English as a foreign language students' tales of their language learning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Cleiton Constantino
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94795
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente
id UFSC_e03200e8034b2f2d99c30e1decfcce13
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/94795
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling English as a foreign language students' tales of their language learningLiteraturaLingua inglesa -Estudo e ensino - Estudantes estrangeirosEstudo de casosAprendizagemAvaliaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura CorrespondenteBearing in mind the recent research concern with individual lives, this study reports a biographical investigation of sixteen tertiary English as a Foreign Language (EFL) students from the state of Rio Grande do Norte/Brazil. The research study aims at capturing the specificities and complexities in the developmental processes of two groups eight undergraduates and eight graduates of EFL students. language learning approaches, in an attempt to understand (a) how they conceive their own English learning as well as (b) how they view themselves as English students. Both groups voiced their past English learning experiences in different settings through semi-structured interviews. Students. biographical accounts were organized into learning stories and analyzed through a narrative approach. Their accounts revealed that students. adopted learning approaches are particularly influenced by the impact of the different learning settings to which they have been exposed throughout their educational process. The research results indicate that the two sets of learning approaches seem to be highly concerned with (a) teacher-as-a-transmitter; (b) job-orientedness; (c) self-reliance; and (d) English-course-orientedness in the undergraduate group; and (e) book-centeredness; (f) self-effort; (g) teacher-reliance; and (h) reticence in the graduate group. The results also suggest that these approaches are flexible, fluid and subject to constant shifts, thus being capable to interweave among themselvesConsiderando pesquisas recentes que se preocupam com o estudo do indivíduo, este estudo relata uma investigação biográfica de dezesseis alunos universitários de Inglês do estado do Rio Grande do Norte/Brasil. O estudo objetiva capturar as especificidades e complexidades nos processos desenvolvimentais de dois grupos de alunos de Inglês como língua estrangeira: oito alunos de graduação e oito de especialização. Assim, a pesquisa tem o intuito de compreender (a) como esses alunos concebem suas próprias aprendizagens de Inglês e (b) como eles vêem a si próprios enquanto alunos de Inglês. Os dois grupos de alunos verbalizaram, por meio de entrevistas semi-estruturadas, suas experiências passadas com a aprendizagem de Inglês em diferentes contextos. A biografia dos alunos foi organizada em estórias de aprendizagem e analisadas sob uma abordagem narrativa. Essas biografias revelaram que as abordagens de aprendizagem adotadas pelos alunos são particularmente influenciadas pelo impacto dos diferentes contextos de aprendizagem sob os quais eles estiveram expostos durante o processo educacional. Os resultados da pesquisa indicam que os dois grupos de abordagens parecem estar altamente vinculados ao (a) professor-transmissor; (b) orientação para o trabalho; (c) auto-dependência; e (d) orientação para cursos de Inglês no grupo da graduação; e (e) centralização no livro; (f) auto-esforço; (g) dependência no professor; e (h) passividade no grupo da especialização. Os resultados também sugerem que essas abordagens são flexíveis, fluidas e sujeitas a mudanças constantes, e que, portanto, são capazes de se entrelaçarem uma com as outrasFlorianópolis, SCGil, GloriaUniversidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Cleiton Constantino2012-10-25T16:21:15Z2012-10-25T16:21:15Z20112011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis174 p.| il., tabs.application/pdf299788http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94795engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T20:49:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/94795Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T20:49:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv English as a foreign language students' tales of their language learning
title English as a foreign language students' tales of their language learning
spellingShingle English as a foreign language students' tales of their language learning
Oliveira, Cleiton Constantino
Literatura
Lingua inglesa -
Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros
Estudo de casos
Aprendizagem
Avaliação
title_short English as a foreign language students' tales of their language learning
title_full English as a foreign language students' tales of their language learning
title_fullStr English as a foreign language students' tales of their language learning
title_full_unstemmed English as a foreign language students' tales of their language learning
title_sort English as a foreign language students' tales of their language learning
author Oliveira, Cleiton Constantino
author_facet Oliveira, Cleiton Constantino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gil, Gloria
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Cleiton Constantino
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Lingua inglesa -
Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros
Estudo de casos
Aprendizagem
Avaliação
topic Literatura
Lingua inglesa -
Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros
Estudo de casos
Aprendizagem
Avaliação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011
2012-10-25T16:21:15Z
2012-10-25T16:21:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 299788
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94795
identifier_str_mv 299788
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94795
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 174 p.| il., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651936298172416