Hipermídias para aprendizagem: avaliação do processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Modelagem II do curso técnico em Produção e Design de Moda do IF-SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porto, Ariela
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107254
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Design e Expressão Gráfica, Florianópolis, 2013.
id UFSC_dd7a9e6af6b5ac0e6d16ab077e11ebf7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/107254
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Hipermídias para aprendizagem: avaliação do processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Modelagem II do curso técnico em Produção e Design de Moda do IF-SCMultímidia interativaModaEstudo e ensinoVestuarioModelagem computacionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Design e Expressão Gráfica, Florianópolis, 2013.O uso de Objetos de Aprendizagem Hipermidiáticos, como apoio ao processo de ensino- aprendizagem presencial, em instituições de ensino é uma realidade iminente. Isso leva a necessidade de estudos na área. Partindo dessa premissa, esta pesquisa teve como objetivo geral: "avaliar a eficácia de Objetos de Aprendizagem Hipermidiáticos para ensino técnico presencial no Curso - Produção e Design de Moda/IF-SC". Para tanto, foi elaborado um objeto de aprendizagem para os alunos do terceiro módulo do curso técnico em Produção e Design de Moda, do Instituto Federal de Santa Catarina, campus Jaraguá do Sul. O estudo caracteriza-se como sendo de natureza teórico-aplicada; de caráter quali-quantitativo quanto à abordagem do problema e do tipo descritiva e aplicada do ponto de vista de seus objetivos, sendo caracterizada como estudo de caso. Os procedimentos técnicos se deram a partir de pesquisa bibliográfica, documental e de coleta de dados. Acredita-se que o ensino presencial da disciplina de Modelagem II, com o apoio de Objetos de Aprendizagem Hipermidiáticos, seja uma estratégia que proporcionará autonomia de aprendizado para os alunos, que estão próximos ao último módulo do curso. Os resultados evidenciaram um alcance satisfatório. Foram eleitos critérios, os quais poderão ser utilizados como modelo de recurso tecnológico em futuros projetos que visem o uso de hipermídias como complemento ao ensino presencial e/ou a distância no Instituto Federal de Santa Catarina. Expõe-se ainda, como resultado desta pesquisa a identificação de fatores que possam ser melhorados e/ou desenvolvidos no curso Técnico de Produção e Design de Moda como um todo, tornando o ensino eficiente com relação à aprendizagem dos alunos <br>Gonçalves, Marília MatosUniversidade Federal de Santa CatarinaPorto, Ariela2013-12-05T23:37:33Z2013-12-05T23:37:33Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis109 p.| il., grafs., tabs.application/pdf317915https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107254porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-12T02:28:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/107254Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:28:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Hipermídias para aprendizagem: avaliação do processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Modelagem II do curso técnico em Produção e Design de Moda do IF-SC
title Hipermídias para aprendizagem: avaliação do processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Modelagem II do curso técnico em Produção e Design de Moda do IF-SC
spellingShingle Hipermídias para aprendizagem: avaliação do processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Modelagem II do curso técnico em Produção e Design de Moda do IF-SC
Porto, Ariela
Multímidia interativa
Moda
Estudo e ensino
Vestuario
Modelagem computacional
title_short Hipermídias para aprendizagem: avaliação do processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Modelagem II do curso técnico em Produção e Design de Moda do IF-SC
title_full Hipermídias para aprendizagem: avaliação do processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Modelagem II do curso técnico em Produção e Design de Moda do IF-SC
title_fullStr Hipermídias para aprendizagem: avaliação do processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Modelagem II do curso técnico em Produção e Design de Moda do IF-SC
title_full_unstemmed Hipermídias para aprendizagem: avaliação do processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Modelagem II do curso técnico em Produção e Design de Moda do IF-SC
title_sort Hipermídias para aprendizagem: avaliação do processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Modelagem II do curso técnico em Produção e Design de Moda do IF-SC
author Porto, Ariela
author_facet Porto, Ariela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Marília Matos
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Porto, Ariela
dc.subject.por.fl_str_mv Multímidia interativa
Moda
Estudo e ensino
Vestuario
Modelagem computacional
topic Multímidia interativa
Moda
Estudo e ensino
Vestuario
Modelagem computacional
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Design e Expressão Gráfica, Florianópolis, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-05T23:37:33Z
2013-12-05T23:37:33Z
2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 317915
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107254
identifier_str_mv 317915
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 109 p.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652234335977472