Os sentidos da (na) educação do (no) corpo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190397 |
Resumo: | TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura. |
id |
UFSC_dd36a6b1d36e4857d41b555e6fb6513c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190397 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Os sentidos da (na) educação do (no) corpoEducação EscolarEducação FísicaCinco SentidosTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.como eixo norteador as vivências infantis e suas relações com o mundo que as rodeiam, através de relatos coletados no ano de 2010, ao ministrar aulas para crianças entre 7 e 8 anos da turma de 2º ano do ensino fundamental da E.B.M. Padre João Alfredo Rohr, em Florianópolis/SC. Neste momento surgiu uma proposta de aulas de Educação Física Escolar, tendo como tema principal os cinco sentidos dos seres humanos, tratados como responsáveis por serem os canais de comunicação do indivíduo com seu meio externo, extremamente necessários de serem exaltados no processo de ensino, para a formação de alunos “autônomos através do pensar” (sujeitos críticos). Buscouse demonstrar que a Educação Física pode e deve contribuir para uma formação mais integral dos educandos, e porque não dizer dos educadores igualmente, superando a ideologia sobre esta disciplina, que a trata apenas como um momento livre na rotina escolar. Desta maneira, para que seja possível entender melhor o processo de formação no qual se está interferindo, é feito um estudo sobre alguns fatores que tendem a influenciar a Educação Escolar, como a colocação do corpo neste meio e suas restrições através de uma Educação Tradicional. As relações humanas entre seus semelhantes e o significado moderno dado ao tempo e a falta de sensibilidade para a vida norteiam a reflexão.Florianópolis, SCMelo, Cristiane Ker deUniversidade Federal de Santa CatarinaMaggi, Luiz Francisco Sant`Ana2018-10-10T19:20:52Z2018-10-10T19:20:52Z2011-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis89 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190397porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-10T19:20:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190397Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-10-10T19:20:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os sentidos da (na) educação do (no) corpo |
title |
Os sentidos da (na) educação do (no) corpo |
spellingShingle |
Os sentidos da (na) educação do (no) corpo Maggi, Luiz Francisco Sant`Ana Educação Escolar Educação Física Cinco Sentidos |
title_short |
Os sentidos da (na) educação do (no) corpo |
title_full |
Os sentidos da (na) educação do (no) corpo |
title_fullStr |
Os sentidos da (na) educação do (no) corpo |
title_full_unstemmed |
Os sentidos da (na) educação do (no) corpo |
title_sort |
Os sentidos da (na) educação do (no) corpo |
author |
Maggi, Luiz Francisco Sant`Ana |
author_facet |
Maggi, Luiz Francisco Sant`Ana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Melo, Cristiane Ker de Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maggi, Luiz Francisco Sant`Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Escolar Educação Física Cinco Sentidos |
topic |
Educação Escolar Educação Física Cinco Sentidos |
description |
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-07 2018-10-10T19:20:52Z 2018-10-10T19:20:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190397 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190397 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
89 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652141621936128 |