A GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA PROMOÇÃO DO COMÉRCIO JUSTO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136054 |
Resumo: | A gestão universitária brasileira enfrenta muitos desafios, um deles consiste na importância da gestão universitária em promover ações de Comércio Justo como forma de estabelecer mecanismos de desenvolvimento que desfaçam as injustas estruturas comerciais, promovendo iniciativas de Comércio Justo em seu campus, estimulando a discussão acerca dos fatores de equidade, justiça e inclusão social. O presente artigo objetiva evidenciar a possibilidade de implementar o Comércio Justo no ambiente universitário brasileiro, sob perspectiva da realidade latino americana. A pesquisa foi realizada sob base lógica indutiva. Quanto ao objeto consistiu em uma pesquisa jurídico-teórica e descritiva. A coleta de dados foi bibliográfica e documental, enquanto a abordagem foi qualitativa. Os dados foram apresentados em forma de textos. Ao final, concluiu-se que na atualidade, nenhuma universidade brasileira participa dessa iniciativa, embora se reconheçam centros de estudos espalhados pelo território nacional que começam a se debruçar sobre a temática. Defende-se, portanto, uma proposta inovadora na esfera das universidades brasileiras que possam inseri-las em políticas de inclusão social, não exclusivamente voltadas para a educação, mas também ligadas aos aspectos de comércio, como é o caso do Comércio Justo. |
id |
UFSC_e39e5757de012ea3d3b3a58a18fd490d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/136054 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA PROMOÇÃO DO COMÉRCIO JUSTO: UMA ANÁLISE COMPARATIVAA gestão universitária brasileira enfrenta muitos desafios, um deles consiste na importância da gestão universitária em promover ações de Comércio Justo como forma de estabelecer mecanismos de desenvolvimento que desfaçam as injustas estruturas comerciais, promovendo iniciativas de Comércio Justo em seu campus, estimulando a discussão acerca dos fatores de equidade, justiça e inclusão social. O presente artigo objetiva evidenciar a possibilidade de implementar o Comércio Justo no ambiente universitário brasileiro, sob perspectiva da realidade latino americana. A pesquisa foi realizada sob base lógica indutiva. Quanto ao objeto consistiu em uma pesquisa jurídico-teórica e descritiva. A coleta de dados foi bibliográfica e documental, enquanto a abordagem foi qualitativa. Os dados foram apresentados em forma de textos. Ao final, concluiu-se que na atualidade, nenhuma universidade brasileira participa dessa iniciativa, embora se reconheçam centros de estudos espalhados pelo território nacional que começam a se debruçar sobre a temática. Defende-se, portanto, uma proposta inovadora na esfera das universidades brasileiras que possam inseri-las em políticas de inclusão social, não exclusivamente voltadas para a educação, mas também ligadas aos aspectos de comércio, como é o caso do Comércio Justo.INPEAU/UFSC2015-11-03T12:51:59Z2015-11-03T12:51:59Z2015-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-01-1https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136054STELZER, JOANAGONÇALVES, EVERTON DAS NEVESLOPES, LEANDRO RODRIGUESSABINO, MILEIDE MARLETE FERREIRA LEALCARIOCA, ALANA MARIACARDOSO, JORDANA MARIA RAMOSporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-03T12:51:59Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/136054Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-11-03T12:51:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA PROMOÇÃO DO COMÉRCIO JUSTO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA |
title |
A GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA PROMOÇÃO DO COMÉRCIO JUSTO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA |
spellingShingle |
A GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA PROMOÇÃO DO COMÉRCIO JUSTO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA STELZER, JOANA |
title_short |
A GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA PROMOÇÃO DO COMÉRCIO JUSTO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA |
title_full |
A GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA PROMOÇÃO DO COMÉRCIO JUSTO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA |
title_fullStr |
A GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA PROMOÇÃO DO COMÉRCIO JUSTO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA |
title_full_unstemmed |
A GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA PROMOÇÃO DO COMÉRCIO JUSTO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA |
title_sort |
A GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA PROMOÇÃO DO COMÉRCIO JUSTO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA |
author |
STELZER, JOANA |
author_facet |
STELZER, JOANA GONÇALVES, EVERTON DAS NEVES LOPES, LEANDRO RODRIGUES SABINO, MILEIDE MARLETE FERREIRA LEAL CARIOCA, ALANA MARIA CARDOSO, JORDANA MARIA RAMOS |
author_role |
author |
author2 |
GONÇALVES, EVERTON DAS NEVES LOPES, LEANDRO RODRIGUES SABINO, MILEIDE MARLETE FERREIRA LEAL CARIOCA, ALANA MARIA CARDOSO, JORDANA MARIA RAMOS |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
STELZER, JOANA GONÇALVES, EVERTON DAS NEVES LOPES, LEANDRO RODRIGUES SABINO, MILEIDE MARLETE FERREIRA LEAL CARIOCA, ALANA MARIA CARDOSO, JORDANA MARIA RAMOS |
description |
A gestão universitária brasileira enfrenta muitos desafios, um deles consiste na importância da gestão universitária em promover ações de Comércio Justo como forma de estabelecer mecanismos de desenvolvimento que desfaçam as injustas estruturas comerciais, promovendo iniciativas de Comércio Justo em seu campus, estimulando a discussão acerca dos fatores de equidade, justiça e inclusão social. O presente artigo objetiva evidenciar a possibilidade de implementar o Comércio Justo no ambiente universitário brasileiro, sob perspectiva da realidade latino americana. A pesquisa foi realizada sob base lógica indutiva. Quanto ao objeto consistiu em uma pesquisa jurídico-teórica e descritiva. A coleta de dados foi bibliográfica e documental, enquanto a abordagem foi qualitativa. Os dados foram apresentados em forma de textos. Ao final, concluiu-se que na atualidade, nenhuma universidade brasileira participa dessa iniciativa, embora se reconheçam centros de estudos espalhados pelo território nacional que começam a se debruçar sobre a temática. Defende-se, portanto, uma proposta inovadora na esfera das universidades brasileiras que possam inseri-las em políticas de inclusão social, não exclusivamente voltadas para a educação, mas também ligadas aos aspectos de comércio, como é o caso do Comércio Justo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-03T12:51:59Z 2015-11-03T12:51:59Z 2015-12-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-01-1 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136054 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-01-1 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136054 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652284785065984 |