A mentoria reversa como estratégia para o aprendizado da gestão de negócios na crise pandêmica: um estudo de caso do Projeto SOS Encurralados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Andréia Cristina da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218250
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração.
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spelling A mentoria reversa como estratégia para o aprendizado da gestão de negócios na crise pandêmica: um estudo de caso do Projeto SOS EncurraladosCovid-19SOS EncurraladosVoluntariadoMentoriaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração.A pesquisa teve como escopo o Projeto SOS Encurralados, uma organização de mentoria voluntária para sobrevivência de micro e pequenas empresas, no contexto da pandemia do Covid-19. O objetivo deste estudo foi avaliar como a SOS Encurralados poderia melhor realizar a Mentoria como Estratégia para a Gestão de Negócios na Crise Pandêmica. A pesquisa classificou-se como Aplicada, Quali-quantitativa, Descritiva e Estudo de Caso. Como principais resultados, o estudo apontou: i) Quanto aos Mentores Voluntários, a maioria está localizada nos estados de São Paulo (32,33%), Santa Catarina (23,31%) e Minas Gerais (9,77%); ii) Quanto às dificuldades enfrentadas pelos empreendedores, 48,72% informaram que a o negócio foi fortemente impactado pela crise pandêmica; 29,94% tiveram dificuldades com a gestão do negócio, e 14,45% tiveram seus estabelecimentos fechados. Entre as Conclusões, destacaram-se: i) a SOS Encurralados como pontos fortes o Voluntariado e a Mentoria gratuita e, como pontos fracos, a mentoria tradicional e a seleção e capacitação dos mentores para a gestão de negócios; ii) a deficiência dos empreendedores quanto à capacitação em gestão dos negócios, em especial, frente às crises. Como principais recomendações o estudo apresentou a Mentoria Reversa e a formação da Comunidade de Aprendizagem e Cocriação do Conhecimento.The research was aimed at the SOS Encurralados Project, a voluntary mentoring organization for the survival of micro and small companies, in the context of the Covid-19 pandemic. The objective of this study was to evaluate how SOS Encurralados could better carry out Mentoring as a Strategy for Business Management in the Pandemic Crisis. The research was classified as Applied, Quali-quantitative, Descriptive and Case Study. As main results, the study pointed out: i) Regarding Voluntary Mentors, most are located in the states of São Paulo (32.33%), Santa Catarina (23.31%) and Minas Gerais (9.77%); ii) As for the difficulties faced by entrepreneurs, 48.72% reported that the business was strongly impacted by the pandemic crisis; 29.94% had difficulties with the management of the business, and 14.45% had their establishments closed. Among the Conclusions, the following stood out: i) SOS Encurralados as strengths, free volunteering and mentoring and, as weaknesses, traditional mentoring and the selection and training of mentors for business management; ii) the deficiency of entrepreneurs in terms of training in business management, especially in the face of crises. As main recommendations, the study presented Reverse Mentoring and the formation of the Learning and Knowledge Co-Creation Community.Florianópolis, SCGarrido, Paulo OtoliniUniversidade Federal de Santa Catarina.Silva, Andréia Cristina da2020-12-10T13:59:20Z2020-12-10T13:59:20Z2020-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis114 págs.application/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218250info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2020-12-10T13:59:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/218250Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-12-10T13:59:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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