Transição da Educação Infantil para os anos iniciais do ensino fundamental : uma análise da proposta de um município do Vale do Paraíba
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UNITAU |
Texto Completo: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6879 |
Resumo: | Orientação: Profa. Dra. Juliana Marcondes Bussolotti |
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Lima, Laura Cristina Silva de, 1989-Magalhães, Luciana de Oliveira RochaSouza, Liliane Bordignon deKubilius, Mariana MonteiroUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em EducaçãoBussolotti, Juliana Marcondes, 1960-2024-02-26T22:36:09Z2024-02-26T22:36:09Z2023http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6879Orientação: Profa. Dra. Juliana Marcondes BussolottiDissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2023.Resumo: O processo de transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental ainda é um tema pouco discutido por pesquisadores da área da educação. O termo transição começa a surgir com a aprovação da Lei nº 11.274/2006, que amplia o ensino fundamental para 9 anos. Além disso, a aprovação da Base Nacional Comum Curricular em 2018 fez emergir uma nova perspectiva que norteia a educação básica, trazendo alguns itens importantes para o currículo, levando em consideração o período de transição que pode ser um momento marcado por frustrações e rupturas na trajetória escolar da criança. Assim, investigar as práticas educacionais exercidas por profissionais que atuam no último ano da educação infantil e primeiro ano do ensino fundamental é de extrema importância para contribuir com a compreensão e transformação do processo de transição. Este estudo buscou compreender não só os desafios enfrentados pelos profissionais que atuam nessas duas etapas de ensino, mas, sobretudo, refletir e definir, com gestores e professores, práticas e ações que possam favorecer a transição da educação infantil para os anos iniciais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Os participantes são 10 professores da educação infantil e primeiro ano do ensino fundamental de duas escolas de uma Rede Municipal no interior paulista. Foram realizados dois grupos de discussão e foi aplicado um questionário de caracterização dos participantes. A análise do material foi realizada com base na análise de conteúdo orientada por Maria Laura Franco (2018). Os resultados da pesquisa apontam que a transição da educação infantil para o ensino fundamental implica em mudanças substanciais na estrutura e nas expectativas educacionais. Esse período representa a transição de um ambiente mais lúdico e exploratório para um ambiente mais focado em habilidades acadêmicas, visando preparar as crianças para um ensino mais formal. No entanto, durante as discussões com as professoras, surgiu a preocupação com a ausência do brincar no primeiro ano do ensino fundamental, justificada pelas pressões para alcançar resultados de leitura e escrita. Essa justificativa, no entanto, mostrou-se em desacordo com documentos da rede, como o currículo, que destaca a importância do brincar nos primeiros anos de educação. Além disso, foram identificadas disparidades significativas entre as instalações e os recursos disponíveis para a educação infantil e o ensino fundamental, com o último frequentemente apresentando estruturas inadequadas para crianças. Outro aspecto relevante da pesquisa revelou a falta de autonomia das professoras para incorporarem o brincar em suas práticas, apesar do currículo da rede enfatizar a importância do brincar. Isso sugere a persistência de visões tradicionalistas que impactam a abordagem pedagógica, possivelmente influenciadas pelas formações tradicionais das professoras. Este trabalho insere-se na Linha de Pesquisa "Formação docente e desenvolvimento profissional", da Área de Concentração "Educação infantil, Ensino Fundamental e a Formação docente" do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté.Abstract: The transition process from early childhood education to the early years of elementary school is still a topic little discussed by researchers in the field of education. The term transition begins to emerge with the approval of Law No. 11,274/2006, which extends elementary education to 9 years. Furthermore, the approval in 2018 of the National Common Curricular Base gave rise to a new perspective that guides basic education, bringing some important items to the curriculum, taking into account the transition period which can be a time marked by frustrations and ruptures in the child's school trajectory. Therefore, investigating the educational practices carried out by professionals who work in the last year of early childhood education and the first year of elementary school is of fundamental importance to contribute to the understanding and transformation of the transition process. This study sought to understand not only the challenges faced by professionals who work in these two stages of teaching, but, above all, to reflect and define, with managers and teachers, practices and actions that can favor the transition from early childhood education to the early years. This is qualitative research. The participants are 10 teachers from early childhood education and the first year of primary education from two schools in a municipal network in the interior of São Paulo. Two discussion groups were held and a brief questionnaire was administered to characterize the participants. The analysis of the material was carried out based on content analysis guided by Maria Laura Franco (2018). The research results indicate that the transition from early childhood education to elementary education implies substantial changes in the educational structure and expectations. This period represents the transition from a more playful and exploratory environment to an environment more focused on academic skills, aiming to prepare children for more formal education. However, during discussions with the teachers, concern arose about the absence of playing in the first year of elementary school, justified by the pressure to achieve reading and writing results. This justification, however, proved to be at odds with network documents, such as the curriculum, which highlights the importance of playing in the first years of education. Furthermore, significant disparities were identified between the facilities and resources available for early childhood education and primary education, with the latter often having inadequate structures for children. Another relevant aspect of the research revealed the teachers' lack of autonomy to incorporate playing into their practices, despite the network's curriculum emphasizing the importance of playing. This suggests the persistence of traditionalist views that impact the pedagogical approach, possibly influenced by the teachers' traditional training. This work is part of the Research Line "Teacher training and professional development", of the Concentration Area "Early childhood education, elementary education and teacher training" of the Professional Master's in Education at the University of Taubaté.Made available in DSpace on 2024-02-26T22:36:09Z (GMT). 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