ANÁLISE DE REDES SOCIAIS ENTRE ESTUDANTES PÓS-GRADUANDOS: A FORMAÇÃO DE REDES DE CONFIANÇA E SUA RELAÇÃO COM O ENGAJAMENTO ACADÊMICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190532 |
Resumo: | Nas instituições universitárias, com a crescente busca de qualificação para o corpo técnico administrativo, há diferentes iniciativas de criar um corpo funcional altamente qualificado em nível de pós-graduação, assegurando melhoria na qualidade dos serviços e na gestão. O presente trabalho analisa a experiência de uma turma de servidores que realiza um mestrado profissional em Administração em uma Universidade Pública. O recorte aqui apresentado se detém na análise da relação entre os processos de formação de redes sociais ao longo do curso e o nível de engajamento acadêmico dos alunos. A turma composta de 37 alunos foi acompanhada ao longo de um ano, fazendo-se três medidas das redes sociais de confiança e dos níveis de engajamento acadêmico. Utilizou-se um instrumento padronizado com medida das relações sociais e uma escala validada para medir engajamento acadêmico. Os resultados revelam que o nível de engajamento é moderado e apresentou uma queda entre a primeira e a terceira medida. As redes sociais não se alteraram muito profundamente em termos de suas propriedades estruturais. A centralidade dos atores na rede não se associa claramente a maiores níveis de engajamento acadêmico. Os resultados fornecem insumos para aprimorar a política de seleção e encaminhamento de servidores para cursos desta natureza. |
id |
UFSC_e284f0ba4fffd1647944434df5b6cc16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190532 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
ANÁLISE DE REDES SOCIAIS ENTRE ESTUDANTES PÓS-GRADUANDOS: A FORMAÇÃO DE REDES DE CONFIANÇA E SUA RELAÇÃO COM O ENGAJAMENTO ACADÊMICONas instituições universitárias, com a crescente busca de qualificação para o corpo técnico administrativo, há diferentes iniciativas de criar um corpo funcional altamente qualificado em nível de pós-graduação, assegurando melhoria na qualidade dos serviços e na gestão. O presente trabalho analisa a experiência de uma turma de servidores que realiza um mestrado profissional em Administração em uma Universidade Pública. O recorte aqui apresentado se detém na análise da relação entre os processos de formação de redes sociais ao longo do curso e o nível de engajamento acadêmico dos alunos. A turma composta de 37 alunos foi acompanhada ao longo de um ano, fazendo-se três medidas das redes sociais de confiança e dos níveis de engajamento acadêmico. Utilizou-se um instrumento padronizado com medida das relações sociais e uma escala validada para medir engajamento acadêmico. Os resultados revelam que o nível de engajamento é moderado e apresentou uma queda entre a primeira e a terceira medida. As redes sociais não se alteraram muito profundamente em termos de suas propriedades estruturais. A centralidade dos atores na rede não se associa claramente a maiores níveis de engajamento acadêmico. Os resultados fornecem insumos para aprimorar a política de seleção e encaminhamento de servidores para cursos desta natureza.INPEAU/UFSC2018-10-16T15:34:57Z2018-10-16T15:34:57Z2018-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-05-9https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190532XAVIER, IZABEL CRISTINA SILVABASTOS, ANTÔNIO VIRGÍLIO BITTENCOURTLOIOLA, ELISABETHSOARES, ICLÉIA SANTOS DOREAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-16T15:34:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190532Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-10-16T15:34:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANÁLISE DE REDES SOCIAIS ENTRE ESTUDANTES PÓS-GRADUANDOS: A FORMAÇÃO DE REDES DE CONFIANÇA E SUA RELAÇÃO COM O ENGAJAMENTO ACADÊMICO |
title |
ANÁLISE DE REDES SOCIAIS ENTRE ESTUDANTES PÓS-GRADUANDOS: A FORMAÇÃO DE REDES DE CONFIANÇA E SUA RELAÇÃO COM O ENGAJAMENTO ACADÊMICO |
spellingShingle |
ANÁLISE DE REDES SOCIAIS ENTRE ESTUDANTES PÓS-GRADUANDOS: A FORMAÇÃO DE REDES DE CONFIANÇA E SUA RELAÇÃO COM O ENGAJAMENTO ACADÊMICO XAVIER, IZABEL CRISTINA SILVA |
title_short |
ANÁLISE DE REDES SOCIAIS ENTRE ESTUDANTES PÓS-GRADUANDOS: A FORMAÇÃO DE REDES DE CONFIANÇA E SUA RELAÇÃO COM O ENGAJAMENTO ACADÊMICO |
title_full |
ANÁLISE DE REDES SOCIAIS ENTRE ESTUDANTES PÓS-GRADUANDOS: A FORMAÇÃO DE REDES DE CONFIANÇA E SUA RELAÇÃO COM O ENGAJAMENTO ACADÊMICO |
title_fullStr |
ANÁLISE DE REDES SOCIAIS ENTRE ESTUDANTES PÓS-GRADUANDOS: A FORMAÇÃO DE REDES DE CONFIANÇA E SUA RELAÇÃO COM O ENGAJAMENTO ACADÊMICO |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE DE REDES SOCIAIS ENTRE ESTUDANTES PÓS-GRADUANDOS: A FORMAÇÃO DE REDES DE CONFIANÇA E SUA RELAÇÃO COM O ENGAJAMENTO ACADÊMICO |
title_sort |
ANÁLISE DE REDES SOCIAIS ENTRE ESTUDANTES PÓS-GRADUANDOS: A FORMAÇÃO DE REDES DE CONFIANÇA E SUA RELAÇÃO COM O ENGAJAMENTO ACADÊMICO |
author |
XAVIER, IZABEL CRISTINA SILVA |
author_facet |
XAVIER, IZABEL CRISTINA SILVA BASTOS, ANTÔNIO VIRGÍLIO BITTENCOURT LOIOLA, ELISABETH SOARES, ICLÉIA SANTOS DOREA |
author_role |
author |
author2 |
BASTOS, ANTÔNIO VIRGÍLIO BITTENCOURT LOIOLA, ELISABETH SOARES, ICLÉIA SANTOS DOREA |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
XAVIER, IZABEL CRISTINA SILVA BASTOS, ANTÔNIO VIRGÍLIO BITTENCOURT LOIOLA, ELISABETH SOARES, ICLÉIA SANTOS DOREA |
description |
Nas instituições universitárias, com a crescente busca de qualificação para o corpo técnico administrativo, há diferentes iniciativas de criar um corpo funcional altamente qualificado em nível de pós-graduação, assegurando melhoria na qualidade dos serviços e na gestão. O presente trabalho analisa a experiência de uma turma de servidores que realiza um mestrado profissional em Administração em uma Universidade Pública. O recorte aqui apresentado se detém na análise da relação entre os processos de formação de redes sociais ao longo do curso e o nível de engajamento acadêmico dos alunos. A turma composta de 37 alunos foi acompanhada ao longo de um ano, fazendo-se três medidas das redes sociais de confiança e dos níveis de engajamento acadêmico. Utilizou-se um instrumento padronizado com medida das relações sociais e uma escala validada para medir engajamento acadêmico. Os resultados revelam que o nível de engajamento é moderado e apresentou uma queda entre a primeira e a terceira medida. As redes sociais não se alteraram muito profundamente em termos de suas propriedades estruturais. A centralidade dos atores na rede não se associa claramente a maiores níveis de engajamento acadêmico. Os resultados fornecem insumos para aprimorar a política de seleção e encaminhamento de servidores para cursos desta natureza. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-16T15:34:57Z 2018-10-16T15:34:57Z 2018-10-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-05-9 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190532 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-05-9 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190532 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652326520487936 |