ANÁLISE DE REDES SOCIAIS ENTRE ESTUDANTES PÓS-GRADUANDOS: A FORMAÇÃO DE REDES DE CONFIANÇA E SUA RELAÇÃO COM O ENGAJAMENTO ACADÊMICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: XAVIER, IZABEL CRISTINA SILVA
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: BASTOS, ANTÔNIO VIRGÍLIO BITTENCOURT, LOIOLA, ELISABETH, SOARES, ICLÉIA SANTOS DOREA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190532
Resumo: Nas instituições universitárias, com a crescente busca de qualificação para o corpo técnico administrativo, há diferentes iniciativas de criar um corpo funcional altamente qualificado em nível de pós-graduação, assegurando melhoria na qualidade dos serviços e na gestão. O presente trabalho analisa a experiência de uma turma de servidores que realiza um mestrado profissional em Administração em uma Universidade Pública. O recorte aqui apresentado se detém na análise da relação entre os processos de formação de redes sociais ao longo do curso e o nível de engajamento acadêmico dos alunos. A turma composta de 37 alunos foi acompanhada ao longo de um ano, fazendo-se três medidas das redes sociais de confiança e dos níveis de engajamento acadêmico. Utilizou-se um instrumento padronizado com medida das relações sociais e uma escala validada para medir engajamento acadêmico. Os resultados revelam que o nível de engajamento é moderado e apresentou uma queda entre a primeira e a terceira medida. As redes sociais não se alteraram muito profundamente em termos de suas propriedades estruturais. A centralidade dos atores na rede não se associa claramente a maiores níveis de engajamento acadêmico. Os resultados fornecem insumos para aprimorar a política de seleção e encaminhamento de servidores para cursos desta natureza.
id UFSC_e284f0ba4fffd1647944434df5b6cc16
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190532
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling ANÁLISE DE REDES SOCIAIS ENTRE ESTUDANTES PÓS-GRADUANDOS: A FORMAÇÃO DE REDES DE CONFIANÇA E SUA RELAÇÃO COM O ENGAJAMENTO ACADÊMICONas instituições universitárias, com a crescente busca de qualificação para o corpo técnico administrativo, há diferentes iniciativas de criar um corpo funcional altamente qualificado em nível de pós-graduação, assegurando melhoria na qualidade dos serviços e na gestão. O presente trabalho analisa a experiência de uma turma de servidores que realiza um mestrado profissional em Administração em uma Universidade Pública. O recorte aqui apresentado se detém na análise da relação entre os processos de formação de redes sociais ao longo do curso e o nível de engajamento acadêmico dos alunos. A turma composta de 37 alunos foi acompanhada ao longo de um ano, fazendo-se três medidas das redes sociais de confiança e dos níveis de engajamento acadêmico. Utilizou-se um instrumento padronizado com medida das relações sociais e uma escala validada para medir engajamento acadêmico. Os resultados revelam que o nível de engajamento é moderado e apresentou uma queda entre a primeira e a terceira medida. As redes sociais não se alteraram muito profundamente em termos de suas propriedades estruturais. A centralidade dos atores na rede não se associa claramente a maiores níveis de engajamento acadêmico. Os resultados fornecem insumos para aprimorar a política de seleção e encaminhamento de servidores para cursos desta natureza.INPEAU/UFSC2018-10-16T15:34:57Z2018-10-16T15:34:57Z2018-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-05-9https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190532XAVIER, IZABEL CRISTINA SILVABASTOS, ANTÔNIO VIRGÍLIO BITTENCOURTLOIOLA, ELISABETHSOARES, ICLÉIA SANTOS DOREAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-16T15:34:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190532Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-10-16T15:34:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DE REDES SOCIAIS ENTRE ESTUDANTES PÓS-GRADUANDOS: A FORMAÇÃO DE REDES DE CONFIANÇA E SUA RELAÇÃO COM O ENGAJAMENTO ACADÊMICO
title ANÁLISE DE REDES SOCIAIS ENTRE ESTUDANTES PÓS-GRADUANDOS: A FORMAÇÃO DE REDES DE CONFIANÇA E SUA RELAÇÃO COM O ENGAJAMENTO ACADÊMICO
spellingShingle ANÁLISE DE REDES SOCIAIS ENTRE ESTUDANTES PÓS-GRADUANDOS: A FORMAÇÃO DE REDES DE CONFIANÇA E SUA RELAÇÃO COM O ENGAJAMENTO ACADÊMICO
XAVIER, IZABEL CRISTINA SILVA
title_short ANÁLISE DE REDES SOCIAIS ENTRE ESTUDANTES PÓS-GRADUANDOS: A FORMAÇÃO DE REDES DE CONFIANÇA E SUA RELAÇÃO COM O ENGAJAMENTO ACADÊMICO
title_full ANÁLISE DE REDES SOCIAIS ENTRE ESTUDANTES PÓS-GRADUANDOS: A FORMAÇÃO DE REDES DE CONFIANÇA E SUA RELAÇÃO COM O ENGAJAMENTO ACADÊMICO
title_fullStr ANÁLISE DE REDES SOCIAIS ENTRE ESTUDANTES PÓS-GRADUANDOS: A FORMAÇÃO DE REDES DE CONFIANÇA E SUA RELAÇÃO COM O ENGAJAMENTO ACADÊMICO
title_full_unstemmed ANÁLISE DE REDES SOCIAIS ENTRE ESTUDANTES PÓS-GRADUANDOS: A FORMAÇÃO DE REDES DE CONFIANÇA E SUA RELAÇÃO COM O ENGAJAMENTO ACADÊMICO
title_sort ANÁLISE DE REDES SOCIAIS ENTRE ESTUDANTES PÓS-GRADUANDOS: A FORMAÇÃO DE REDES DE CONFIANÇA E SUA RELAÇÃO COM O ENGAJAMENTO ACADÊMICO
author XAVIER, IZABEL CRISTINA SILVA
author_facet XAVIER, IZABEL CRISTINA SILVA
BASTOS, ANTÔNIO VIRGÍLIO BITTENCOURT
LOIOLA, ELISABETH
SOARES, ICLÉIA SANTOS DOREA
author_role author
author2 BASTOS, ANTÔNIO VIRGÍLIO BITTENCOURT
LOIOLA, ELISABETH
SOARES, ICLÉIA SANTOS DOREA
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv XAVIER, IZABEL CRISTINA SILVA
BASTOS, ANTÔNIO VIRGÍLIO BITTENCOURT
LOIOLA, ELISABETH
SOARES, ICLÉIA SANTOS DOREA
description Nas instituições universitárias, com a crescente busca de qualificação para o corpo técnico administrativo, há diferentes iniciativas de criar um corpo funcional altamente qualificado em nível de pós-graduação, assegurando melhoria na qualidade dos serviços e na gestão. O presente trabalho analisa a experiência de uma turma de servidores que realiza um mestrado profissional em Administração em uma Universidade Pública. O recorte aqui apresentado se detém na análise da relação entre os processos de formação de redes sociais ao longo do curso e o nível de engajamento acadêmico dos alunos. A turma composta de 37 alunos foi acompanhada ao longo de um ano, fazendo-se três medidas das redes sociais de confiança e dos níveis de engajamento acadêmico. Utilizou-se um instrumento padronizado com medida das relações sociais e uma escala validada para medir engajamento acadêmico. Os resultados revelam que o nível de engajamento é moderado e apresentou uma queda entre a primeira e a terceira medida. As redes sociais não se alteraram muito profundamente em termos de suas propriedades estruturais. A centralidade dos atores na rede não se associa claramente a maiores níveis de engajamento acadêmico. Os resultados fornecem insumos para aprimorar a política de seleção e encaminhamento de servidores para cursos desta natureza.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-16T15:34:57Z
2018-10-16T15:34:57Z
2018-10-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-05-9
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190532
identifier_str_mv 978-85-68618-05-9
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190532
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652326520487936