Análise de operações portuárias de importação com base nas dimensões ambiental, social e de governança: estudo de caso de porto multicarga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muniz, João Vitor Rego
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253147
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Florianópolis, 2023.
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spelling Análise de operações portuárias de importação com base nas dimensões ambiental, social e de governança: estudo de caso de porto multicargaEngenharia mecânicaPortosGovernançaImpacto ambientalDesperdício (Economia)ReduçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Florianópolis, 2023.A atividade portuária é um dos mais antigos meios logísticos utilizados pela humanidade, e que apresenta grande relevância do ponto de vista econômico onde quer que seja utilizado. Contudo, sua operação gera resultados diretos e indiretos em diferentes perspectivas de análise. O objetivo deste trabalho consiste em analisar as operações portuárias, em especial de importação, elaborando um estudo aplicado em um porto multicargas, utilizando uma abordagem incluída sob as dimensões do ESG (Environmental, Social, Governance). Este trabalho é ampliado nos conceitos teóricos da ecologia industrial, avaliação do ciclo de vida (ACV) e gestão portuária. Para sua realização, utilizou-se uma metodologia para análise de cada dimensão da ESG: (a) na dimensão de governança foram estudados os movimentos presentes em cada tipo de operação, os tempos e recursos utilizados na mesma, buscando conhecer seus gargalos e desperdícios ; (b) na dimensão social foi realizado um estudo qualitativo sobre a relação porto-cidade aplicado com o público interno e a população residente próxima ao porto e, além disso, investigou-se as iniciativas sociais realizadas pela empresa alvo do estudo; (c) na esfera ambiental foi utilizado o ACV para fins de estudo comparativo entre as operações semiautomatizadas e não automatizadas, identificando suas repercussões no meio ambiente. Como principal resultado na análise de governança, obteve-se uma taxa de desperdício de material de 2,23%. Na esfera social foi evidenciado o desconhecimento das ações realizadas pelas empresas as portuárias a fim de mitigar seus impactos gerados. No âmbito ambiental foi evidenciado que a operação não automatizada apresenta um maior volume total de emissões de CO2. Em seguida, foram elencas melhorias no processo de implementação pelo porto e outras foram sugeridas pelo autor do trabalho. Por fim, conclui-se que, mesmo diante da enorme relevância do setor, é necessária a adoção de melhorias em todas as dimensões do ESG, incluindo o desenvolvimento de uma cultura de redução de desperdícios e melhoria contínua.Abstract: Port activity is one of the oldest logistical means used by humanity, which has significant relevance from an economic point of view wherever it is used. However, its operation generates direct and indirect impacts in different perspectives of analysis. The objective of this work is to analyze port operations, especially imports, preparing a study applied to a multi-cargo port, using an approach based on the dimensions of ESG (Environmental, Social, Governance). This work is supported by the theoretical concepts of industrial ecology, life cycle assessment (LCA) and port management. For its realization, a methodology was used to analyze each ESG dimension: (a) in the governance dimension, the movements that take place in each type of operation were studied, as well as the times and resources used in it, seeking to know their bottlenecks and waste ; (b) in the social dimension, a qualitative study was carried out on the port-city relationship applied to the internal public and the population residing near the port and, and the social initiatives carried out by the studied company were investigated; (c) in the environmental context, LCA was used for the purpose of comparative study between semi-automated and non-automated operations, aiming to identify their repercussions on the environment. As the main result in the governance analysis, a material waste rate of 2.23% was obtained. In the social sphere, the lack of knowledge of the actions carried out by port companies in order to mitigate their generated impacts was evidenced. In the environmental dimension, it was evidenced that the non-automated operation presents a higher total volume of CO2 emissions. Then, improvements in the implementation process by the port were listed and others were suggested by the author of this work. Finally, it is concluded that, even in the face of the enormous relevance of the sector, it is necessary to adopt improvements in all dimensions of the ESG, including the development of a culture of waste reduction and continuous improvement.Ferreira, João Carlos EspíndolaUniversidade Federal de Santa CatarinaMuniz, João Vitor Rego2023-12-13T23:30:42Z2023-12-13T23:30:42Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis133 p.| il., tabs.application/pdf385392https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253147porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-13T23:30:42Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/253147Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-12-13T23:30:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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