O modus operandi do campo acadêmico-científico da educação física no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lazzarotti Filho, Ari
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95808
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
id UFSC_e1026eb4feaa3eec4965a6d9da351b8d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/95808
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O modus operandi do campo acadêmico-científico da educação física no BrasilEducação físicaEducação físicaEstudo e ensinoBrasilEducação físicaPesquisaBrasilPublicações científicasTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.O campo da Educação Física é novo no processo de incorporação da prática científica em seu cotidiano. Para entender como esse processo vem se dando no seu interior foi desenvolvida essa tese, que teve como objetivo compreender como o campo acadêmico-científico da Educação Física vem se desenvolvendo neste início do século XXI. Para a construção do objeto e sua análise, foi acionada a teoria de campo desenvolvida por Pierre Bourdieu. A tese foi desenvolvida no modelo alternativo e seus produtos foram veiculados na forma de três artigos, resultantes de três investigações distintas. O primeiro artigo, cujo título é "O termo práticas corporais na literatura científica brasileira e sua repercussão no campo da Educação Física", traz os resultados da investigação sobre as bases com que o termo práticas corporais vem sendo operado e apropriado pela literatura científica brasileira. O estudo identificou as discrepâncias e os consensos em torno dos significados atrelados ao termo, bem como seu potencial de construção como conceito pela Educação Física. Na sequência, o artigo que tem por título "O modus operandi da produção científica da Educação Física: o caso das revistas científicas e suas veiculações" apresenta o resultado de uma investigação realizada com oito revistas de Educação Física brasileiras. Foram identificados aspectos da produção e da veiculação do conhecimento, explorando as correlações estabelecidas por revistas, grupos e temas privilegiados, constatando-se dois modus operandi distintos que reproduzem parcialmente os campos de origem, demonstrando um fraco poder de tradução e retradução para a Educação Física. Já o terceiro artigo, intitulado "Saberes e práticas corporais na formação de professores de Educação Física na modalidade a distância", apresenta os resultados da investigação no curso de Educação Física, na modalidade a distância, da UFG. Tais resultados apontam que o mesmo vem se desenvolvendo com predominância dos saberes sobre as práticas corporais, colocando em xeque a tradição do campo, marcadamente formado no saber das práticas corporais. Como conclusão da tese é possível afirmar que o campo da Educação Física, na primeira década do século XXI, ao se expandir, diversificar-se e se dinamizar, vem incorporando o modus operandi acadêmico-científico com mais ênfase, forjando seus conceitos, demarcando seus objetos de pesquisa e ampliando sua autonomia.Florianópolis, SCSilva, Ana MárciaUniversidade Federal de Santa CatarinaLazzarotti Filho, Ari2012-10-26T06:07:51Z2012-10-26T06:07:51Z20112011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis147 p.| il., grafs., tabs.application/pdf299713http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95808porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T09:50:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/95808Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T09:50:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O modus operandi do campo acadêmico-científico da educação física no Brasil
title O modus operandi do campo acadêmico-científico da educação física no Brasil
spellingShingle O modus operandi do campo acadêmico-científico da educação física no Brasil
Lazzarotti Filho, Ari
Educação física
Educação física
Estudo e ensino
Brasil
Educação física
Pesquisa
Brasil
Publicações científicas
title_short O modus operandi do campo acadêmico-científico da educação física no Brasil
title_full O modus operandi do campo acadêmico-científico da educação física no Brasil
title_fullStr O modus operandi do campo acadêmico-científico da educação física no Brasil
title_full_unstemmed O modus operandi do campo acadêmico-científico da educação física no Brasil
title_sort O modus operandi do campo acadêmico-científico da educação física no Brasil
author Lazzarotti Filho, Ari
author_facet Lazzarotti Filho, Ari
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Ana Márcia
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Lazzarotti Filho, Ari
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Educação física
Estudo e ensino
Brasil
Educação física
Pesquisa
Brasil
Publicações científicas
topic Educação física
Educação física
Estudo e ensino
Brasil
Educação física
Pesquisa
Brasil
Publicações científicas
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011
2012-10-26T06:07:51Z
2012-10-26T06:07:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 299713
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95808
identifier_str_mv 299713
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95808
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 147 p.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652085291384832