A escolarização da matemática no Grupo Escolar Lauro Müler (1950-1979)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Piersandra Simão dos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203121
Resumo: Esta dissertação trata da escolarização da matemática. O objetivo é compreender como a disciplina de matemática representada pelos conteúdos de aritmética e geometria se tornou escolarizada na escola primária. A época delimitada é entre as décadas de 1950 a 1970, e o local de pesquisa é o antigo Grupo Escolar Lauro Müller (GELM). O trabalho é fundamentado a partir de referenciais teóricos e metodológicos, tais como Michel de Certeau, Michel Foucault e Albuquerque Júnior. As fontes foram constituídas por dispositivos, como leis, decretos, normas e fontes orais. Estas últimas foram compostas por seis entrevistas, sendo cinco delas com ex-alunos do GELM e uma delas com uma professora que lecionou nessa instituição de ensino no período pesquisado. Verificou-se que a matemática recaía sobre os discursos e enunciados que circulavam para a época, prescrevendo dispositivos para essa disciplina escolar, tais como os programas de ensino, que indicavam ênfase nos conteúdos de aritmética, incentivo para o cálculo mental, bem como uma matemática prática. Enfim, concluiu-se que a escolarização da matemática no GELM foi marcada por discursos e enunciados, sendo que esses moldavam, criavam e prescreviam dispositivos para a matemática tornando-se práticas nas salas de aula.
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