Novas tecnologias e práticas docentes: o hipertexto no processo de construção do conhecimento ( uma experiência vivenciada na rede pública estadual de Santa Catariana)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79720 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico |
id |
UFSC_e4d9591b2b0da5f44cd35f21c310fd96 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/79720 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Novas tecnologias e práticas docentes: o hipertexto no processo de construção do conhecimento ( uma experiência vivenciada na rede pública estadual de Santa Catariana)Engenharia de produçãoInovações tecnológicasTecnologia educacionalSistemas de hipertextoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro TecnológicoEssa pesquisa discute o uso das tecnologias comunicacionais na sociedade e especialmente no ambiente educacional, bem como analisa sua evolução histórica nos contextos mediáticos. Chegando ao início do século XXI, nos deparamos com um modelo que efetua o agrupamento de todas as tecnologias anteriores, em uma interface mais eficaz, o computador conectado à Internet. Este oferece todas as possibilidades já exploradas nos outros meios precedentes, operando uma ultrapassagem: a possibilidade de interação e a velocidade com que a troca de informações ocorre. Partindo do pressuposto que essa nova tecnologia pode dinamizar o processo ensino-aprendizagem, buscou-se formas e aplicações de seu uso em sala de aula. Assim, construiu-se o projeto Leitura e produção em meio eletrônico, desenvolvido no decorrer do ano de 1999, em uma escola pública do Estado de Santa Catarina, com alunos do 2° grau. O objetivo principal foi explorar as possibilidades de uso dos recursos tecnológicos na educação, utilizando o computador como ferramenta auxiliar no processo de construção do conhecimento, como um meio para alargar os domínios da leitura e da produção, aberto às experiências, seja através da simulação, de ensaio e erros ou da exploração livre. Tal inserção da tecnologia no ambiente educacional deu-se através da produção de páginas Web, dando enfoque à linguagem de comunicação que utiliza o uso combinado de escrita, imagem e som - o hipertexto - observando-se a ideologia desse mecanismo de informação. Uma pesquisa divulgada no site http://www.geocities.com/Athens/Pantheon/2990Florianópolis, SCFialho, Francisco Antonio PereiraUniversidade Federal de Santa CatarinaNeitzel, Luiz Carlos2012-10-18T06:54:16Z2012-10-18T06:54:16Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxii, 167 f.| il.,application/pdf179245http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79720porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T21:08:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/79720Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T21:08:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Novas tecnologias e práticas docentes: o hipertexto no processo de construção do conhecimento ( uma experiência vivenciada na rede pública estadual de Santa Catariana) |
title |
Novas tecnologias e práticas docentes: o hipertexto no processo de construção do conhecimento ( uma experiência vivenciada na rede pública estadual de Santa Catariana) |
spellingShingle |
Novas tecnologias e práticas docentes: o hipertexto no processo de construção do conhecimento ( uma experiência vivenciada na rede pública estadual de Santa Catariana) Neitzel, Luiz Carlos Engenharia de produção Inovações tecnológicas Tecnologia educacional Sistemas de hipertexto |
title_short |
Novas tecnologias e práticas docentes: o hipertexto no processo de construção do conhecimento ( uma experiência vivenciada na rede pública estadual de Santa Catariana) |
title_full |
Novas tecnologias e práticas docentes: o hipertexto no processo de construção do conhecimento ( uma experiência vivenciada na rede pública estadual de Santa Catariana) |
title_fullStr |
Novas tecnologias e práticas docentes: o hipertexto no processo de construção do conhecimento ( uma experiência vivenciada na rede pública estadual de Santa Catariana) |
title_full_unstemmed |
Novas tecnologias e práticas docentes: o hipertexto no processo de construção do conhecimento ( uma experiência vivenciada na rede pública estadual de Santa Catariana) |
title_sort |
Novas tecnologias e práticas docentes: o hipertexto no processo de construção do conhecimento ( uma experiência vivenciada na rede pública estadual de Santa Catariana) |
author |
Neitzel, Luiz Carlos |
author_facet |
Neitzel, Luiz Carlos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fialho, Francisco Antonio Pereira Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neitzel, Luiz Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Inovações tecnológicas Tecnologia educacional Sistemas de hipertexto |
topic |
Engenharia de produção Inovações tecnológicas Tecnologia educacional Sistemas de hipertexto |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2001 2012-10-18T06:54:16Z 2012-10-18T06:54:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
179245 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79720 |
identifier_str_mv |
179245 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79720 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
xii, 167 f.| il., application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652257186545664 |