O impacto do E-Social sobre as rotinas do departamento de pessoal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Niehues, Pedro Guilherme
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234879
Resumo: O e-Social foi criado para padronizar as informações relacionadas às obrigações entre empregadores e empregados. O sistema integra as entidades envolvidas nesta relação que irão utilizar as informações divulgadas neste ambiente virtual. O e-Social muda a forma como as empresas e o fisco lidam com os incidentes gerados, fornecendo informações oportunas eletronicamente, conciliando dados e identificando facilmente erros e inconsistências que impactam o dia a dia das empresas. Entretanto, o e-Social tem sido amplamente discutido pelos profissionais, em especial os da contabilidade, por conta das alterações ante a sua implementação. Nesse sentido, o principal objetivo do presente estudo consiste em analisar as principais mudanças ocorridas após os principais impactos da implementação do e-Social nas rotinas do Departamento de Pessoal das empresas de escritórios de contabilidade. Para a execução da reflexão proposta, a metodologia utilizada foi feita por meio de um levantamento bibliográfico, uma vez que faz uso de materiais e informações já analisados a partir de estudos em artigos científicos e teses desenvolvidos de 2000 a 2021, publicados nas bases Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), Capes, Scielo, bem como uso de artigos acadêmicos, teses, livros e o site do e-Social, que visa reunir conhecimentos sobre o tema pesquisado. As maiores implicações encontradas pelos estudos abordados quanto á implementação do e- Social se referem à mudança nos processos internos, cumprimento dos prazos e requisitos legais e principalmente revisão dos setores envolvidos com a execução dos procedimentos das rotinas trabalhistas. Também foi observado que e-Social possui desvantagens, onde podemos destacar o aumento de custos e gastos com implantação de sistemas, treinamentos e os problemas na operacionalização do sistema. Ademais, observou-se que o maior beneficiário do e-Social após a plena implementação é o governo, tendo em vista o sistema e-Social permitir um maior controle sobre as fiscalizações, facilitando seu fortalecimento
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