Modus operandi da produção científica da educação física : uma análise das revistas e suas veiculações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lazzarotti Filho, Ari
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Silva, Ana Márcia, Nascimento, Juarez Vieira do, Mascarenhas, Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/28631
https://dx.doi.org/10.4025/reveducfis.v23i1.12551
Resumo: O campo da Educação Física no Brasil começa a incorporar, cotidianamente e com ênfase crescente, a prática de pesquisa, a qual traz consigo todo um aparato próprio do fazer científico contemporâneo, especialmente a divulgação dos seus resultados por meio das revistas científicas. Para compreender como esse processo vem se desenvolvendo e quais os seus desdobramentos para a Educação Física, o presente estudo analisou a veiculação do conhecimento de oito revistas desse campo no Brasil, considerando o ano base de 2008. A análise fundamentou-se na teoria relacional de Bourdieu (2009) e os resultados apontam um campo em pleno desenvolvimento, que produz um modus operandi fundado ainda na tônica da dicotomia entre as chamadas ciências duras e as ciências moles, reproduz a lógica interna de seus campos de origem e ainda indica teorias com pouco poder de refração e retradução para a Educação Física.
id UNB_df1c2454f1ebc87c4c000c18931f5a44
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/28631
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Modus operandi da produção científica da educação física : uma análise das revistas e suas veiculaçõesModus operandi of the scientific production of the physical education : an analysis of the journals and their publicationsComunicação científicaPeriódicos - educação físicaCiênciaO campo da Educação Física no Brasil começa a incorporar, cotidianamente e com ênfase crescente, a prática de pesquisa, a qual traz consigo todo um aparato próprio do fazer científico contemporâneo, especialmente a divulgação dos seus resultados por meio das revistas científicas. Para compreender como esse processo vem se desenvolvendo e quais os seus desdobramentos para a Educação Física, o presente estudo analisou a veiculação do conhecimento de oito revistas desse campo no Brasil, considerando o ano base de 2008. A análise fundamentou-se na teoria relacional de Bourdieu (2009) e os resultados apontam um campo em pleno desenvolvimento, que produz um modus operandi fundado ainda na tônica da dicotomia entre as chamadas ciências duras e as ciências moles, reproduz a lógica interna de seus campos de origem e ainda indica teorias com pouco poder de refração e retradução para a Educação Física.The area of Physical Education in Brazil has continually and emphatically incorporated the research practice, which brings together its own contemporary scientific method, especially the publication of the main results in scientific journals. To comprehend how this process has been developed as well as its consequences to the Physical Education area, the present study investigated the publication of the knowledge produced in eight Brazilian journals of the area published in the year 2008. The analysis was based on Bourdieu (2009) and the results demonstrate that it is an area on its own development. Moreover, the results also indicate that this area of research is producing its own modus operandi based on the dichotomy of the hard and light sciences, still reproducing the internal logic of its original areas and indicating theories with little power of refraction and retranslation to the Physical Education area.Faculdade de Educação Física (FEF)Universidade Estadual de Maringá2017-12-07T05:01:36Z2017-12-07T05:01:36Z2012-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLAZZAROTTI FILHO, Ari et al. Modus operandi da produção científica da educação física: uma análise das revistas e suas veiculações. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 23, n. 1, p. 1-14, jan./mar. 2012. DOI: https://doi.org/10.4025/reveducfis.v23i1.12551. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832012000100001. Acesso em: 16 set. 2020.http://repositorio.unb.br/handle/10482/28631https://dx.doi.org/10.4025/reveducfis.v23i1.12551Revista da Educação Física/UEM - (CC BY) - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832012000100001. Acesso em: 16 set. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessLazzarotti Filho, AriSilva, Ana MárciaNascimento, Juarez Vieira doMascarenhas, Fernandoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-01T02:53:01Zoai:repositorio.unb.br:10482/28631Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-01T02:53:01Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Modus operandi da produção científica da educação física : uma análise das revistas e suas veiculações
Modus operandi of the scientific production of the physical education : an analysis of the journals and their publications
title Modus operandi da produção científica da educação física : uma análise das revistas e suas veiculações
spellingShingle Modus operandi da produção científica da educação física : uma análise das revistas e suas veiculações
Lazzarotti Filho, Ari
Comunicação científica
Periódicos - educação física
Ciência
title_short Modus operandi da produção científica da educação física : uma análise das revistas e suas veiculações
title_full Modus operandi da produção científica da educação física : uma análise das revistas e suas veiculações
title_fullStr Modus operandi da produção científica da educação física : uma análise das revistas e suas veiculações
title_full_unstemmed Modus operandi da produção científica da educação física : uma análise das revistas e suas veiculações
title_sort Modus operandi da produção científica da educação física : uma análise das revistas e suas veiculações
author Lazzarotti Filho, Ari
author_facet Lazzarotti Filho, Ari
Silva, Ana Márcia
Nascimento, Juarez Vieira do
Mascarenhas, Fernando
author_role author
author2 Silva, Ana Márcia
Nascimento, Juarez Vieira do
Mascarenhas, Fernando
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lazzarotti Filho, Ari
Silva, Ana Márcia
Nascimento, Juarez Vieira do
Mascarenhas, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação científica
Periódicos - educação física
Ciência
topic Comunicação científica
Periódicos - educação física
Ciência
description O campo da Educação Física no Brasil começa a incorporar, cotidianamente e com ênfase crescente, a prática de pesquisa, a qual traz consigo todo um aparato próprio do fazer científico contemporâneo, especialmente a divulgação dos seus resultados por meio das revistas científicas. Para compreender como esse processo vem se desenvolvendo e quais os seus desdobramentos para a Educação Física, o presente estudo analisou a veiculação do conhecimento de oito revistas desse campo no Brasil, considerando o ano base de 2008. A análise fundamentou-se na teoria relacional de Bourdieu (2009) e os resultados apontam um campo em pleno desenvolvimento, que produz um modus operandi fundado ainda na tônica da dicotomia entre as chamadas ciências duras e as ciências moles, reproduz a lógica interna de seus campos de origem e ainda indica teorias com pouco poder de refração e retradução para a Educação Física.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03
2017-12-07T05:01:36Z
2017-12-07T05:01:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LAZZAROTTI FILHO, Ari et al. Modus operandi da produção científica da educação física: uma análise das revistas e suas veiculações. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 23, n. 1, p. 1-14, jan./mar. 2012. DOI: https://doi.org/10.4025/reveducfis.v23i1.12551. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832012000100001. Acesso em: 16 set. 2020.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/28631
https://dx.doi.org/10.4025/reveducfis.v23i1.12551
identifier_str_mv LAZZAROTTI FILHO, Ari et al. Modus operandi da produção científica da educação física: uma análise das revistas e suas veiculações. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 23, n. 1, p. 1-14, jan./mar. 2012. DOI: https://doi.org/10.4025/reveducfis.v23i1.12551. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832012000100001. Acesso em: 16 set. 2020.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/28631
https://dx.doi.org/10.4025/reveducfis.v23i1.12551
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580724253720576