Estratégias pedagógicas para a permanência de estudantes surdos na Educação Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RIBEIRO, Sátila Souza
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193742
Resumo: Esta pesquisa traz como objeto de investigação as percepções de estudantes surdos acerca das estratégias pedagógicas que favorecem o seu processo de permanência na Educação Superior. Tal investigação foi desenvolvida junto a estudantes surdos (usuários da Língua Brasileira de Sinais- Libras e da Língua Portuguesa Oral) da UFRB, matriculados no Curso de Licenciatura em Letras-Libras-Língua Estrangeira. A escolha metodológica, de natureza qualitativa, define o caminho do estudo de caso com uso da entrevista semiestruturada como instrumento de investigação, por permitir captar as percepções dos estudantes surdos sobre a eficiência das estratégias pedagógicas para o seu processo de permanência no ambiente acadêmico. O embasamento que subsidiou a análise dos dados levantados fundamentou-se nos normativos legais brasileiros e institucionais da UFRB, e em autores como: Vygotsky (1991, 1995); Pimentel (2007, 2012); Silva e Matos (2015); Skliar (2013); Quadros (2006), dentre outros. Os resultados demonstraram que a UFRB tem desenvolvido ações visando à garantia de direitos dos estudantes surdos, envolvendo: aprovação de normativos institucionais, realização de concurso para profissionais intérpretes de Libras e oferta de curso de Libras para formação de servidores. Concernente às estratégias pedagógicas, evidenciou-se, a partir das percepções dos estudantes surdos, que os docentes, em sua maioria, utilizam estratégias que atendem as suas especificidades. Tais estratégias envolvem: o uso de recursos didáticos de natureza visual; interlocução pausada do professor para favorecer a compreensão do surdo oralizado e a interpretação do conteúdo da aula para Libras; a utilização de dicionário na aula e a disponibilização de tempo para busca de novos vocabulários; a ênfase de trabalhos em grupos; estratégias metodológicas diferenciadas, a exemplo de dar aulas em Libras. Tais estratégias foram reconhecidas pelos surdos participantes da pesquisa como favorecedoras do processo de aprendizagem e, portanto, de sua permanência, embora essa seja uma prática adotada por parte dos docentes.
id UFSC_df09cbc2c8ee9492ae322583f4fc9d25
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/193742
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Estratégias pedagógicas para a permanência de estudantes surdos na Educação SuperiorEducação SuperiorSurdoEstratégias pedagógicasPermanênciaEsta pesquisa traz como objeto de investigação as percepções de estudantes surdos acerca das estratégias pedagógicas que favorecem o seu processo de permanência na Educação Superior. Tal investigação foi desenvolvida junto a estudantes surdos (usuários da Língua Brasileira de Sinais- Libras e da Língua Portuguesa Oral) da UFRB, matriculados no Curso de Licenciatura em Letras-Libras-Língua Estrangeira. A escolha metodológica, de natureza qualitativa, define o caminho do estudo de caso com uso da entrevista semiestruturada como instrumento de investigação, por permitir captar as percepções dos estudantes surdos sobre a eficiência das estratégias pedagógicas para o seu processo de permanência no ambiente acadêmico. O embasamento que subsidiou a análise dos dados levantados fundamentou-se nos normativos legais brasileiros e institucionais da UFRB, e em autores como: Vygotsky (1991, 1995); Pimentel (2007, 2012); Silva e Matos (2015); Skliar (2013); Quadros (2006), dentre outros. Os resultados demonstraram que a UFRB tem desenvolvido ações visando à garantia de direitos dos estudantes surdos, envolvendo: aprovação de normativos institucionais, realização de concurso para profissionais intérpretes de Libras e oferta de curso de Libras para formação de servidores. Concernente às estratégias pedagógicas, evidenciou-se, a partir das percepções dos estudantes surdos, que os docentes, em sua maioria, utilizam estratégias que atendem as suas especificidades. Tais estratégias envolvem: o uso de recursos didáticos de natureza visual; interlocução pausada do professor para favorecer a compreensão do surdo oralizado e a interpretação do conteúdo da aula para Libras; a utilização de dicionário na aula e a disponibilização de tempo para busca de novos vocabulários; a ênfase de trabalhos em grupos; estratégias metodológicas diferenciadas, a exemplo de dar aulas em Libras. Tais estratégias foram reconhecidas pelos surdos participantes da pesquisa como favorecedoras do processo de aprendizagem e, portanto, de sua permanência, embora essa seja uma prática adotada por parte dos docentes.UFBA2019-03-11T23:35:30Z2019-03-11T23:35:30Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRIBEIRO, Sátila Souza. Estratégias pedagógicas para a permanência de estudantes surdos na Educação Superior. 2017. 147f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação). Universidade Federal da Bahia. 2017. Orientadora: Dra. Susana Couto Pimentelhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193742RIBEIRO, Sátila Souzaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-12T02:10:07Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/193742Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-03-12T02:10:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias pedagógicas para a permanência de estudantes surdos na Educação Superior
title Estratégias pedagógicas para a permanência de estudantes surdos na Educação Superior
spellingShingle Estratégias pedagógicas para a permanência de estudantes surdos na Educação Superior
RIBEIRO, Sátila Souza
Educação Superior
Surdo
Estratégias pedagógicas
Permanência
title_short Estratégias pedagógicas para a permanência de estudantes surdos na Educação Superior
title_full Estratégias pedagógicas para a permanência de estudantes surdos na Educação Superior
title_fullStr Estratégias pedagógicas para a permanência de estudantes surdos na Educação Superior
title_full_unstemmed Estratégias pedagógicas para a permanência de estudantes surdos na Educação Superior
title_sort Estratégias pedagógicas para a permanência de estudantes surdos na Educação Superior
author RIBEIRO, Sátila Souza
author_facet RIBEIRO, Sátila Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv RIBEIRO, Sátila Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Superior
Surdo
Estratégias pedagógicas
Permanência
topic Educação Superior
Surdo
Estratégias pedagógicas
Permanência
description Esta pesquisa traz como objeto de investigação as percepções de estudantes surdos acerca das estratégias pedagógicas que favorecem o seu processo de permanência na Educação Superior. Tal investigação foi desenvolvida junto a estudantes surdos (usuários da Língua Brasileira de Sinais- Libras e da Língua Portuguesa Oral) da UFRB, matriculados no Curso de Licenciatura em Letras-Libras-Língua Estrangeira. A escolha metodológica, de natureza qualitativa, define o caminho do estudo de caso com uso da entrevista semiestruturada como instrumento de investigação, por permitir captar as percepções dos estudantes surdos sobre a eficiência das estratégias pedagógicas para o seu processo de permanência no ambiente acadêmico. O embasamento que subsidiou a análise dos dados levantados fundamentou-se nos normativos legais brasileiros e institucionais da UFRB, e em autores como: Vygotsky (1991, 1995); Pimentel (2007, 2012); Silva e Matos (2015); Skliar (2013); Quadros (2006), dentre outros. Os resultados demonstraram que a UFRB tem desenvolvido ações visando à garantia de direitos dos estudantes surdos, envolvendo: aprovação de normativos institucionais, realização de concurso para profissionais intérpretes de Libras e oferta de curso de Libras para formação de servidores. Concernente às estratégias pedagógicas, evidenciou-se, a partir das percepções dos estudantes surdos, que os docentes, em sua maioria, utilizam estratégias que atendem as suas especificidades. Tais estratégias envolvem: o uso de recursos didáticos de natureza visual; interlocução pausada do professor para favorecer a compreensão do surdo oralizado e a interpretação do conteúdo da aula para Libras; a utilização de dicionário na aula e a disponibilização de tempo para busca de novos vocabulários; a ênfase de trabalhos em grupos; estratégias metodológicas diferenciadas, a exemplo de dar aulas em Libras. Tais estratégias foram reconhecidas pelos surdos participantes da pesquisa como favorecedoras do processo de aprendizagem e, portanto, de sua permanência, embora essa seja uma prática adotada por parte dos docentes.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2019-03-11T23:35:30Z
2019-03-11T23:35:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIBEIRO, Sátila Souza. Estratégias pedagógicas para a permanência de estudantes surdos na Educação Superior. 2017. 147f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação). Universidade Federal da Bahia. 2017. Orientadora: Dra. Susana Couto Pimentel
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193742
identifier_str_mv RIBEIRO, Sátila Souza. Estratégias pedagógicas para a permanência de estudantes surdos na Educação Superior. 2017. 147f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação). Universidade Federal da Bahia. 2017. Orientadora: Dra. Susana Couto Pimentel
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193742
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFBA
publisher.none.fl_str_mv UFBA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652068611686400