Análise da governança portuária a partir da Path Dependence Theory : um estudo junto ao porto de Valência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/193968 |
Resumo: | Os portos vêm sendo cada vez mais estudados como aglomerados empresariais e um aspecto emergente na literatura é a coordenação dos atores pertencentes a estes aglomerados, ou seja, a governança portuária. Parte dos estudos busca relacionar o modelo de governança portuária com a performance dos portos, mas os resultados não são conclusivos, uma vez que a performance portuária também depende de uma série de outros fatores. Entre tais fatores estão os eventos passados, as escolhas anteriores feitas pelo porto, que impactam na sua competitividade presente e futura. Portanto, a governança portuária pode ser estudada a partir da perspectiva da dependência da trajetória (Path Dependence). Assim, o presente estudo teve como objetivo analisar as inovações relacionadas à governança portuária no Porto de Valência (Espanha) a partir dos pressupostos da Path Dependence Theory. Os resultados indicam que o Porto vem obtendo resultados positivos como decorrência de suas ações de governança. No entanto, sugere-se um constante monitoramento ambiental para evitar um possível ‘trancamento’ do Porto em uma trajetória desfavorável. |
id |
UFRGS-2_d6ce5eaf2ac781fa2055c9a6ccdcd095 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193968 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Vieira, Guilherme Bergmann BorgesGonçalves, Roberto BirchMilan, Gabriel SperandioKliemann Neto, Francisco Jose2019-05-08T02:34:42Z20131808-0448http://hdl.handle.net/10183/193968000935999Os portos vêm sendo cada vez mais estudados como aglomerados empresariais e um aspecto emergente na literatura é a coordenação dos atores pertencentes a estes aglomerados, ou seja, a governança portuária. Parte dos estudos busca relacionar o modelo de governança portuária com a performance dos portos, mas os resultados não são conclusivos, uma vez que a performance portuária também depende de uma série de outros fatores. Entre tais fatores estão os eventos passados, as escolhas anteriores feitas pelo porto, que impactam na sua competitividade presente e futura. Portanto, a governança portuária pode ser estudada a partir da perspectiva da dependência da trajetória (Path Dependence). Assim, o presente estudo teve como objetivo analisar as inovações relacionadas à governança portuária no Porto de Valência (Espanha) a partir dos pressupostos da Path Dependence Theory. Os resultados indicam que o Porto vem obtendo resultados positivos como decorrência de suas ações de governança. No entanto, sugere-se um constante monitoramento ambiental para evitar um possível ‘trancamento’ do Porto em uma trajetória desfavorável.The ports have been increasingly studied as enterprise clusters and an aspect that emerges from the literature is the coordination of actors belonging to the clusters, the port governance. Most of studies seeking to relate the port governance model to the performance ports, but the results are not conclusive since the performance port also depends on a number of other factors. Among such factors are past events, the previous choices made by the port, that impact their present and futures competitiveness. Therefore, port governance can be studied from the perspective of the path dependence. Thus, this study aimed to analyze the innovations related to port governance in the Valencia Port (Spain) from the assumptions of Path Dependence Theory. The evidences indicate that the Port has achieved positive results as a consequence of their governance actions. However, it is suggested a constants environmental monitoring to avoid the possible locking of the Port in an unfavorable trend.application/pdfporRevista gestão industrial [recurso eletrônico]. Curitiba, PR. Vol. 9, n. 3 (2013), p. 552-570GovernançaPortosPort governancePath dependence theoryPort of valenciaAnálise da governança portuária a partir da Path Dependence Theory : um estudo junto ao porto de ValênciaPort governance analysis from Path Dependence Theory : a study on the Valencia Portinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000935999.pdf.txt000935999.pdf.txtExtracted Texttext/plain52653http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193968/2/000935999.pdf.txtc343ff72b9dc2f57e1dd826860a2325bMD52ORIGINAL000935999.pdfTexto completoapplication/pdf343822http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193968/1/000935999.pdf628cacd53f4b4a322ea67ff617fbab1bMD5110183/1939682019-05-09 02:37:28.158442oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193968Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-05-09T05:37:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise da governança portuária a partir da Path Dependence Theory : um estudo junto ao porto de Valência |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Port governance analysis from Path Dependence Theory : a study on the Valencia Port |
title |
Análise da governança portuária a partir da Path Dependence Theory : um estudo junto ao porto de Valência |
spellingShingle |
Análise da governança portuária a partir da Path Dependence Theory : um estudo junto ao porto de Valência Vieira, Guilherme Bergmann Borges Governança Portos Port governance Path dependence theory Port of valencia |
title_short |
Análise da governança portuária a partir da Path Dependence Theory : um estudo junto ao porto de Valência |
title_full |
Análise da governança portuária a partir da Path Dependence Theory : um estudo junto ao porto de Valência |
title_fullStr |
Análise da governança portuária a partir da Path Dependence Theory : um estudo junto ao porto de Valência |
title_full_unstemmed |
Análise da governança portuária a partir da Path Dependence Theory : um estudo junto ao porto de Valência |
title_sort |
Análise da governança portuária a partir da Path Dependence Theory : um estudo junto ao porto de Valência |
author |
Vieira, Guilherme Bergmann Borges |
author_facet |
Vieira, Guilherme Bergmann Borges Gonçalves, Roberto Birch Milan, Gabriel Sperandio Kliemann Neto, Francisco Jose |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Roberto Birch Milan, Gabriel Sperandio Kliemann Neto, Francisco Jose |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Guilherme Bergmann Borges Gonçalves, Roberto Birch Milan, Gabriel Sperandio Kliemann Neto, Francisco Jose |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Governança Portos |
topic |
Governança Portos Port governance Path dependence theory Port of valencia |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Port governance Path dependence theory Port of valencia |
description |
Os portos vêm sendo cada vez mais estudados como aglomerados empresariais e um aspecto emergente na literatura é a coordenação dos atores pertencentes a estes aglomerados, ou seja, a governança portuária. Parte dos estudos busca relacionar o modelo de governança portuária com a performance dos portos, mas os resultados não são conclusivos, uma vez que a performance portuária também depende de uma série de outros fatores. Entre tais fatores estão os eventos passados, as escolhas anteriores feitas pelo porto, que impactam na sua competitividade presente e futura. Portanto, a governança portuária pode ser estudada a partir da perspectiva da dependência da trajetória (Path Dependence). Assim, o presente estudo teve como objetivo analisar as inovações relacionadas à governança portuária no Porto de Valência (Espanha) a partir dos pressupostos da Path Dependence Theory. Os resultados indicam que o Porto vem obtendo resultados positivos como decorrência de suas ações de governança. No entanto, sugere-se um constante monitoramento ambiental para evitar um possível ‘trancamento’ do Porto em uma trajetória desfavorável. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-05-08T02:34:42Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/193968 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1808-0448 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000935999 |
identifier_str_mv |
1808-0448 000935999 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/193968 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista gestão industrial [recurso eletrônico]. Curitiba, PR. Vol. 9, n. 3 (2013), p. 552-570 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193968/2/000935999.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193968/1/000935999.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c343ff72b9dc2f57e1dd826860a2325b 628cacd53f4b4a322ea67ff617fbab1b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447684708827136 |