EFL reading teachers' procedures in Florianópolis public schools: a case study

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nóbrega, Daniela Gomes de Araújo
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83750
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras-Inglês.
id UFSC_e2193a74f63b024752460da702335759
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83750
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaNóbrega, Daniela Gomes de AraújoTomitch, Leda Maria Braga2012-10-20T03:03:13Z2012-10-20T03:03:13Z20022002182191http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83750Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras-Inglês.A finalidade deste trabalho é analisar o que os professores de Inglês fazem em suas aulas de leitura e investigar quais os objetivos deaprendizagem que eles enfatizam no ensino de leitura, e qual o tipo de resposta que eles estimulam nos alunos. Vinte professores e 120 alunos de escolas públicas de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, participaram da pesquisa. Os dados deste estudo vieram de entrevistas com estes vinte professores, de doze horas de observações de aulas com dois dos vinte professores entrevistados, e a aplicação de um questionário a estudantes que assistiram às aulas observadas. Os resultados da entrevista revelaram que a maioria dos professores procura enfatizar o estudo do vocabulário, pronúncia através de leitura em voz alta, mais atividades de leitura passiva do que ativa e questões que lidam com compreensão no nível literal. No que diz respeito à observação de sala de aula, os resultados mostraram que o(a) Professor(a) A procura basear suas aulas seguindo uma pedagogia mais tradicional do ensino de leitura; ensino este que se assemelha com a abordagem direta, o modelo ascendente de leitura e com a metodologia focalizada na testagem. Sobre o(a) Professor(a) B, os resultados demonstraram que este(a) professor(a) parece ser mais consciente em treinar os estudantes para praticar as estratégias de leitura aplicando atividades que encorajam a aprendizagem cooperativa. Os resultados referentes aos questionários dos estudantes indicaram que eles parecem acreditar que os principais objetivos de aprendizagem no ensino de leitura em Inglês como Língua Estrangeira são o estudo do vocabulário e a pronúncia das palavras. De acordo com eles, é por meio da tradução que eles podem entender o que eles lêem em Inglês. Este estudo, portanto, foi uma tentativa de descrever o perfil dos professores de Inglês no ensino de leitura e também determinar o tipo de respostas que estes professores costumam motivar nos seus estudantes do ensino secundário de duas instituições educacionais do sul do Brasil.XIII,129f.| tabs.engFlorianópolis, SCLiteraturaLingua inglesaEstudo e ensino (Primeiro grau)AprendizagemLeituraEFL reading teachers' procedures in Florianópolis public schools: a case studyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL182191.pdfapplication/pdf2026072https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/83750/1/182191.pdfafc443c4b9871cbb20d20a87527192e4MD51123456789/837502014-09-25 22:41:39.95oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83750Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-26T01:41:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv EFL reading teachers' procedures in Florianópolis public schools: a case study
title EFL reading teachers' procedures in Florianópolis public schools: a case study
spellingShingle EFL reading teachers' procedures in Florianópolis public schools: a case study
Nóbrega, Daniela Gomes de Araújo
Literatura
Lingua inglesa
Estudo e ensino (Primeiro grau)
Aprendizagem
Leitura
title_short EFL reading teachers' procedures in Florianópolis public schools: a case study
title_full EFL reading teachers' procedures in Florianópolis public schools: a case study
title_fullStr EFL reading teachers' procedures in Florianópolis public schools: a case study
title_full_unstemmed EFL reading teachers' procedures in Florianópolis public schools: a case study
title_sort EFL reading teachers' procedures in Florianópolis public schools: a case study
author Nóbrega, Daniela Gomes de Araújo
author_facet Nóbrega, Daniela Gomes de Araújo
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Nóbrega, Daniela Gomes de Araújo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tomitch, Leda Maria Braga
contributor_str_mv Tomitch, Leda Maria Braga
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Literatura
Lingua inglesa
Estudo e ensino (Primeiro grau)
Aprendizagem
Leitura
topic Literatura
Lingua inglesa
Estudo e ensino (Primeiro grau)
Aprendizagem
Leitura
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras-Inglês.
publishDate 2002
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-20T03:03:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-20T03:03:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83750
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 182191
identifier_str_mv 182191
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83750
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv XIII,129f.| tabs.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/83750/1/182191.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv afc443c4b9871cbb20d20a87527192e4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766804940174393344