Análise do comportamento do consumidor de cerveja nos bares da asa norte em Brasília-DF
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | https://bdm.unb.br/handle/10483/29326 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Gestão de Agronegócios, 2020. |
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Silva, Filipe Valentim Lemes da SilvaThomé, Karim MariniSILVA, Filipe Valentim Lemes da Silva. Análise do comportamento do consumidor de cerveja nos bares da asa norte em Brasília-DF. 2020. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Agronegócios)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.https://bdm.unb.br/handle/10483/29326Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Gestão de Agronegócios, 2020.O objetivo deste trabalho foi analisar os fatores mais importantes que levam o consumidor de cerveja a fazer a compra do produto, identificar as marcas mais consumidas nos estabelecimentos e a propensão a pagar do consumidor sobre a cerveja. Com isso, o embasamento teórico analisou o comportamento do consumidor, o marketing, principalmente relacionado ao varejo, buscando uma relação entre este conceito, o momento de decisão de compra do consumidor e a propensão a pagar pela cerveja dentro destes estabelecimentos. O foco é analisar o comportamento destes consumidores e suas preferências para um melhor entendimento do consumo deste produto. Para tanto foi aplicado uma entrevista a distância com consumidores de cerveja que frequentam os bares do bairro Asa Norte em Brasília-DF. Analisando os resultados obtidos, percebe-se que um dos principais fatores que interferem no comportamento de compra do consumidor é o fator social, onde os grupos de referência têm muita influência no momento da compra por parte dos consumidores, visto que muitos destes consomem a cerveja no bar, pois este local é propício à interação social, o que normalmente as pessoas buscam quando vão ao estabelecimento para o consumo da cerveja. Ademais, foi analisado que a marca Heineken, pertencente ao tipo de cerveja Lagers, tem maior preferência dos consumidores e que a propensão a pagar é entre R$ 20,00 e R$ 10,00 a mais do que estes consumidores consideram como limite para comprar uma cerveja de acordo com seu orçamento, além do fato de que quanto maior o preço, menos estes consumidores estarão dispostos a comprar.Submitted by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2021-12-02T12:23:43Z No. of bitstreams: 1 2020_FilipeValentimLemesDaSilva_tcc.pdf: 923386 bytes, checksum: b60dbb717f44896a1fa685678ded54e2 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2021-12-02T12:23:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2020_FilipeValentimLemesDaSilva_tcc.pdf: 923386 bytes, checksum: b60dbb717f44896a1fa685678ded54e2 (MD5)Made available in DSpace on 2021-12-02T12:23:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020_FilipeValentimLemesDaSilva_tcc.pdf: 923386 bytes, checksum: b60dbb717f44896a1fa685678ded54e2 (MD5)The Federal District is the state where most alcoholic drinks are consumed in the country, according to a survey by the National Supplementary Health Agency (ANS), the presence in bars is increasingly common, especially among young people. The objective of this work was to analyze the most important factors that lead the beer consumer to purchase the product, to identify the most consumed brands in the establishments and the consumer's propensity to pay for the beer. Thus, the theoretical basis analyzed consumer behavior, marketing, mainly related to retail, seeking a relationship between this concept and the moment of consumer purchase decision and the propensity to pay for beer within these establishments. The focus is to analyze the behavior of these consumers and their preferences for a better understanding of the consumption of this product. For this purpose, a face-to-face questionnaire was applied in the bars with a sample of beer consumers in the bars of the Asa Norte neighborhood in Brasília-DF. Analyzing the results obtained, one realizes that one of the biggest factors that interfere in the consumer's buying behavior is the social factor, where the reference groups have a lot of influence at the time of purchase by consumers, since many of them consume beer in the bar, because this place is conducive to social interaction, which people usually look for when they go to the bar to drink beer. In addition, it was analyzed that the Heineken brand, belonging to the Lagers beer type, is more preferred by consumers and that the propensity to pay is between R$ 20.00 and R$ 10.00 more than these consumers consider as a limit to buy a beer according to their budget. , in addition to the fact that the higher the price, the less these consumers will use to buy.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessCervejaComportamento do consumidorAnálise do comportamento do consumidor de cerveja nos bares da asa norte em Brasília-DFinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2021-12-02T12:23:53Z2021-12-02T12:23:53Z2020porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29326/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2020_FilipeValentimLemesDaSilva_tcc.pdf2020_FilipeValentimLemesDaSilva_tcc.pdfapplication/pdf923386http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29326/1/2020_FilipeValentimLemesDaSilva_tcc.pdfb60dbb717f44896a1fa685678ded54e2MD5110483/293262022-02-21 11:16:29.964oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712022-02-21T14:16:29Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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