A constituição da competência linguística no processo formativo dos alunos do bacharelado presencial Letras-Libras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Linden, Venicios Cassiano
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/126301
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Curso de Bacharelado em Letras-Libras
id UFSC_dbc18bc83aad91f770e0661bae3e09c0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/126301
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A constituição da competência linguística no processo formativo dos alunos do bacharelado presencial Letras-LibrasCompetência linguística; formação de tradutores e intérprete de Libras; Letras-Libras presencial.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Curso de Bacharelado em Letras-LibrasA formação de tradutores/intérpretes de Libras tem ganhado mais espaço nas discussões acadêmicas e, os aspectos formativos relacionados à competência linguística é uma das premissas relevantes para a atuação profissional. Levando isso em consideração, este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo, relatar o processo de constituição da competência linguística do alunado do curso presencial Letras-Libras presencial da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Através da investigação, amparada nas noções da Etnografia, procura-se ter acesso as vozes e memórias dos sujeitos que vivenciaram este processo de construção do curso, no intuito de verificar e descrever os aspectos que emergem das falas dos participantes. À vista disso, a geração dos registros se deu a partir da aplicação de questionário e entrevistas em áudio e, a partir deles, percebe-se o quão heterogêneo são os perfis linguísticos dos participantes deste cenário, assim como, a multiplicidade das formas de incidir sobre este espaço de interação e as diversas estratégias desenvolvidas para sanar lacunas advindas da interação dentro de sala de aula. Dessa mesma forma, evidencia-se a grande necessidade de uma reflexão sobre os conhecimentos linguísticos trazidos pelos alunos e/ou desenvolvidos no transcorrer do curso articulados com as demandas emergentes do contexto de atuação.The training of translators/interpreters of Brazilian Sign Language (Libras) has gained more space in academic discussions and developing aspects related to language competence: one of the premises relevant to professional practice. Considering this scenario, this study aims at describing the linguistic competence development process of the students from the Brazilian Sign Language (Libras) major in the federal university of Santa Catarina (UFSC). Through the investigation, based on notions from Ethnography, it is sought to have access to the voices and memories of the subjects, who experienced the creation process of the major, in order to verify and describe the aspects that emerge from the participants' speech. To do so, records were generated from the use of questionnaire and audio interviews. Examining the records, it is possible to realize how heterogeneous the participants' linguistic profiles in this scenario are, as well as, the multiplicity of ways of influencing this interaction space, and the various strategies developed to remedy shortcomings arising from the interaction within the classroom. In the same way, it is seen the great need for a reflection on the linguistic knowledge brought by students and/or developed during the courses articulated with the emerging demands of the working context.Florianópolis, SCGesser, AudreiUniversidade Federal de Santa CatarinaLinden, Venicios Cassiano2014-10-22T12:37:00Z2014-10-22T12:37:00Z2014-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisxx f.57application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/126301porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-23T22:39:14Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/126301Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-08-23T22:39:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A constituição da competência linguística no processo formativo dos alunos do bacharelado presencial Letras-Libras
title A constituição da competência linguística no processo formativo dos alunos do bacharelado presencial Letras-Libras
spellingShingle A constituição da competência linguística no processo formativo dos alunos do bacharelado presencial Letras-Libras
Linden, Venicios Cassiano
Competência linguística; formação de tradutores e intérprete de Libras; Letras-Libras presencial.
title_short A constituição da competência linguística no processo formativo dos alunos do bacharelado presencial Letras-Libras
title_full A constituição da competência linguística no processo formativo dos alunos do bacharelado presencial Letras-Libras
title_fullStr A constituição da competência linguística no processo formativo dos alunos do bacharelado presencial Letras-Libras
title_full_unstemmed A constituição da competência linguística no processo formativo dos alunos do bacharelado presencial Letras-Libras
title_sort A constituição da competência linguística no processo formativo dos alunos do bacharelado presencial Letras-Libras
author Linden, Venicios Cassiano
author_facet Linden, Venicios Cassiano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gesser, Audrei
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Linden, Venicios Cassiano
dc.subject.por.fl_str_mv Competência linguística; formação de tradutores e intérprete de Libras; Letras-Libras presencial.
topic Competência linguística; formação de tradutores e intérprete de Libras; Letras-Libras presencial.
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Curso de Bacharelado em Letras-Libras
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-22T12:37:00Z
2014-10-22T12:37:00Z
2014-10-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/126301
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/126301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xx f.57
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652294403653632