Permacultura na Escola São Judas Tadeu, Torres – Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saraiva, Elisa Braga
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233390
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
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spelling Permacultura na Escola São Judas Tadeu, Torres – Rio Grande do SulPermaculturaEscola do CampoEducação AmbientalTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.A Escola Municipal Fundamental São Judas Tadeu, fundada em 1975, é uma Escola do Campo, desde 2019. Antes disso, já era uma Escola no campo, por estar situada em zona rural, mas, a partir deste ano, passou a ser uma Escola do Campo segundo sua legislação, passando assim a ser em período integral. Está inserida na comunidade rural de Rio Verde, no município de Torres/RS e os seus alunos são, em sua grande maioria, filhos de agricultores familiares. A principal atividade econômica desta localidade é o cultivo de arroz irrigado. O objetivo das Escolas do campo é qualificar os espaços escolares e garantir o acesso à educação, contribuindo para a permanência dos jovens no meio rural. A permacultura, por meio de suas éticas e princípios de planejamento, visa à organização dos espaços de convívio harmônico com a natureza. A Educação Ambiental nas escolas busca promover a conscientização de que é preciso cuidar do meio ambiente onde vivemos. Ensina que devemos ser responsáveis por nossas escolhas de modo a impactar o mínimo possível o equilíbrio da natureza, proporcionando a continuidade da vida na Terra. A necessidade de ligar teoria à prática no processo de Educação Ambiental, mostra-nos que a permacultura percorre o caminho almejado, pelo que se propõe a desenvolver em ambiente escolar, pois traz as reflexões e atitudes necessárias para que, por meio do processo educativo, integre de modo mais harmônico os seres humanos com a natureza. O objetivo deste trabalho foi a elaboração de um projeto permacultural para a Escola do Campo São Judas Tadeu.A metodologia utilizada foi a realização de visitas à Escola para levantamento das áreas e seus elementos, conversas com a diretora, supervisor pedagógico e professor de educação física para conhecer a realidade e necessidades da comunidade escolar e análise documental do histórico e o PPP da Escola São Judas Tadeu. Para o desenvolvimento do projeto foi proposto um sistema de organização por setores e habitats, visando a integração dos espaços da escola e propondo atividades que podem ser realizadas em cada um desses espaços. Com isso, pretende-se sugerir ideias para ajudar a Escola a solucionar algumas questões que foram levantadas como a drenagem do pátio, local da horta e composteira e recuperação da área de mata ciliar dos rios do entorno da Escola. Deste modo, foi sugerida a implantação de três habitats, sendo eles: habitat alimentação, habitat silvestre e habitat água procurando tornar a Escola um espaço mais aberto a trocas de experiências e vivências com a natureza. Muito já é feito pela Escola neste sentido. Procura-se aqui colaborar com a construção de uma Escola que, recentemente, se tornou uma Escola do Campo e que está formulando seu contraturno.São Judas Tadeu Elementary School was founded in 1975 and it has been recognized as a Countryside-School since 2019. Before that, it was already a Countryside-School, given that it was situated in a rural area. However, from this year on, it became a Countryside-School full time, according to law. This Countryside-School is situated in Rio Verde rural community, Torres, Brazil. The majority of its students are small crop producers’ sons. The main economic activity in the community are rice crops. The aim of Countryside-Schools is to qualify school areas as well as to guarantee the access to education, preventing the area from rural exodus of the young. Permaculture itself, through its ethics and planning, leads to the organization of spaces which search for sustainability and respect towards nature. Environmental Education in schools intends promoting the consciousness of protecting the environment where we live. It teaches us that we must be responsible for our choices so that we will harm the nature as less as possible, providing the continuity of life on Earth. The necessity to bound both theoretical and practical classes together within Environmental Education show us that Permaculture runs the ideal path, given that it proposes itself to develop schools through reflections and attitudes which are necessary to integrate humankind and nature in a more natural and harmonic way through educative process. The aim of this study was the elaboration of a permacultural planning to be inserted in São Judas Tadeu Elementary School. The methodology used seek to visit the School for a couple of times, in order to survey the areas and their elements. Some other part of the aim of the study was to establish conversations with the school principal, pedagogical supervisor and a teacher to recognize the reality and needs of the surrounding community. Besides that, it was also done a documental analysis of the history of São Judas Tadeu’s School as well as a careful review of its PPP, which consists of a plan focused in both political and pedagogical traits of the school.Therefore, this study intends to suggest ideas to help the School to solve some issues, such as the drainage of its backyard, searching for a suitable place to locate a vegetable garden and composteira and the recovery of the riparian forest area of the rivers surrounding the School. Thus, it was suggested the implementation of three different habitats: feeding habitat, wild habitat and water habitat. All of these changes were thought to make the School a opener space to exchanges of experiences and experiences towards nature. Much has been done to help the School so far. Above all things, this study seeks here to collaborate with the construction of a School that has recently become a Field School and is formulating its shift.Florianópolis, SCNanni, Arthur SchmidtUniversidade Federal de Santa CatarinaSaraiva, Elisa Braga2022-03-31T18:44:36Z2022-03-31T18:44:36Z2021-08-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233390info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-03-31T18:44:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/233390Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-03-31T18:44:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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