Novas tecnologias e práticas docentes: o hipertexto no processo de construção do conhecimento ( uma experiência vivenciada na rede pública estadual de Santa Catariana)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neitzel, Luiz Carlos
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79720
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico
id UFSC_e4d9591b2b0da5f44cd35f21c310fd96
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/79720
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Novas tecnologias e práticas docentes: o hipertexto no processo de construção do conhecimento ( uma experiência vivenciada na rede pública estadual de Santa Catariana)Engenharia de produçãoInovações tecnológicasTecnologia educacionalSistemas de hipertextoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro TecnológicoEssa pesquisa discute o uso das tecnologias comunicacionais na sociedade e especialmente no ambiente educacional, bem como analisa sua evolução histórica nos contextos mediáticos. Chegando ao início do século XXI, nos deparamos com um modelo que efetua o agrupamento de todas as tecnologias anteriores, em uma interface mais eficaz, o computador conectado à Internet. Este oferece todas as possibilidades já exploradas nos outros meios precedentes, operando uma ultrapassagem: a possibilidade de interação e a velocidade com que a troca de informações ocorre. Partindo do pressuposto que essa nova tecnologia pode dinamizar o processo ensino-aprendizagem, buscou-se formas e aplicações de seu uso em sala de aula. Assim, construiu-se o projeto Leitura e produção em meio eletrônico, desenvolvido no decorrer do ano de 1999, em uma escola pública do Estado de Santa Catarina, com alunos do 2° grau. O objetivo principal foi explorar as possibilidades de uso dos recursos tecnológicos na educação, utilizando o computador como ferramenta auxiliar no processo de construção do conhecimento, como um meio para alargar os domínios da leitura e da produção, aberto às experiências, seja através da simulação, de ensaio e erros ou da exploração livre. Tal inserção da tecnologia no ambiente educacional deu-se através da produção de páginas Web, dando enfoque à linguagem de comunicação que utiliza o uso combinado de escrita, imagem e som - o hipertexto - observando-se a ideologia desse mecanismo de informação. Uma pesquisa divulgada no site http://www.geocities.com/Athens/Pantheon/2990Florianópolis, SCFialho, Francisco Antonio PereiraUniversidade Federal de Santa CatarinaNeitzel, Luiz Carlos2012-10-18T06:54:16Z2012-10-18T06:54:16Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxii, 167 f.| il.,application/pdf179245http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79720porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T21:08:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/79720Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T21:08:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Novas tecnologias e práticas docentes: o hipertexto no processo de construção do conhecimento ( uma experiência vivenciada na rede pública estadual de Santa Catariana)
title Novas tecnologias e práticas docentes: o hipertexto no processo de construção do conhecimento ( uma experiência vivenciada na rede pública estadual de Santa Catariana)
spellingShingle Novas tecnologias e práticas docentes: o hipertexto no processo de construção do conhecimento ( uma experiência vivenciada na rede pública estadual de Santa Catariana)
Neitzel, Luiz Carlos
Engenharia de produção
Inovações tecnológicas
Tecnologia educacional
Sistemas de hipertexto
title_short Novas tecnologias e práticas docentes: o hipertexto no processo de construção do conhecimento ( uma experiência vivenciada na rede pública estadual de Santa Catariana)
title_full Novas tecnologias e práticas docentes: o hipertexto no processo de construção do conhecimento ( uma experiência vivenciada na rede pública estadual de Santa Catariana)
title_fullStr Novas tecnologias e práticas docentes: o hipertexto no processo de construção do conhecimento ( uma experiência vivenciada na rede pública estadual de Santa Catariana)
title_full_unstemmed Novas tecnologias e práticas docentes: o hipertexto no processo de construção do conhecimento ( uma experiência vivenciada na rede pública estadual de Santa Catariana)
title_sort Novas tecnologias e práticas docentes: o hipertexto no processo de construção do conhecimento ( uma experiência vivenciada na rede pública estadual de Santa Catariana)
author Neitzel, Luiz Carlos
author_facet Neitzel, Luiz Carlos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fialho, Francisco Antonio Pereira
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Neitzel, Luiz Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Inovações tecnológicas
Tecnologia educacional
Sistemas de hipertexto
topic Engenharia de produção
Inovações tecnológicas
Tecnologia educacional
Sistemas de hipertexto
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2001
2012-10-18T06:54:16Z
2012-10-18T06:54:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 179245
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79720
identifier_str_mv 179245
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79720
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xii, 167 f.| il.,
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652257186545664