A arquitetura escolar sob a ótica do autismo: uma reflexão sobre a percepção visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brasil, Paula de Castro
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rola, Sylvia Meimaridou, Silva, Juliana Christiny Mello da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228802
Resumo: Este estudo busca compreender como as particularidades do processamento sensorial, de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), impactam a maneira como estes usuários extraem as informações visuais do ambiente construído e como tais características influenciam o projeto de arquitetura escolar. A relevância desta investigação baseia-se no grande número de crianças e adolescentes que são diagnosticados com TEA no Brasil e no mundo a cada ano. A partir do método correlacional, os temas chaves da pesquisa, que são oriundos de diferentes campos de conhecimentos como: arquitetura, educação e psicologia, foram relacionados a partir de revisões bibliográficas. A metodologia qualitativa, através da lógica argumentativa, possibilitou a apropriação de informações do âmbito do neurodesenvolvimento, a fim de construir respostas arquitetônicas para as questões observadas. Assim, a partir da compreensão do processamento sensorial atípico, dos autistas, foram estruturadas observações projetuais, que visam tornar os projetos arquitetônicos escolares, com foco no conforto visual dos educandos com TEA, sensível às necessidades destes usuários.
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