A escolarização da matemática no Grupo Escolar Lauro Müller (1950-1970)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Piersandra Simão dos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/126566
Resumo: Dissertação de mestrado defendida na Universidade Federal de Santa Catarina,Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica. 163p.
id UFSC_df8850db9890878c1c25c2c29e50672b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/126566
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A escolarização da matemática no Grupo Escolar Lauro Müller (1950-1970)História da Educação MatemáticaEscolarizaçãoGrupo EscolarEnsino PrimárioDispositivosDissertação de mestrado defendida na Universidade Federal de Santa Catarina,Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica. 163p.Esta dissertação trata da escolarização da matemática. O objetivo é compreender como a disciplina de matemática representada pelos conteúdos de aritmética e geometria se tornou escolarizada na escola primária. A época delimitada é entre as décadas de 1950 a 1970, e o local de pesquisa é o antigo Grupo Escolar Lauro Müller (GELM). O trabalho é fundamentado a partir de referenciais teóricos e metodológicos, tais como Michel de Certeau, Michel Foucault e Albuquerque Júnior. As fontes foram constituídas por dispositivos, como leis, decretos, normas e fontes orais. Estas últimas foram compostas por seis entrevistas, sendo cinco delas com ex-alunos do GELM e uma delas com uma professora que lecionou nessa instituição de ensino no período pesquisado. Verificou-se que a matemática recaía sobre os discursos e enunciados que circulavam para a época, prescrevendo dispositivos para essa disciplina escolar, tais como os programas de ensino, que indicavam ênfase nos conteúdos de aritmética, incentivo para o cálculo mental, bem como uma matemática prática. Enfim, concluiu-se que a escolarização da matemática no GELM foi marcada por discursos e enunciados, sendo que esses moldavam, criavam e prescreviam dispositivos para a matemática tornando-se práticas nas salas de aula.Flores, Cláudia ReginaArruda, Joseane Pinto deSantos, Piersandra Simão dos2014-11-06T10:58:01Z2014-11-06T10:58:01Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/126566porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-24T12:51:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/126566Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-24T12:51:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A escolarização da matemática no Grupo Escolar Lauro Müller (1950-1970)
title A escolarização da matemática no Grupo Escolar Lauro Müller (1950-1970)
spellingShingle A escolarização da matemática no Grupo Escolar Lauro Müller (1950-1970)
Santos, Piersandra Simão dos
História da Educação Matemática
Escolarização
Grupo Escolar
Ensino Primário
Dispositivos
title_short A escolarização da matemática no Grupo Escolar Lauro Müller (1950-1970)
title_full A escolarização da matemática no Grupo Escolar Lauro Müller (1950-1970)
title_fullStr A escolarização da matemática no Grupo Escolar Lauro Müller (1950-1970)
title_full_unstemmed A escolarização da matemática no Grupo Escolar Lauro Müller (1950-1970)
title_sort A escolarização da matemática no Grupo Escolar Lauro Müller (1950-1970)
author Santos, Piersandra Simão dos
author_facet Santos, Piersandra Simão dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Flores, Cláudia Regina
Arruda, Joseane Pinto de
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Piersandra Simão dos
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação Matemática
Escolarização
Grupo Escolar
Ensino Primário
Dispositivos
topic História da Educação Matemática
Escolarização
Grupo Escolar
Ensino Primário
Dispositivos
description Dissertação de mestrado defendida na Universidade Federal de Santa Catarina,Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica. 163p.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-06T10:58:01Z
2014-11-06T10:58:01Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/126566
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/126566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652123624177664