Estratégias pedagógicas para a permanência de estudantes surdos na Educação Superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193742 |
Resumo: | Esta pesquisa traz como objeto de investigação as percepções de estudantes surdos acerca das estratégias pedagógicas que favorecem o seu processo de permanência na Educação Superior. Tal investigação foi desenvolvida junto a estudantes surdos (usuários da Língua Brasileira de Sinais- Libras e da Língua Portuguesa Oral) da UFRB, matriculados no Curso de Licenciatura em Letras-Libras-Língua Estrangeira. A escolha metodológica, de natureza qualitativa, define o caminho do estudo de caso com uso da entrevista semiestruturada como instrumento de investigação, por permitir captar as percepções dos estudantes surdos sobre a eficiência das estratégias pedagógicas para o seu processo de permanência no ambiente acadêmico. O embasamento que subsidiou a análise dos dados levantados fundamentou-se nos normativos legais brasileiros e institucionais da UFRB, e em autores como: Vygotsky (1991, 1995); Pimentel (2007, 2012); Silva e Matos (2015); Skliar (2013); Quadros (2006), dentre outros. Os resultados demonstraram que a UFRB tem desenvolvido ações visando à garantia de direitos dos estudantes surdos, envolvendo: aprovação de normativos institucionais, realização de concurso para profissionais intérpretes de Libras e oferta de curso de Libras para formação de servidores. Concernente às estratégias pedagógicas, evidenciou-se, a partir das percepções dos estudantes surdos, que os docentes, em sua maioria, utilizam estratégias que atendem as suas especificidades. Tais estratégias envolvem: o uso de recursos didáticos de natureza visual; interlocução pausada do professor para favorecer a compreensão do surdo oralizado e a interpretação do conteúdo da aula para Libras; a utilização de dicionário na aula e a disponibilização de tempo para busca de novos vocabulários; a ênfase de trabalhos em grupos; estratégias metodológicas diferenciadas, a exemplo de dar aulas em Libras. Tais estratégias foram reconhecidas pelos surdos participantes da pesquisa como favorecedoras do processo de aprendizagem e, portanto, de sua permanência, embora essa seja uma prática adotada por parte dos docentes. |
id |
UFSC_df09cbc2c8ee9492ae322583f4fc9d25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/193742 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Estratégias pedagógicas para a permanência de estudantes surdos na Educação SuperiorEducação SuperiorSurdoEstratégias pedagógicasPermanênciaEsta pesquisa traz como objeto de investigação as percepções de estudantes surdos acerca das estratégias pedagógicas que favorecem o seu processo de permanência na Educação Superior. Tal investigação foi desenvolvida junto a estudantes surdos (usuários da Língua Brasileira de Sinais- Libras e da Língua Portuguesa Oral) da UFRB, matriculados no Curso de Licenciatura em Letras-Libras-Língua Estrangeira. A escolha metodológica, de natureza qualitativa, define o caminho do estudo de caso com uso da entrevista semiestruturada como instrumento de investigação, por permitir captar as percepções dos estudantes surdos sobre a eficiência das estratégias pedagógicas para o seu processo de permanência no ambiente acadêmico. O embasamento que subsidiou a análise dos dados levantados fundamentou-se nos normativos legais brasileiros e institucionais da UFRB, e em autores como: Vygotsky (1991, 1995); Pimentel (2007, 2012); Silva e Matos (2015); Skliar (2013); Quadros (2006), dentre outros. Os resultados demonstraram que a UFRB tem desenvolvido ações visando à garantia de direitos dos estudantes surdos, envolvendo: aprovação de normativos institucionais, realização de concurso para profissionais intérpretes de Libras e oferta de curso de Libras para formação de servidores. Concernente às estratégias pedagógicas, evidenciou-se, a partir das percepções dos estudantes surdos, que os docentes, em sua maioria, utilizam estratégias que atendem as suas especificidades. Tais estratégias envolvem: o uso de recursos didáticos de natureza visual; interlocução pausada do professor para favorecer a compreensão do surdo oralizado e a interpretação do conteúdo da aula para Libras; a utilização de dicionário na aula e a disponibilização de tempo para busca de novos vocabulários; a ênfase de trabalhos em grupos; estratégias metodológicas diferenciadas, a exemplo de dar aulas em Libras. Tais estratégias foram reconhecidas pelos surdos participantes da pesquisa como favorecedoras do processo de aprendizagem e, portanto, de sua permanência, embora essa seja uma prática adotada por parte dos docentes.UFBA2019-03-11T23:35:30Z2019-03-11T23:35:30Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRIBEIRO, Sátila Souza. Estratégias pedagógicas para a permanência de estudantes surdos na Educação Superior. 2017. 147f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação). Universidade Federal da Bahia. 2017. Orientadora: Dra. Susana Couto Pimentelhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193742RIBEIRO, Sátila Souzaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-12T02:10:07Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/193742Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-03-12T02:10:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias pedagógicas para a permanência de estudantes surdos na Educação Superior |
title |
Estratégias pedagógicas para a permanência de estudantes surdos na Educação Superior |
spellingShingle |
Estratégias pedagógicas para a permanência de estudantes surdos na Educação Superior RIBEIRO, Sátila Souza Educação Superior Surdo Estratégias pedagógicas Permanência |
title_short |
Estratégias pedagógicas para a permanência de estudantes surdos na Educação Superior |
title_full |
Estratégias pedagógicas para a permanência de estudantes surdos na Educação Superior |
title_fullStr |
Estratégias pedagógicas para a permanência de estudantes surdos na Educação Superior |
title_full_unstemmed |
Estratégias pedagógicas para a permanência de estudantes surdos na Educação Superior |
title_sort |
Estratégias pedagógicas para a permanência de estudantes surdos na Educação Superior |
author |
RIBEIRO, Sátila Souza |
author_facet |
RIBEIRO, Sátila Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RIBEIRO, Sátila Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Superior Surdo Estratégias pedagógicas Permanência |
topic |
Educação Superior Surdo Estratégias pedagógicas Permanência |
description |
Esta pesquisa traz como objeto de investigação as percepções de estudantes surdos acerca das estratégias pedagógicas que favorecem o seu processo de permanência na Educação Superior. Tal investigação foi desenvolvida junto a estudantes surdos (usuários da Língua Brasileira de Sinais- Libras e da Língua Portuguesa Oral) da UFRB, matriculados no Curso de Licenciatura em Letras-Libras-Língua Estrangeira. A escolha metodológica, de natureza qualitativa, define o caminho do estudo de caso com uso da entrevista semiestruturada como instrumento de investigação, por permitir captar as percepções dos estudantes surdos sobre a eficiência das estratégias pedagógicas para o seu processo de permanência no ambiente acadêmico. O embasamento que subsidiou a análise dos dados levantados fundamentou-se nos normativos legais brasileiros e institucionais da UFRB, e em autores como: Vygotsky (1991, 1995); Pimentel (2007, 2012); Silva e Matos (2015); Skliar (2013); Quadros (2006), dentre outros. Os resultados demonstraram que a UFRB tem desenvolvido ações visando à garantia de direitos dos estudantes surdos, envolvendo: aprovação de normativos institucionais, realização de concurso para profissionais intérpretes de Libras e oferta de curso de Libras para formação de servidores. Concernente às estratégias pedagógicas, evidenciou-se, a partir das percepções dos estudantes surdos, que os docentes, em sua maioria, utilizam estratégias que atendem as suas especificidades. Tais estratégias envolvem: o uso de recursos didáticos de natureza visual; interlocução pausada do professor para favorecer a compreensão do surdo oralizado e a interpretação do conteúdo da aula para Libras; a utilização de dicionário na aula e a disponibilização de tempo para busca de novos vocabulários; a ênfase de trabalhos em grupos; estratégias metodológicas diferenciadas, a exemplo de dar aulas em Libras. Tais estratégias foram reconhecidas pelos surdos participantes da pesquisa como favorecedoras do processo de aprendizagem e, portanto, de sua permanência, embora essa seja uma prática adotada por parte dos docentes. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2019-03-11T23:35:30Z 2019-03-11T23:35:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RIBEIRO, Sátila Souza. Estratégias pedagógicas para a permanência de estudantes surdos na Educação Superior. 2017. 147f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação). Universidade Federal da Bahia. 2017. Orientadora: Dra. Susana Couto Pimentel https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193742 |
identifier_str_mv |
RIBEIRO, Sátila Souza. Estratégias pedagógicas para a permanência de estudantes surdos na Educação Superior. 2017. 147f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação). Universidade Federal da Bahia. 2017. Orientadora: Dra. Susana Couto Pimentel |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193742 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFBA |
publisher.none.fl_str_mv |
UFBA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652068611686400 |