A importância do ensino a distância - "EAD" como ferramenta para a educação continuada: um estudo de caso para a Escola Técnica Tsedakah em Dias D'Ávila - Bahia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83977 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_e274e68856d160718c43a44274604634 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83977 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A importância do ensino a distância - "EAD" como ferramenta para a educação continuada: um estudo de caso para a Escola Técnica Tsedakah em Dias D'Ávila - BahiaEngenharia de produçãoEnsino a distanciaEducação permanenteDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.O objetivo deste trabalho é analisar alguns traços que historicamente definiram a gestão na modalidade a distância e caracterizar os novos desafios que enfrentamos neste século. Paulo Freire projeta um método pedagógico que se consubstancia na ação e no diálogo. O conteúdo que ajudará o educando é definido a partir do Conceito antropológico e humanista da Cultura. A relação existente entre o sujeito e o objeto define-se como dialética, sendo que a opressão proíbe a existência do Processo Cognitivo. Interessados para que ocorra o desenvolvimento nas atividades Sociais e Educacionais, com uma educação crítica, face situações mercadológicas existentes, fazendo-se uso de mídias interativas, propomo-nos a desenvolver a modalidade de Educação a Distância, na disciplina de Informática, da Escola Técnica Tsedakah, em Dias D´Ávila. Sob o prisma educacional, pedagógico, sócio-político, far-se-á o emprego da EAD na busca da educação continuada e permanente, com o emprego de novas tecnologias, existentes no Objetivo Geral, redimensionando-se, desta forma, o paradigma da Educação Convencional. Far-se-á, nos objetivos específicos, revisão da literatura sobre educação a distância, ambientes pesquisados e resultados alcançados. Observa-se que a "EAD" possui uma certa limitação, para atender à demanda existente no campo educacional, em virtude do quantitativo de pessoas que necessitam obter o aperfeiçoamento pessoal e profissionalmente. Face a tal fato, analisaremos, inicialmente, elementos que contribuíram na formação da educação a distância e das alterações ocorridas até os dias de hoje. Verificou-se a maneira como a atividade de Educação a Distância poderá ser empregada, analisando-se os Sistemas de Custeio por Absorção e Variável e a maneira pela qual os mesmos poderão ser estruturados e propostos na EAD. A seguir, analisaremos o perfil de uma instituição educacional, cujas novas tecnologias de gestão, especificamente a EAD, possibilitaram uma maior abrangência de sua atuação e gestão, em virtude dos conceitos provindos desta pesquisa em seus Projetos Pedagógico e Avaliativo. Por fim, concluiremos este trabalho indicando os caminhos e direcionamentos que orientarão as recomendações para trabalhos futuros.Florianópolis, SCFialho, Francisco Antonio PereiraUniversidade Federal de Santa CatarinaPagano, Luís Antonio Neves2012-10-20T05:09:46Z2012-10-20T05:09:46Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisx, 111 f.| il., tabs.application/pdf190916http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83977porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-26T01:22:33Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/83977Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-26T01:22:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância do ensino a distância - "EAD" como ferramenta para a educação continuada: um estudo de caso para a Escola Técnica Tsedakah em Dias D'Ávila - Bahia |
title |
A importância do ensino a distância - "EAD" como ferramenta para a educação continuada: um estudo de caso para a Escola Técnica Tsedakah em Dias D'Ávila - Bahia |
spellingShingle |
A importância do ensino a distância - "EAD" como ferramenta para a educação continuada: um estudo de caso para a Escola Técnica Tsedakah em Dias D'Ávila - Bahia Pagano, Luís Antonio Neves Engenharia de produção Ensino a distancia Educação permanente |
title_short |
A importância do ensino a distância - "EAD" como ferramenta para a educação continuada: um estudo de caso para a Escola Técnica Tsedakah em Dias D'Ávila - Bahia |
title_full |
A importância do ensino a distância - "EAD" como ferramenta para a educação continuada: um estudo de caso para a Escola Técnica Tsedakah em Dias D'Ávila - Bahia |
title_fullStr |
A importância do ensino a distância - "EAD" como ferramenta para a educação continuada: um estudo de caso para a Escola Técnica Tsedakah em Dias D'Ávila - Bahia |
title_full_unstemmed |
A importância do ensino a distância - "EAD" como ferramenta para a educação continuada: um estudo de caso para a Escola Técnica Tsedakah em Dias D'Ávila - Bahia |
title_sort |
A importância do ensino a distância - "EAD" como ferramenta para a educação continuada: um estudo de caso para a Escola Técnica Tsedakah em Dias D'Ávila - Bahia |
author |
Pagano, Luís Antonio Neves |
author_facet |
Pagano, Luís Antonio Neves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fialho, Francisco Antonio Pereira Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pagano, Luís Antonio Neves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Ensino a distancia Educação permanente |
topic |
Engenharia de produção Ensino a distancia Educação permanente |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 2002 2012-10-20T05:09:46Z 2012-10-20T05:09:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
190916 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83977 |
identifier_str_mv |
190916 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83977 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
x, 111 f.| il., tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651929258033152 |