Análise da governança portuária a partir da Path Dependence Theory : um estudo junto ao porto de Valência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Guilherme Bergmann Borges
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Gonçalves, Roberto Birch, Milan, Gabriel Sperandio, Kliemann Neto, Francisco Jose
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/193968
Resumo: Os portos vêm sendo cada vez mais estudados como aglomerados empresariais e um aspecto emergente na literatura é a coordenação dos atores pertencentes a estes aglomerados, ou seja, a governança portuária. Parte dos estudos busca relacionar o modelo de governança portuária com a performance dos portos, mas os resultados não são conclusivos, uma vez que a performance portuária também depende de uma série de outros fatores. Entre tais fatores estão os eventos passados, as escolhas anteriores feitas pelo porto, que impactam na sua competitividade presente e futura. Portanto, a governança portuária pode ser estudada a partir da perspectiva da dependência da trajetória (Path Dependence). Assim, o presente estudo teve como objetivo analisar as inovações relacionadas à governança portuária no Porto de Valência (Espanha) a partir dos pressupostos da Path Dependence Theory. Os resultados indicam que o Porto vem obtendo resultados positivos como decorrência de suas ações de governança. No entanto, sugere-se um constante monitoramento ambiental para evitar um possível ‘trancamento’ do Porto em uma trajetória desfavorável.
id UFRGS-2_d6ce5eaf2ac781fa2055c9a6ccdcd095
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193968
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vieira, Guilherme Bergmann BorgesGonçalves, Roberto BirchMilan, Gabriel SperandioKliemann Neto, Francisco Jose2019-05-08T02:34:42Z20131808-0448http://hdl.handle.net/10183/193968000935999Os portos vêm sendo cada vez mais estudados como aglomerados empresariais e um aspecto emergente na literatura é a coordenação dos atores pertencentes a estes aglomerados, ou seja, a governança portuária. Parte dos estudos busca relacionar o modelo de governança portuária com a performance dos portos, mas os resultados não são conclusivos, uma vez que a performance portuária também depende de uma série de outros fatores. Entre tais fatores estão os eventos passados, as escolhas anteriores feitas pelo porto, que impactam na sua competitividade presente e futura. Portanto, a governança portuária pode ser estudada a partir da perspectiva da dependência da trajetória (Path Dependence). Assim, o presente estudo teve como objetivo analisar as inovações relacionadas à governança portuária no Porto de Valência (Espanha) a partir dos pressupostos da Path Dependence Theory. Os resultados indicam que o Porto vem obtendo resultados positivos como decorrência de suas ações de governança. No entanto, sugere-se um constante monitoramento ambiental para evitar um possível ‘trancamento’ do Porto em uma trajetória desfavorável.The ports have been increasingly studied as enterprise clusters and an aspect that emerges from the literature is the coordination of actors belonging to the clusters, the port governance. Most of studies seeking to relate the port governance model to the performance ports, but the results are not conclusive since the performance port also depends on a number of other factors. Among such factors are past events, the previous choices made by the port, that impact their present and futures competitiveness. Therefore, port governance can be studied from the perspective of the path dependence. Thus, this study aimed to analyze the innovations related to port governance in the Valencia Port (Spain) from the assumptions of Path Dependence Theory. The evidences indicate that the Port has achieved positive results as a consequence of their governance actions. However, it is suggested a constants environmental monitoring to avoid the possible locking of the Port in an unfavorable trend.application/pdfporRevista gestão industrial [recurso eletrônico]. Curitiba, PR. Vol. 9, n. 3 (2013), p. 552-570GovernançaPortosPort governancePath dependence theoryPort of valenciaAnálise da governança portuária a partir da Path Dependence Theory : um estudo junto ao porto de ValênciaPort governance analysis from Path Dependence Theory : a study on the Valencia Portinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000935999.pdf.txt000935999.pdf.txtExtracted Texttext/plain52653http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193968/2/000935999.pdf.txtc343ff72b9dc2f57e1dd826860a2325bMD52ORIGINAL000935999.pdfTexto completoapplication/pdf343822http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193968/1/000935999.pdf628cacd53f4b4a322ea67ff617fbab1bMD5110183/1939682019-05-09 02:37:28.158442oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193968Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-05-09T05:37:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise da governança portuária a partir da Path Dependence Theory : um estudo junto ao porto de Valência
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Port governance analysis from Path Dependence Theory : a study on the Valencia Port
title Análise da governança portuária a partir da Path Dependence Theory : um estudo junto ao porto de Valência
spellingShingle Análise da governança portuária a partir da Path Dependence Theory : um estudo junto ao porto de Valência
Vieira, Guilherme Bergmann Borges
Governança
Portos
Port governance
Path dependence theory
Port of valencia
title_short Análise da governança portuária a partir da Path Dependence Theory : um estudo junto ao porto de Valência
title_full Análise da governança portuária a partir da Path Dependence Theory : um estudo junto ao porto de Valência
title_fullStr Análise da governança portuária a partir da Path Dependence Theory : um estudo junto ao porto de Valência
title_full_unstemmed Análise da governança portuária a partir da Path Dependence Theory : um estudo junto ao porto de Valência
title_sort Análise da governança portuária a partir da Path Dependence Theory : um estudo junto ao porto de Valência
author Vieira, Guilherme Bergmann Borges
author_facet Vieira, Guilherme Bergmann Borges
Gonçalves, Roberto Birch
Milan, Gabriel Sperandio
Kliemann Neto, Francisco Jose
author_role author
author2 Gonçalves, Roberto Birch
Milan, Gabriel Sperandio
Kliemann Neto, Francisco Jose
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Guilherme Bergmann Borges
Gonçalves, Roberto Birch
Milan, Gabriel Sperandio
Kliemann Neto, Francisco Jose
dc.subject.por.fl_str_mv Governança
Portos
topic Governança
Portos
Port governance
Path dependence theory
Port of valencia
dc.subject.eng.fl_str_mv Port governance
Path dependence theory
Port of valencia
description Os portos vêm sendo cada vez mais estudados como aglomerados empresariais e um aspecto emergente na literatura é a coordenação dos atores pertencentes a estes aglomerados, ou seja, a governança portuária. Parte dos estudos busca relacionar o modelo de governança portuária com a performance dos portos, mas os resultados não são conclusivos, uma vez que a performance portuária também depende de uma série de outros fatores. Entre tais fatores estão os eventos passados, as escolhas anteriores feitas pelo porto, que impactam na sua competitividade presente e futura. Portanto, a governança portuária pode ser estudada a partir da perspectiva da dependência da trajetória (Path Dependence). Assim, o presente estudo teve como objetivo analisar as inovações relacionadas à governança portuária no Porto de Valência (Espanha) a partir dos pressupostos da Path Dependence Theory. Os resultados indicam que o Porto vem obtendo resultados positivos como decorrência de suas ações de governança. No entanto, sugere-se um constante monitoramento ambiental para evitar um possível ‘trancamento’ do Porto em uma trajetória desfavorável.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-08T02:34:42Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/193968
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1808-0448
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000935999
identifier_str_mv 1808-0448
000935999
url http://hdl.handle.net/10183/193968
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista gestão industrial [recurso eletrônico]. Curitiba, PR. Vol. 9, n. 3 (2013), p. 552-570
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193968/2/000935999.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193968/1/000935999.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c343ff72b9dc2f57e1dd826860a2325b
628cacd53f4b4a322ea67ff617fbab1b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447684708827136