Trajetórias e projetos de vida de trabalho: construção de carreira de estudantes cotistas de medicina na UFSC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feigel, Gabriel Lopes Rosa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198167
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2018.
id UFSC_dfabde0ad91cd11d62e20fdaa3bb59a0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/198167
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Trajetórias e projetos de vida de trabalho: construção de carreira de estudantes cotistas de medicina na UFSCPsicologiaCarreiras -Cotas universitáriasProgramas de ação afirmativaOrientação profissionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2018.No final século XX, a educação em nível superior no Brasil teve um aumento expressivo no número de vagas para estudantes. Mas foi principalmente no começo do século XXI que a educação teve progresso significativo em termos de democratização do acesso ao ensino superior. Por meio das Políticas de Ações Afirmativas, possibilitou-se que públicos historicamente excluídos do ensino superior pudessem enfim estudar nas mesmas condições que outros estudantes. Dentre os cursos de ensino superior, nenhum é mais antigo, difícil de ingressar e tradicionalmente elitizado no Brasil quanto é o curso de graduação em Medicina. O curso de graduação em Medicina é considerado um curso de alta demanda, que exige dedicação integral por parte dos estudantes, e a literatura aponta que os estudantes desse curso podem ter problemas de saúde mental decorrentes das exigências acadêmicas. De acordo com algumas pesquisas feitas com estudantes cotistas oriundos de camadas populares, esse público encontra-se mais vulnerável no contexto do ensino superior, por dificuldade financeira e pela sua trajetória no ciclo de educação básica. A presente pesquisa teve como objetivo investigar como são construídas as carreiras de estudantes cotistas de Medicina oriundos de camadas populares. Essa pesquisa se caracteriza como uma pesquisa exploratória, numa abordagem qualitativa, com recorte transversal e delineamento do tipo estudos de caso múltiplos. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os participantes e todas as entrevistas foram gravadas e transcritas. Após a transcrição, foram categorizadas as unidades de registro a fim orientar os estudos de caso e a análise temática do conteúdo. Os estudos de caso foram discutidos a partir da abordagem psicossocial de carreira, baseada na teoria socioconstrucionista. Os temas emergentes a partir da categorização foram discutidos em etapa posterior à análise dos estudos de caso, nessa mesma dissertação. Os resultados encontrados permitem afirmar que a construção da escolha pela Medicina por parte desses estudantes ocorre ao longo da vida, e é mediada tanto pelos pais como por outras pessoas significativas, como professores, donos de clínicas e clientes da área comercial. Os estudantes apontaram que aspectos financeiros e a falta de base são as principais barreiras enfrentadas por estudantes cotistas para ingressar e se manter no curso de Medicina. Foram relatados casos de sofrimento acentuado no curso durante as entrevistas. Foi possível identificar também que para os estudantes entrevistados o direito à educação é como uma herança oferecida pelos seus pais, sendo um privilégio para muitos desses estudantes estudar Medicina na UFSC.Abstract : In the late twentieth century, higher education in Brazil had a significant increase in the number of places for students. But it was mainly at the beginning of the 21st century that education has made significant progress in terms of democratizing access to higher education. Through Affirmative Action Policies, it was possible that historically excluded publics of higher education could finally study under the same conditions as other students. Among the higher education courses, none is older, difficult to enter and traditionally elitist in Brazil, as is the undergraduate course in Medicine. The undergraduate course in Medicine is considered a high demand course, which requires full dedication on the part of the students, and the literature indicates that the students of this course may have mental health problems arising from the requirements of this course. According to some researches carried out with popular students from lower classes, this public is more vulnerable in the context of higher education, due to financial difficulty and its trajectory in the basic education cycle. The present research had the objective of investigating how the careers of medical students from the lower classes are built. This research is characterized as an exploratory research, in a qualitative approach, with transversal cut and design of multiple case studies. Semi-structured interviews were conducted with the participants and all interviews were recorded and transcribed. After the transcription, the registration units were categorized in order to guide the case studies and the thematic content analysis. The case studies were discussed from the career psychosocial approach, based on socioconstructionist theory. The emerging themes from the categorization were discussed in a later stage to the analysis of the case studies, in this same Dissertation. The results show that the construction of the students' choice of medicine occurs throughout their lives and is mediated by parents as well as other significant people such as teachers, clinic owners and clients in the commercial area. The students pointed out that financial aspects and \"lack of basis\" are the main barriers faced by participating students to join and remain in Medicine. There have been reports of severe distress in the course during the interviews. It was also possible to identify that for the interviewed students the right to education is like an \"inheritance\" offered by their parents, and it is a privilege for many of these students to study Medicine at UFSC.Luna, Iúri NovaesUniversidade Federal de Santa CatarinaFeigel, Gabriel Lopes Rosa2019-07-25T11:34:15Z2019-07-25T11:34:15Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis239 p.| il., gráfs.application/pdf357404https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198167porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-25T11:34:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/198167Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-25T11:34:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Trajetórias e projetos de vida de trabalho: construção de carreira de estudantes cotistas de medicina na UFSC
title Trajetórias e projetos de vida de trabalho: construção de carreira de estudantes cotistas de medicina na UFSC
spellingShingle Trajetórias e projetos de vida de trabalho: construção de carreira de estudantes cotistas de medicina na UFSC
Feigel, Gabriel Lopes Rosa
Psicologia
Carreiras -
Cotas universitárias
Programas de ação afirmativa
Orientação profissional
title_short Trajetórias e projetos de vida de trabalho: construção de carreira de estudantes cotistas de medicina na UFSC
title_full Trajetórias e projetos de vida de trabalho: construção de carreira de estudantes cotistas de medicina na UFSC
title_fullStr Trajetórias e projetos de vida de trabalho: construção de carreira de estudantes cotistas de medicina na UFSC
title_full_unstemmed Trajetórias e projetos de vida de trabalho: construção de carreira de estudantes cotistas de medicina na UFSC
title_sort Trajetórias e projetos de vida de trabalho: construção de carreira de estudantes cotistas de medicina na UFSC
author Feigel, Gabriel Lopes Rosa
author_facet Feigel, Gabriel Lopes Rosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Luna, Iúri Novaes
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Feigel, Gabriel Lopes Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Carreiras -
Cotas universitárias
Programas de ação afirmativa
Orientação profissional
topic Psicologia
Carreiras -
Cotas universitárias
Programas de ação afirmativa
Orientação profissional
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-07-25T11:34:15Z
2019-07-25T11:34:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 357404
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198167
identifier_str_mv 357404
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198167
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 239 p.| il., gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652303979249664