Relação entre as motivações múltiplas da responsabilidade social empresarial e vantagem competitiva : estudo de caso na Cervejaria Ambev
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/23114 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2019. |
id |
UNB-2_6d555cd3abe1389725ddf27358d1ed97 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/23114 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Barbosa, Vivianne AndradeAffonso Neto, AnnibalBARBOSA, Vivianne Andrade. Relação entre as motivações múltiplas da responsabilidade social empresarial e vantagem competitiva: estudo de caso na Cervejaria Ambev. 2019. 96 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.http://bdm.unb.br/handle/10483/23114Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2019.No contexto brasileiro, observa-se crescente interesse das empresas quanto a assumir postura de responsabilidade social corporativa. O presente trabalho se propõe a descrever o histórico, o conceito e a importância da RSE tendo como foco de estudo as ações promovidas pela Cervejaria Ambev, assim como observar a relação das motivações múltiplas da RS e a percepção dos colaboradores acerca da atuação da empresa. A natureza do estudo de caso é empírica e as metodologias utilizadas quanto aos objetivos da pesquisa são descritiva e exploratória. Ao longo do estudo verifica-se que a companhia tem atuado fortemente em ações socioambientais tanto de caráter altruísta como utilitário, apontando motivações múltiplas quanto a escolha da atuação. No entanto, apesar da ampla atuação, a empresa possui grandes oportunidades no que diz respeito a percepção dos colaboradores.Submitted by Caroline Botelho Teixeira (carolinebotelhoteixeira@gmail.com) on 2020-01-28T13:53:07Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2019_VivianneAndradeBarbosa_tcc.pdf: 1722164 bytes, checksum: dbee644f6e2b21a3cbbfd302e61cbade (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2020-02-12T12:40:35Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2019_VivianneAndradeBarbosa_tcc.pdf: 1722164 bytes, checksum: dbee644f6e2b21a3cbbfd302e61cbade (MD5)Made available in DSpace on 2020-02-12T12:40:35Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2019_VivianneAndradeBarbosa_tcc.pdf: 1722164 bytes, checksum: dbee644f6e2b21a3cbbfd302e61cbade (MD5)In the Brazilian scenario, companies are becoming more interested in assuming a corporate social responsibility atitude. The presente study aims to describe the historic, the concept and the importance of SR focusing on the actions promoted by Cervejaria Ambev, as well, the study observed the relations of the multiple motivations of SR and the employee perception about those actions. The nature of this case study is empirical and the methodologies used are descriptive and exploratory. By the couse of the study is observed that the company has strongly acted on socio-environmental actions that have altruistic and also utilitarian character showing that there are multiple motivations to choose the actions. However, despite this, the company has opportunities about the employees’ perception.Responsabilidade social da empresaResponsabilidade socioambientalVantagem competitivaEmpresas - desempenhoRelação entre as motivações múltiplas da responsabilidade social empresarial e vantagem competitiva : estudo de caso na Cervejaria Ambevinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-02-12T12:40:35Z2020-02-12T12:40:35Z2019-07-05info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23114/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD55CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23114/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23114/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23114/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54ORIGINAL2019_VivianneAndradeBarbosa_tcc.pdf2019_VivianneAndradeBarbosa_tcc.pdfapplication/pdf1722164http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23114/1/2019_VivianneAndradeBarbosa_tcc.pdfdbee644f6e2b21a3cbbfd302e61cbadeMD5110483/231142020-02-12 10:40:35.553oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-02-12T12:40:35Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Relação entre as motivações múltiplas da responsabilidade social empresarial e vantagem competitiva : estudo de caso na Cervejaria Ambev |
title |
Relação entre as motivações múltiplas da responsabilidade social empresarial e vantagem competitiva : estudo de caso na Cervejaria Ambev |
spellingShingle |
Relação entre as motivações múltiplas da responsabilidade social empresarial e vantagem competitiva : estudo de caso na Cervejaria Ambev Barbosa, Vivianne Andrade Responsabilidade social da empresa Responsabilidade socioambiental Vantagem competitiva Empresas - desempenho |
title_short |
Relação entre as motivações múltiplas da responsabilidade social empresarial e vantagem competitiva : estudo de caso na Cervejaria Ambev |
title_full |
Relação entre as motivações múltiplas da responsabilidade social empresarial e vantagem competitiva : estudo de caso na Cervejaria Ambev |
title_fullStr |
Relação entre as motivações múltiplas da responsabilidade social empresarial e vantagem competitiva : estudo de caso na Cervejaria Ambev |
title_full_unstemmed |
Relação entre as motivações múltiplas da responsabilidade social empresarial e vantagem competitiva : estudo de caso na Cervejaria Ambev |
title_sort |
Relação entre as motivações múltiplas da responsabilidade social empresarial e vantagem competitiva : estudo de caso na Cervejaria Ambev |
author |
Barbosa, Vivianne Andrade |
author_facet |
Barbosa, Vivianne Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Vivianne Andrade |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Affonso Neto, Annibal |
contributor_str_mv |
Affonso Neto, Annibal |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Responsabilidade social da empresa Responsabilidade socioambiental Vantagem competitiva Empresas - desempenho |
topic |
Responsabilidade social da empresa Responsabilidade socioambiental Vantagem competitiva Empresas - desempenho |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2019. |
publishDate |
2019 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2019-07-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-02-12T12:40:35Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-02-12T12:40:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BARBOSA, Vivianne Andrade. Relação entre as motivações múltiplas da responsabilidade social empresarial e vantagem competitiva: estudo de caso na Cervejaria Ambev. 2019. 96 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/23114 |
identifier_str_mv |
BARBOSA, Vivianne Andrade. Relação entre as motivações múltiplas da responsabilidade social empresarial e vantagem competitiva: estudo de caso na Cervejaria Ambev. 2019. 96 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/23114 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23114/5/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23114/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23114/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23114/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23114/1/2019_VivianneAndradeBarbosa_tcc.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e dbee644f6e2b21a3cbbfd302e61cbade |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907994779320320 |