A trajetória escolar de alunos surdos e a sua relação com a Inclusão no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANSAY, Noemi Nascimento
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186614
Resumo: Este estudo trata da trajetória escolar de alunos surdos e a sua relação com a inclusão no Ensino Superior. Utilizando a abordagem qualitativa procuramos conhecer através do depoimento de alunos surdos os fatores que contribuíram para o seu avanço acadêmico e quais os desafios e possibilidades por eles encontrados no Ensino Superior. Foram realizadas nove entrevistas semiestruturadas com sujeitos surdos que frequentavam no momento da pesquisa as universidades de Curitiba no ano de 2007. Devido às especificidades dos participantes da pesquisa as entrevistas foram realizadas na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para aqueles alunos que a utilizavam como primeira língua e, para os demais, utilizamos a comunicação oral na Língua Portuguesa. Partindo das entrevistas com os alunos surdos extraímos os seguintes eixos temáticos: I) Caracterização dos sujeitos interlocutores da pesquisa, suas representações sobre a surdez e o papel exercido pela família em sua trajetória educacional II) Ensino comum ou especial, frequentado pelos alunos participantes da pesquisa III) Ingresso e permanência do aluno surdo no Ensino Superior. Analisando a trajetória dos alunos surdos encontramos diferentes aspectos relacionados ao avanço escolar dos mesmos. Entre eles podemos citar: mudanças na legislação, participação dos surdos em pesquisas e movimentos políticos-pedagógicos, participação da família, mudanças atitudinais nas relações interpessoais relacionadas aos professores e colegas, o uso de recursos visuais adequados nas práticas pedagógicas. Evidencia-se desta maneira que são as ações conjuntas e integradas que trazem novas possibilidades de enfrentamento aos obstáculos encontrados ao longo da trajetória dos alunos surdos até a universidade.
id UFSC_dc1b9ffd4bfc62d114f6d12dd77c0bc2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/186614
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A trajetória escolar de alunos surdos e a sua relação com a Inclusão no ensino superiorEducação de surdosInclusão de surdos na universidadeSurdos no Ensino SuperiorEste estudo trata da trajetória escolar de alunos surdos e a sua relação com a inclusão no Ensino Superior. Utilizando a abordagem qualitativa procuramos conhecer através do depoimento de alunos surdos os fatores que contribuíram para o seu avanço acadêmico e quais os desafios e possibilidades por eles encontrados no Ensino Superior. Foram realizadas nove entrevistas semiestruturadas com sujeitos surdos que frequentavam no momento da pesquisa as universidades de Curitiba no ano de 2007. Devido às especificidades dos participantes da pesquisa as entrevistas foram realizadas na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para aqueles alunos que a utilizavam como primeira língua e, para os demais, utilizamos a comunicação oral na Língua Portuguesa. Partindo das entrevistas com os alunos surdos extraímos os seguintes eixos temáticos: I) Caracterização dos sujeitos interlocutores da pesquisa, suas representações sobre a surdez e o papel exercido pela família em sua trajetória educacional II) Ensino comum ou especial, frequentado pelos alunos participantes da pesquisa III) Ingresso e permanência do aluno surdo no Ensino Superior. Analisando a trajetória dos alunos surdos encontramos diferentes aspectos relacionados ao avanço escolar dos mesmos. Entre eles podemos citar: mudanças na legislação, participação dos surdos em pesquisas e movimentos políticos-pedagógicos, participação da família, mudanças atitudinais nas relações interpessoais relacionadas aos professores e colegas, o uso de recursos visuais adequados nas práticas pedagógicas. Evidencia-se desta maneira que são as ações conjuntas e integradas que trazem novas possibilidades de enfrentamento aos obstáculos encontrados ao longo da trajetória dos alunos surdos até a universidade.UFPR2018-05-28T12:47:19Z2018-05-28T12:47:19Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfANSAY, Noemi Nascimento. A trajetória escolar de alunos surdos e a sua relação com a Inclusão no ensino superior. 2009. 133 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Laura Ceretta Moreira.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186614ANSAY, Noemi Nascimentoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-05-28T12:47:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/186614Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-05-28T12:47:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A trajetória escolar de alunos surdos e a sua relação com a Inclusão no ensino superior
title A trajetória escolar de alunos surdos e a sua relação com a Inclusão no ensino superior
spellingShingle A trajetória escolar de alunos surdos e a sua relação com a Inclusão no ensino superior
ANSAY, Noemi Nascimento
Educação de surdos
Inclusão de surdos na universidade
Surdos no Ensino Superior
title_short A trajetória escolar de alunos surdos e a sua relação com a Inclusão no ensino superior
title_full A trajetória escolar de alunos surdos e a sua relação com a Inclusão no ensino superior
title_fullStr A trajetória escolar de alunos surdos e a sua relação com a Inclusão no ensino superior
title_full_unstemmed A trajetória escolar de alunos surdos e a sua relação com a Inclusão no ensino superior
title_sort A trajetória escolar de alunos surdos e a sua relação com a Inclusão no ensino superior
author ANSAY, Noemi Nascimento
author_facet ANSAY, Noemi Nascimento
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ANSAY, Noemi Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de surdos
Inclusão de surdos na universidade
Surdos no Ensino Superior
topic Educação de surdos
Inclusão de surdos na universidade
Surdos no Ensino Superior
description Este estudo trata da trajetória escolar de alunos surdos e a sua relação com a inclusão no Ensino Superior. Utilizando a abordagem qualitativa procuramos conhecer através do depoimento de alunos surdos os fatores que contribuíram para o seu avanço acadêmico e quais os desafios e possibilidades por eles encontrados no Ensino Superior. Foram realizadas nove entrevistas semiestruturadas com sujeitos surdos que frequentavam no momento da pesquisa as universidades de Curitiba no ano de 2007. Devido às especificidades dos participantes da pesquisa as entrevistas foram realizadas na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para aqueles alunos que a utilizavam como primeira língua e, para os demais, utilizamos a comunicação oral na Língua Portuguesa. Partindo das entrevistas com os alunos surdos extraímos os seguintes eixos temáticos: I) Caracterização dos sujeitos interlocutores da pesquisa, suas representações sobre a surdez e o papel exercido pela família em sua trajetória educacional II) Ensino comum ou especial, frequentado pelos alunos participantes da pesquisa III) Ingresso e permanência do aluno surdo no Ensino Superior. Analisando a trajetória dos alunos surdos encontramos diferentes aspectos relacionados ao avanço escolar dos mesmos. Entre eles podemos citar: mudanças na legislação, participação dos surdos em pesquisas e movimentos políticos-pedagógicos, participação da família, mudanças atitudinais nas relações interpessoais relacionadas aos professores e colegas, o uso de recursos visuais adequados nas práticas pedagógicas. Evidencia-se desta maneira que são as ações conjuntas e integradas que trazem novas possibilidades de enfrentamento aos obstáculos encontrados ao longo da trajetória dos alunos surdos até a universidade.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2018-05-28T12:47:19Z
2018-05-28T12:47:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANSAY, Noemi Nascimento. A trajetória escolar de alunos surdos e a sua relação com a Inclusão no ensino superior. 2009. 133 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Laura Ceretta Moreira.
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186614
identifier_str_mv ANSAY, Noemi Nascimento. A trajetória escolar de alunos surdos e a sua relação com a Inclusão no ensino superior. 2009. 133 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Laura Ceretta Moreira.
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186614
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652129417560064