Gestão em instituições de educação superior: proposta de referencial fundamentado na abordagem da gestão do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Lourdes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171724
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2016.
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaAlves, LourdesLuz Filho, Silvio Serafim daFranzoni, Ana Maria Bencciveni2016-12-20T03:17:43Z2016-12-20T03:17:43Z2016343047https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171724Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2016.A evolução da tecnologia, a globalização e o surgimento da era da informação e do conhecimento estabeleceu uma nova dinâmica na forma de como as organizações efetuam as suas gestões. Neste sentido, tal qual qualquer tipo de organização no mundo contemporâneo, os modelos de gestão das instituições de educação superior precisam evoluir e inovar em seus processos acadêmicos e administrativos para atender esse novo paradigma, onde o diferencial competitivo é o conhecimento. A sociedade espera da universidade que ela possibilite a formação de um profissional que tenha competência para atuar em um mercado dinâmico, criativo, sistêmico e em rápidas transformações, com mente aberta e capacidade de pensamento crítico e capaz de solucionar problemas, inovar e liderar. A mudança no modelo de formação desse tipo de profissional requer, da universidade, a transformação de seu modelo de gestão, saindo do tradicional para um mais inovador. Para tanto torna-se necessário a utilização de ferramentas de gestão mais atualizadas e que permitam uma dinâmica universitária compatível com as funções principais da educação superior que são o ensino, a pesquisa e a extensão. O tema desta tese consiste na utilização de indicadores de desempenho, práticas de gestão do conhecimento e de outras ferramentas de gestão na administração de instituições de educação superior. Assim, o objetivo deste trabalho é propor um referencial para a gestão universitária fundamentado na abordagem da gestão do conhecimento. Para tanto utilizou-se de outros conceitos e ferramentas como a teoria sistêmica, o planejamento estratégico, metodologia do SINAES e Modelo SECI de conversão do conhecimento organizacional. A metodologia consiste de uma abordagem quali-quantitativa, adotando-se pesquisas bibliográfica e documental e do survey para a coleta de dados por meio de questionário estruturado. Foram utilizados os indicadores da Portaria MEC nº 92, de 2014, de outros resultantes da pesquisa bibliográfica e dos que compõem a metodologia utilizada pela Q&S World University Ranking 2015/16. As práticas de GC foram selecionadas a partir dos estudos desenvolvidos por Davel e Snyman (2005); APO (2010); Ghani (2009); e Batista (2006). O resultado foi a identificação de indicadores de desempenho e práticas de gestão do conhecimento considerados relevantes pelos participantes da pesquisa, para subsidiar os diagramas que compõem a proposta desta tese, apresentados em 3 eixos (PDI, PGA e GI). O trabalho culmina com um Modelo de Referencial para Gestão Universitária. Conclui-se que a utilização de conceitos e ferramentas de gestão mais inovadoras auxiliem um maior número de universidades brasileiras a obter melhor classificação na avaliação efetuada pelo INEP/MEC e galgar posições de destaques nos rankings internacionais.<br>Abstract : The evolution of technology, globalization and the emergence of the information age and knowledge established a new dynamic in how organizations perform their managements. Thus, like any type of organization in the contemporary world, the higher education institutions management models need to evolve and innovate in their academic and administrative processes to meet this new paradigm, where the competitive advantage is knowledge. The community expects an university that enable an academic education of a professional who has the power to act in a dynamic market, creative, systemic and with rapid changes, with open mind and critical thinking skills and able to solve problems, innovate and lead. The change in this type of training model requires of the university the transformation of its business model, going from traditional to more innovative model. Therefore, it is necessary to use the most current management tools and to turn the university dynamics compatible with the main functions of higher education which are teaching, research and extension. The theme of this thesis is the use of performance indicators, knowledge management practices and other management tools in the management of higher education institutions. The objective of this work is to propose a referential for the university management based on the approach to knowledge management. To this we used other concepts and tools such as systems theory, strategic planning, SINAES methodology and model conversion SECI organizational knowledge. The methodology consists of a qualitative and quantitative approach, adopting bibliographical and documental research, and survey to collect data using a structured questionnaire. Some indicators were used, like Ordinance MEC No 92 of 2014, indicators verified from bibliographic research and the ones of the methodology used by Q&S World University Rankings 2015/16. The KM practices were selected from studies by Davel and Snyman (2005); APO (2010); Ghani (2009); and Batista (2006). The result was the identification of performance indicators and knowledge management practices deemed relevant by participants, to subsidize the diagrams that make up the proposal of this thesis, presented in 3 axes (PDI, PGA and GI). The work culminates with a Reference Model for University Management. It is concluded that the use of concepts and more innovative management tools assist a greater number of Brazilian universities to get better ranking on the evaluation made by INEP/MEC and reach highlighted positions in international rankings.372 p.| il., grafs., tabs.porEngenharia e gestão do conhecimentoUniversidades e faculdadesAdministraçãoGestão em instituições de educação superior: proposta de referencial fundamentado na abordagem da gestão do conhecimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL343047.pdfapplication/pdf5238539https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/171724/1/343047.pdf2c9a5ece11b03e346cfdc7c84d8eb6baMD51123456789/1717242016-12-20 01:17:43.43oai:repositorio.ufsc.br:123456789/171724Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-12-20T03:17:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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