ChatGPT: Vilão ou aliado no Ensino de Química?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feroldi, Victor França
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254181
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Química.
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spelling ChatGPT: Vilão ou aliado no Ensino de Química?ChatGPTEnsino de QuímicaTecnologiaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Química.A educação tem sido influenciada pelos avanços tecnológicos das últimas décadas, especialmente no que diz respeito às novas formas de comunicação e de obtenção de informação. Nessa perspectiva, em 2023, professores e gestores voltaram a atenção para uma ferramenta nova que impactaria o modo de se comportar dos estudantes, no que diz respeito à busca por informações: o ChatGPT. Trata-se de um sistema de Inteligência Artificial criado pela empresa OpenAI, capaz de responder perguntas de complexidade variável, auxiliando o indivíduo na busca por informações diversas. Considerando a repercussão que essa ferramenta tem causado na comunidade escolar, no presente trabalho buscamos analisar limites e contribuições da plataforma ChatGPT diante de questões desafiadoras relacionadas à área de química, provenientes de provas aplicadas em processos seletivos para o ensino superior, como ENEM e vestibulares. De modo geral, os principais resultados deste estudo apontam que a ferramenta apresenta limitações no que tange ao fornecimento de dados coerentes com a literatura, fornecendo, muitas vezes, respostas incompletas, com erros conceituais e fuga do tema. Diante destes resultados consideramos que o ChatGPT deve ser utilizado de forma crítica no ensino de química, especialmente em questões que envolvem problemas complexos que exigem raciocínio lógico e interpretação.Education has been influenced by technological advances in recent decades, especially with regard to new ways of communicating and obtaining information. In 2023, teachers and managers turned their attention to a new tool that would impact the way students behave when it comes to searching for information: ChatGPT. It is an Artificial Intelligence system created by the company OpenAI, capable of answering questions of varying complexity, helping individuals to search for a variety of information. Considering the repercussions that this tool has caused in the school community, in this study we seek to analyze the limits and contributions of the ChatGPT platform in the face of challenging questions related to chemistry, from tests applied in selection processes for higher education, such as ENEM and entrance exams. In general, the main results of this study indicate that the tool has limitations when it comes to providing data consistent with the literature, often providing incomplete answers, with conceptual errors and escaping the topic. Given these results, we consider that ChatGPT should be used critically in chemistry teaching, especially in issues involving complex problems that require logical reasoning and interpretation.Florianópolis, SC.Sá, Luciana PassosUniversidade Federal de Santa Catarina.Feroldi, Victor França2024-02-05T12:34:40Z2024-02-05T12:34:40Z7-12-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis66application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254181Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2024-02-05T12:34:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/254181Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-02-05T12:34:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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