Arquitetura escolar: recomendações projetuais para a inclusão da criança com autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Gabriela Vargas
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215503
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2019.
id UFSC_f7edb8de3d36c72aa7e42030c5bd78ab
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/215503
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Arquitetura escolar: recomendações projetuais para a inclusão da criança com autismoArquiteturaEdifícios escolaresErgonomiaPsicologia ambientalAutismo em criançasArquiteturaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2019.A arquitetura lida com a adequação do ambiente físico para facilitar certas funções e provocar o comportamento ambiental pretendido, sendo esse ambiente composto principalmente de elementos sensoriais - texturas, cores, padrões, acústica, etc. Este trabalho consiste em estudo de caso em analisar ambientes de salas de aula e salas multimeios, onde são realizados os Atendimentos Educacionais Especializados (AEE), em três Escolas Básicas Municipais (EBM) da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, as quais atendem crianças com autismo. Os participantes deste estudo foram crianças com autismo, pais ou responsáveis por estas crianças e professores. Esse estudo aborda a possível influência da arquitetura no comportamento humano, apresentando a relação da arquitetura escolar com o comportamento de crianças autistas, tendo como objetivo principal propor recomendações projetuais para a concepção ou adaptação de salas de aula e salas multimeios que possam auxiliar na inclusão da criança com autismo na escola. Destacam-se alguns conceitos de estudo da área da Psicologia Ambiental, Ergonomia e do método de pesquisa chamado Avaliação Pós Ocupação (APO), que se fundamenta na aplicação de procedimentos metodológicos como: Walkthrough, Entrevistas semiestruturadas e Mapa Comportamental. Essa análise possibilitou uma visão eficiente da necessidade de melhoria das condições físicas desses ambientes, indicando quais são os elementos ambientais que possuem possíveis influências no comportamento e desenvolvimento físico-motor de crianças com autismo. Os resultados foram analisados a partir do emprego da técnica de Análise de Conteúdo, conforme Bardin (2004), possibilitando o agrupamento dos relatos dos participantes em categorias e eixos temáticos, que posteriormente agrupados, configuram os principais elementos de relação pessoa-ambiente, no caso criança autista - escolas do município de Florianópolis, na busca de um ambiente escolar mais inclusivo.<br>Abstract : The architecture deals with the adequacy of the physical environment to facilitate certain functions and to provoke the intended environmental behavior, being this environment composed mainly of sensorial elements - textures, colors, patterns, acoustics, etc. This work consists of a case study in analyzing environments of classrooms and multimedia rooms, where the Specialized Educational Attendance (AEE) is carried out in three Municipal Basic Schools (EBM) of the Municipal Teaching Network of Florianópolis, which attend children with autism. Participants in this study were children with autism, parents or guardians of these children and teachers. This study deals with the possible influence of architecture on human behavior, presenting the relation of school architecture to the behavior of autistic children, with the main objective of proposing recommendations for the design or adaptation of classrooms and multimedia rooms that may help in the inclusion of child with autism at school. Some concepts of the study of Environmental Psychology, Ergonomics and the research method called Post-Occupancy Assessment (APO) are highlighted, which is based on the application of methodological procedures such as: Walkthrough, semi-structured interviews and Behavioral Map. This analysis allowed an efficient view of the need to improve the physical conditions of these environments, indicating which are the environmental elements that have possible influences on the behavior and motor-physical development of children with autism. The results were analyzed using the Content Analysis technique, according to Bardin (2004), allowing the grouping of the reports of the participants in categories and thematic axes, which later grouped together, configure the main elements of the relation between person and environment in the case of autistic children - schools in the city of Florianópolis, in the search for a more inclusive school environment.Vergara, Lizandra Garcia LupiUniversidade Federal de Santa CatarinaRodrigues, Gabriela Vargas2020-10-21T21:17:21Z2020-10-21T21:17:21Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis183 p.| il., gráfs.application/pdf364495https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215503porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:17:21Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215503Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:17:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Arquitetura escolar: recomendações projetuais para a inclusão da criança com autismo
title Arquitetura escolar: recomendações projetuais para a inclusão da criança com autismo
spellingShingle Arquitetura escolar: recomendações projetuais para a inclusão da criança com autismo
Rodrigues, Gabriela Vargas
Arquitetura
Edifícios escolares
Ergonomia
Psicologia ambiental
Autismo em crianças
Arquitetura
title_short Arquitetura escolar: recomendações projetuais para a inclusão da criança com autismo
title_full Arquitetura escolar: recomendações projetuais para a inclusão da criança com autismo
title_fullStr Arquitetura escolar: recomendações projetuais para a inclusão da criança com autismo
title_full_unstemmed Arquitetura escolar: recomendações projetuais para a inclusão da criança com autismo
title_sort Arquitetura escolar: recomendações projetuais para a inclusão da criança com autismo
author Rodrigues, Gabriela Vargas
author_facet Rodrigues, Gabriela Vargas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vergara, Lizandra Garcia Lupi
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Gabriela Vargas
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitetura
Edifícios escolares
Ergonomia
Psicologia ambiental
Autismo em crianças
Arquitetura
topic Arquitetura
Edifícios escolares
Ergonomia
Psicologia ambiental
Autismo em crianças
Arquitetura
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-10-21T21:17:21Z
2020-10-21T21:17:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 364495
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215503
identifier_str_mv 364495
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215503
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 183 p.| il., gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652232934031360