Ações afirmativas: a percepção dos cotistas da Universidade Federal de Santa Catarina
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186206 |
Resumo: | Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2017. |
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Ações afirmativas: a percepção dos cotistas da Universidade Federal de Santa CatarinaAdministraçãoProgramas de ação afirmativaCotas universitáriasEducação inclusivaDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2017.O presente trabalho apresenta uma análise da percepção dos alunos que ingressaram entre os anos de 2012 e 2016 pelo sistema de cotas, quanto às ações afirmativas, dentro da UFSC. Refere-se a uma avaliação da política de ações afirmativas dentro da própria Instituição, e apresenta uma contextualização referente ao tema, com abordagem direta aos alunos que utilizaram o sistema de cotas como ingressantes na Universidade Federal de Santa Catarina. Este estudo tem natureza quantitativa, devido à utilização de questionário on-line, utilizando-se o sistema de computação para coleta de dados da UFSC (COLLECTA), além de ser descritiva, bibliográfica e de estudo de caso. Foi aplicada na maioria das perguntas a escala Likert. O questionário foi encaminhado a todos os alunos que ingressaram pelo sistema de cotas, um total de 7.428 alunos, diurno e noturno, dos quais 780 alunos responderam, destes, são 431 do sexo feminino e 349 do sexo masculino dentre os cursos oferecidos pela Instituição. A coleta de dados revelou, dentre as dez recomendações mais respondidas pelos Alunos Cotistas através da pergunta aberta, a que mais se destacou, que foi ?melhorar a divulgação e informação do programa de ações afirmativas?, e a segunda que mais se destacou foi ?nada a recomendar?. Além dessas duas recomendações, foram descritas outras recomendações de suma importância. A pesquisa através, dos resultados obtidos, propõe à gestão da UFSC, melhorias de comprometimento no âmbito geral, visando assim melhorias no programa de ações afirmativas da UFSC com o foco no acompanhamento desses alunos e sua permanência dentro da Instituição.Abstract : The present work presents an analysis of the perception of the students that entered between the years of 2012 and 2016 by the quota system, regarding affirmative actions within the UFSC. Refers to an affirmative action policy evaluation within the Institution itself, where it presents a contextualization related to the subject, with a direct approach to the students who used the quota system as participants at the Federal University of Santa Catarina. This study has a quantitative nature, due to the use of an online questionnaire, using the computer system for collecting data from the UFSC (COLLECTA), besides being descriptive, bibliographic research and case study. It was applied to most questions on the Likert scale. The questionnaire was sent to all students who entered the quota system within the UFSC in the period between 2012 to 2016, in a total of 7,428 students, day and night, of which 780 students answered, of these 431 female and 349 Males among the courses offered by Institution. Data collection revealed that among the ten recommendations most answered by the quotaholders through the open question, the most outstanding was ?to improve the dissemination and information of the affirmative action program?, and the second that stood out the most was ?nothing to to recommend?. In addition to these two recommendations, other recommendations of paramount importance were also described. The research through the results obtained, it is proposed to the management of the UFSC, improvement of commitment in the general scope, aiming at improvements in the program of affirmative actions of the UFSC with the focus on the follow-up of these students and their permanence within the Institution.Almeida, Mário de SouzaUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos, Fabiano da Silva2018-05-11T17:27:34Z2018-05-11T17:27:34Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis140 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf351542https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186206porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-05-11T17:27:34Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/186206Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-05-11T17:27:34Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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