A GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA PROMOÇÃO DO COMÉRCIO JUSTO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: STELZER, JOANA
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: GONÇALVES, EVERTON DAS NEVES, LOPES, LEANDRO RODRIGUES, SABINO, MILEIDE MARLETE FERREIRA LEAL, CARIOCA, ALANA MARIA, CARDOSO, JORDANA MARIA RAMOS
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136054
Resumo: A gestão universitária brasileira enfrenta muitos desafios, um deles consiste na importância da gestão universitária em promover ações de Comércio Justo como forma de estabelecer mecanismos de desenvolvimento que desfaçam as injustas estruturas comerciais, promovendo iniciativas de Comércio Justo em seu campus, estimulando a discussão acerca dos fatores de equidade, justiça e inclusão social. O presente artigo objetiva evidenciar a possibilidade de implementar o Comércio Justo no ambiente universitário brasileiro, sob perspectiva da realidade latino americana. A pesquisa foi realizada sob base lógica indutiva. Quanto ao objeto consistiu em uma pesquisa jurídico-teórica e descritiva. A coleta de dados foi bibliográfica e documental, enquanto a abordagem foi qualitativa. Os dados foram apresentados em forma de textos. Ao final, concluiu-se que na atualidade, nenhuma universidade brasileira participa dessa iniciativa, embora se reconheçam centros de estudos espalhados pelo território nacional que começam a se debruçar sobre a temática. Defende-se, portanto, uma proposta inovadora na esfera das universidades brasileiras que possam inseri-las em políticas de inclusão social, não exclusivamente voltadas para a educação, mas também ligadas aos aspectos de comércio, como é o caso do Comércio Justo.
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