes da SilvaThomé, Karim MariniSILVA, Filipe Valentim Lemes da Silva. Análise do comportamento do consumidor de cerveja nos bares da asa norte em Brasília-DF. 2020. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Agronegócios)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.https://bdm.unb.br/handle/10483/29326Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Gestão de Agronegócios, 2020.O objetivo deste trabalho foi analisar os fatores mais importantes que levam o consumidor de cerveja a fazer a compra do produto, identificar as marcas mais consumidas nos estabelecimentos e a propensão a pagar do consumidor sobre a cerveja. Com isso, o embasamento teórico analisou o comportamento do consumidor, o marketing, principalmente relacionado ao varejo, buscando uma relação entre este conceito, o momento de decisão de compra do consumidor e a propensão a pagar pela cerveja dentro destes estabelecimentos. O foco é analisar o comportamento destes consumidores e suas preferências para um melhor entendimento do consumo deste produto. Para tanto foi aplicado uma entrevista a distância com consumidores de cerveja que frequentam os bares do bairro Asa Norte em Brasília-DF. Analisando os resultados obtidos, percebe-se que um dos principais fatores que interferem no comportamento de compra do consumidor é o fator social, onde os grupos de referência têm muita influência no momento da compra por parte dos consumidores, visto que muitos destes consomem a cerveja no bar, pois este local é propício à interação social, o que normalmente as pessoas buscam quando vão ao estabelecimento para o consumo da cerveja. Ademais, foi analisado que a marca Heineken, pertencente ao tipo de cerveja Lagers, tem maior preferência dos consumidores e que a propensão a pagar é entre R$ 20,00 e R$ 10,00 a mais do que estes consumidores consideram como limite para comprar uma cerveja de acordo com seu orçamento, além do fato de que quanto maior o preço, menos estes consumidores estarão dispostos a comprar.Submitted by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2021-12-02T12:23:43Z No. of bitstreams: 1 2020_FilipeValentimLemesDaSilva_tcc.pdf: 923386 bytes, checksum: b60dbb717f44896a1fa685678ded54e2 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2021-12-02T12:23:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2020_FilipeValentimLemesDaSilva_tcc.pdf: 923386 bytes, checksum: b60dbb717f44896a1fa685678ded54e2 (MD5)Made available in DSpace on 2021-12-02T12:23:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020_FilipeValentimLemesDaSilva_tcc.pdf: 923386 bytes, checksum: b60dbb717f44896a1fa685678ded54e2 (MD5)The Federal District is the state where most alcoholic drinks are consumed in the country, according to a survey by the National Supplementary Health Agency (ANS), the presence in bars is increasingly common, especially among young people. The objective of this work was to analyze the most important factors that lead the beer consumer to purchase the product, to identify the most consumed brands in the establishments and the consumer's propensity to pay for the beer. Thus, the theoretical basis analyzed consumer behavior, marketing, mainly related to retail, seeking a relationship between this concept and the moment of consumer purchase decision and the propensity to pay for beer within these establishments. The focus is to analyze the behavior of these consumers and their preferences for a better understanding of the consumption of this product. For this purpose, a face-to-face questionnaire was applied in the bars with a sample of beer consumers in the bars of the Asa Norte neighborhood in Brasília-DF. Analyzing the results obtained, one realizes that one of the biggest factors that interfere in the consumer's buying behavior is the social factor, where the reference groups have a lot of influence at the time of purchase by consumers, since many of them consume beer in the bar, because this place is conducive to social interaction, which people usually look for when they go to the bar to drink beer. In addition, it was analyzed that the Heineken brand, belonging to the Lagers beer type, is more preferred by consumers and that the propensity to pay is between R$ 20.00 and R$ 10.00 more than these consumers consider as a limit to buy a beer according to their budget. , in addition to the fact that the higher the price, the less these consumers will use to buy.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessCervejaComportamento do consumidorAnálise do comportamento do consumidor de cerveja nos bares da asa norte em Brasília-DFinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2021-12-02T12:23:53Z2021-12-02T12:23:53Z2020porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29326/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2020_FilipeValentimLemesDaSilva_tcc.pdf2020_FilipeValentimLemesDaSilva_tcc.pdfapplication/pdf923386http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29326/1/2020_FilipeValentimLemesDaSilva_tcc.pdfb60dbb717f44896a1fa685678ded54e2MD5110483/293262022-02-21 11:16:29.964oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712022-02-21T14:16:29Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise do comportamento do consumidor de cerveja nos bares da asa norte em Brasília-DF
title Análise do comportamento do consumidor de cerveja nos bares da asa norte em Brasília-DF
spellingShingle Análise do comportamento do consumidor de cerveja nos bares da asa norte em Brasília-DF
Silva, Filipe Valentim Lemes da Silva
Cerveja
Comportamento do consumidor
title_short Análise do comportamento do consumidor de cerveja nos bares da asa norte em Brasília-DF
title_full Análise do comportamento do consumidor de cerveja nos bares da asa norte em Brasília-DF
title_fullStr Análise do comportamento do consumidor de cerveja nos bares da asa norte em Brasília-DF
title_full_unstemmed Análise do comportamento do consumidor de cerveja nos bares da asa norte em Brasília-DF
title_sort Análise do comportamento do consumidor de cerveja nos bares da asa norte em Brasília-DF
author Silva, Filipe Valentim Lemes da Silva
author_facet Silva, Filipe Valentim Lemes da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Filipe Valentim Lemes da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Thomé, Karim Marini
contributor_str_mv Thomé, Karim Marini
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Cerveja
Comportamento do consumidor
topic Cerveja
Comportamento do consumidor
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Gestão de Agronegócios, 2020.
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-02T12:23:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-12-02T12:23:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Filipe Valentim Lemes da Silva. Análise do comportamento do consumidor de cerveja nos bares da asa norte em Brasília-DF. 2020. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Agronegócios)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/29326
identifier_str_mv SILVA, Filipe Valentim Lemes da Silva. Análise do comportamento do consumidor de cerveja nos bares da asa norte em Brasília-DF. 2020. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Agronegócios)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/29326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29326/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29326/1/2020_FilipeValentimLemesDaSilva_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
b60dbb717f44896a1fa685678ded54e2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813908062055956480