Diálogo didático mediado on-line: subsídios para sua avaliação em situações de ensino-aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102890 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção |
id |
UFSC_df322d4651b36e621a838d63627e9622 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/102890 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Diálogo didático mediado on-line: subsídios para sua avaliação em situações de ensino-aprendizagemEngenharia de produçãoEnsino a distanciaAvaliaçãoAprendizagemAvaliaçãoForum(Debates)Ensino gerenciado por computadorAmbiente virtualTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de ProduçãoApresentamos os resultados de uma pesquisa que focaliza o diálogo didático mediado on-line e sua avaliação como formas de construção de conhecimento e desenvolvimento de habilidades. Utilizou-se uma abordagem dialética, em estudo de caso, caracterizado pela adoção de momentos etnográficos em disciplina do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo, no primeiro semestre letivo de 2003. O ponto central da investigação foi a avaliação da comunicação dialogada em fóruns online. A partir de revisão teórica, foram definidas categorias de análise com foco nas dimensões cognitivas e sociais da aprendizagem, norteadoras do processo de avaliação na perspectiva teórica de investigação permanente. Foi então desenvolvido um protótipo de um sistema informatizado de avaliação - o Di@loga -, como subsídio à avaliação da comunicação dialogada em situações de ensino-aprendizagem em rede. A análise dos dados apontou a comunicação dialogada através dos fóruns como estratégia adequada à construção de conhecimento em contextos específicos, que consideram o aluno como centro do processo na perspectiva de aprendizagem cooperativa. Os resultados iluminaram a construção de referenciais para avaliação da educação apoiada em tecnologias da Internet.Florianópolis, SCBarcia, Ricardo MirandaPiconez, Stela C. BertholoUniversidade Federal de Santa CatarinaVan der Linden, Marta Maria Gomes2013-07-16T02:13:19Z2013-07-16T02:13:19Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis261 f.| il., grafs., tabs.application/pdf221660http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102890porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-19T02:20:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/102890Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-19T02:20:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diálogo didático mediado on-line: subsídios para sua avaliação em situações de ensino-aprendizagem |
title |
Diálogo didático mediado on-line: subsídios para sua avaliação em situações de ensino-aprendizagem |
spellingShingle |
Diálogo didático mediado on-line: subsídios para sua avaliação em situações de ensino-aprendizagem Van der Linden, Marta Maria Gomes Engenharia de produção Ensino a distancia Avaliação Aprendizagem Avaliação Forum (Debates) Ensino gerenciado por computador Ambiente virtual |
title_short |
Diálogo didático mediado on-line: subsídios para sua avaliação em situações de ensino-aprendizagem |
title_full |
Diálogo didático mediado on-line: subsídios para sua avaliação em situações de ensino-aprendizagem |
title_fullStr |
Diálogo didático mediado on-line: subsídios para sua avaliação em situações de ensino-aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Diálogo didático mediado on-line: subsídios para sua avaliação em situações de ensino-aprendizagem |
title_sort |
Diálogo didático mediado on-line: subsídios para sua avaliação em situações de ensino-aprendizagem |
author |
Van der Linden, Marta Maria Gomes |
author_facet |
Van der Linden, Marta Maria Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barcia, Ricardo Miranda Piconez, Stela C. Bertholo Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Van der Linden, Marta Maria Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Ensino a distancia Avaliação Aprendizagem Avaliação Forum (Debates) Ensino gerenciado por computador Ambiente virtual |
topic |
Engenharia de produção Ensino a distancia Avaliação Aprendizagem Avaliação Forum (Debates) Ensino gerenciado por computador Ambiente virtual |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2005 2013-07-16T02:13:19Z 2013-07-16T02:13:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
221660 http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102890 |
identifier_str_mv |
221660 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102890 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
261 f.| il., grafs., tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652037111414785 |