Relação entre as motivações múltiplas da responsabilidade social empresarial e vantagem competitiva : estudo de caso na Cervejaria Ambev

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Vivianne Andrade
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/23114
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2019.
id UNB-2_6d555cd3abe1389725ddf27358d1ed97
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/23114
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Barbosa, Vivianne AndradeAffonso Neto, AnnibalBARBOSA, Vivianne Andrade. Relação entre as motivações múltiplas da responsabilidade social empresarial e vantagem competitiva: estudo de caso na Cervejaria Ambev. 2019. 96 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.http://bdm.unb.br/handle/10483/23114Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2019.No contexto brasileiro, observa-se crescente interesse das empresas quanto a assumir postura de responsabilidade social corporativa. O presente trabalho se propõe a descrever o histórico, o conceito e a importância da RSE tendo como foco de estudo as ações promovidas pela Cervejaria Ambev, assim como observar a relação das motivações múltiplas da RS e a percepção dos colaboradores acerca da atuação da empresa. A natureza do estudo de caso é empírica e as metodologias utilizadas quanto aos objetivos da pesquisa são descritiva e exploratória. Ao longo do estudo verifica-se que a companhia tem atuado fortemente em ações socioambientais tanto de caráter altruísta como utilitário, apontando motivações múltiplas quanto a escolha da atuação. No entanto, apesar da ampla atuação, a empresa possui grandes oportunidades no que diz respeito a percepção dos colaboradores.Submitted by Caroline Botelho Teixeira (carolinebotelhoteixeira@gmail.com) on 2020-01-28T13:53:07Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2019_VivianneAndradeBarbosa_tcc.pdf: 1722164 bytes, checksum: dbee644f6e2b21a3cbbfd302e61cbade (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2020-02-12T12:40:35Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2019_VivianneAndradeBarbosa_tcc.pdf: 1722164 bytes, checksum: dbee644f6e2b21a3cbbfd302e61cbade (MD5)Made available in DSpace on 2020-02-12T12:40:35Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2019_VivianneAndradeBarbosa_tcc.pdf: 1722164 bytes, checksum: dbee644f6e2b21a3cbbfd302e61cbade (MD5)In the Brazilian scenario, companies are becoming more interested in assuming a corporate social responsibility atitude. The presente study aims to describe the historic, the concept and the importance of SR focusing on the actions promoted by Cervejaria Ambev, as well, the study observed the relations of the multiple motivations of SR and the employee perception about those actions. The nature of this case study is empirical and the methodologies used are descriptive and exploratory. By the couse of the study is observed that the company has strongly acted on socio-environmental actions that have altruistic and also utilitarian character showing that there are multiple motivations to choose the actions. However, despite this, the company has opportunities about the employees’ perception.Responsabilidade social da empresaResponsabilidade socioambientalVantagem competitivaEmpresas - desempenhoRelação entre as motivações múltiplas da responsabilidade social empresarial e vantagem competitiva : estudo de caso na Cervejaria Ambevinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-02-12T12:40:35Z2020-02-12T12:40:35Z2019-07-05info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23114/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD55CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23114/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23114/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23114/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54ORIGINAL2019_VivianneAndradeBarbosa_tcc.pdf2019_VivianneAndradeBarbosa_tcc.pdfapplication/pdf1722164http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23114/1/2019_VivianneAndradeBarbosa_tcc.pdfdbee644f6e2b21a3cbbfd302e61cbadeMD5110483/231142020-02-12 10:40:35.553oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-02-12T12:40:35Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relação entre as motivações múltiplas da responsabilidade social empresarial e vantagem competitiva : estudo de caso na Cervejaria Ambev
title Relação entre as motivações múltiplas da responsabilidade social empresarial e vantagem competitiva : estudo de caso na Cervejaria Ambev
spellingShingle Relação entre as motivações múltiplas da responsabilidade social empresarial e vantagem competitiva : estudo de caso na Cervejaria Ambev
Barbosa, Vivianne Andrade
Responsabilidade social da empresa
Responsabilidade socioambiental
Vantagem competitiva
Empresas - desempenho
title_short Relação entre as motivações múltiplas da responsabilidade social empresarial e vantagem competitiva : estudo de caso na Cervejaria Ambev
title_full Relação entre as motivações múltiplas da responsabilidade social empresarial e vantagem competitiva : estudo de caso na Cervejaria Ambev
title_fullStr Relação entre as motivações múltiplas da responsabilidade social empresarial e vantagem competitiva : estudo de caso na Cervejaria Ambev
title_full_unstemmed Relação entre as motivações múltiplas da responsabilidade social empresarial e vantagem competitiva : estudo de caso na Cervejaria Ambev
title_sort Relação entre as motivações múltiplas da responsabilidade social empresarial e vantagem competitiva : estudo de caso na Cervejaria Ambev
author Barbosa, Vivianne Andrade
author_facet Barbosa, Vivianne Andrade
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Vivianne Andrade
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Affonso Neto, Annibal
contributor_str_mv Affonso Neto, Annibal
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Responsabilidade social da empresa
Responsabilidade socioambiental
Vantagem competitiva
Empresas - desempenho
topic Responsabilidade social da empresa
Responsabilidade socioambiental
Vantagem competitiva
Empresas - desempenho
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2019.
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019-07-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-12T12:40:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-02-12T12:40:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BARBOSA, Vivianne Andrade. Relação entre as motivações múltiplas da responsabilidade social empresarial e vantagem competitiva: estudo de caso na Cervejaria Ambev. 2019. 96 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/23114
identifier_str_mv BARBOSA, Vivianne Andrade. Relação entre as motivações múltiplas da responsabilidade social empresarial e vantagem competitiva: estudo de caso na Cervejaria Ambev. 2019. 96 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/23114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23114/5/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23114/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23114/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23114/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23114/1/2019_VivianneAndradeBarbosa_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
dbee644f6e2b21a3cbbfd302e61cbade
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493097819930624