AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO UTILIZADAS NO ENSINO JURÍDICO PARA ADULTOS: A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR ALIADA A UMA NOVA PEDAGOGIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35865 |
Resumo: | O presente trabalho possui como objetivo abordar o uso de novas tecnologias de informação no ensino jurídico para adultos que seja útil à expansão da educação superior aliada a uma nova pedagogia. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica na qual se expõe o que é Andragogia e quais seus aspectos fundamentais, principalmente a partir dos estudos do autor Malcolm Knowles e da abordagem libertadora de Paulo Freire sobre o tema, traçando-se um paralelo entre os autores. Trata-se também da relação entre professor e aluno e da importância do planejamento educacional e do estabelecimento de objetivos a serem alcançados, assim como técnicas de ensino e avaliações. Por fim, destaca-se o uso das novas tecnologias da informação e suas implicações para a educação jurídica de adultos. É inegável que os adultos possuem uma realidade muito distinta das crianças e adolescentes, de forma que é preciso observar suas peculiaridades na utilização de técnicas de ensino. O segredo para um avanço no processo educativo está justamente na apropriação da tecnologia por aqueles que buscam uma maior democratização do ensino. |
id |
UFSC_e51eb32be3742b877d96c803c34cda72 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/35865 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO UTILIZADAS NO ENSINO JURÍDICO PARA ADULTOS: A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR ALIADA A UMA NOVA PEDAGOGIAO presente trabalho possui como objetivo abordar o uso de novas tecnologias de informação no ensino jurídico para adultos que seja útil à expansão da educação superior aliada a uma nova pedagogia. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica na qual se expõe o que é Andragogia e quais seus aspectos fundamentais, principalmente a partir dos estudos do autor Malcolm Knowles e da abordagem libertadora de Paulo Freire sobre o tema, traçando-se um paralelo entre os autores. Trata-se também da relação entre professor e aluno e da importância do planejamento educacional e do estabelecimento de objetivos a serem alcançados, assim como técnicas de ensino e avaliações. Por fim, destaca-se o uso das novas tecnologias da informação e suas implicações para a educação jurídica de adultos. É inegável que os adultos possuem uma realidade muito distinta das crianças e adolescentes, de forma que é preciso observar suas peculiaridades na utilização de técnicas de ensino. O segredo para um avanço no processo educativo está justamente na apropriação da tecnologia por aqueles que buscam uma maior democratização do ensino.INPEAU2012-09-27T19:35:39Z2012-09-27T19:35:39Z2009-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35865MEDEIROS, HELOÍSA GOMESSILVA, GUILHERME COUTINHOengreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-20T13:34:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/35865Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-20T13:34:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO UTILIZADAS NO ENSINO JURÍDICO PARA ADULTOS: A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR ALIADA A UMA NOVA PEDAGOGIA |
title |
AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO UTILIZADAS NO ENSINO JURÍDICO PARA ADULTOS: A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR ALIADA A UMA NOVA PEDAGOGIA |
spellingShingle |
AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO UTILIZADAS NO ENSINO JURÍDICO PARA ADULTOS: A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR ALIADA A UMA NOVA PEDAGOGIA MEDEIROS, HELOÍSA GOMES |
title_short |
AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO UTILIZADAS NO ENSINO JURÍDICO PARA ADULTOS: A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR ALIADA A UMA NOVA PEDAGOGIA |
title_full |
AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO UTILIZADAS NO ENSINO JURÍDICO PARA ADULTOS: A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR ALIADA A UMA NOVA PEDAGOGIA |
title_fullStr |
AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO UTILIZADAS NO ENSINO JURÍDICO PARA ADULTOS: A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR ALIADA A UMA NOVA PEDAGOGIA |
title_full_unstemmed |
AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO UTILIZADAS NO ENSINO JURÍDICO PARA ADULTOS: A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR ALIADA A UMA NOVA PEDAGOGIA |
title_sort |
AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO UTILIZADAS NO ENSINO JURÍDICO PARA ADULTOS: A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR ALIADA A UMA NOVA PEDAGOGIA |
author |
MEDEIROS, HELOÍSA GOMES |
author_facet |
MEDEIROS, HELOÍSA GOMES SILVA, GUILHERME COUTINHO |
author_role |
author |
author2 |
SILVA, GUILHERME COUTINHO |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MEDEIROS, HELOÍSA GOMES SILVA, GUILHERME COUTINHO |
description |
O presente trabalho possui como objetivo abordar o uso de novas tecnologias de informação no ensino jurídico para adultos que seja útil à expansão da educação superior aliada a uma nova pedagogia. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica na qual se expõe o que é Andragogia e quais seus aspectos fundamentais, principalmente a partir dos estudos do autor Malcolm Knowles e da abordagem libertadora de Paulo Freire sobre o tema, traçando-se um paralelo entre os autores. Trata-se também da relação entre professor e aluno e da importância do planejamento educacional e do estabelecimento de objetivos a serem alcançados, assim como técnicas de ensino e avaliações. Por fim, destaca-se o uso das novas tecnologias da informação e suas implicações para a educação jurídica de adultos. É inegável que os adultos possuem uma realidade muito distinta das crianças e adolescentes, de forma que é preciso observar suas peculiaridades na utilização de técnicas de ensino. O segredo para um avanço no processo educativo está justamente na apropriação da tecnologia por aqueles que buscam uma maior democratização do ensino. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-11-27 2012-09-27T19:35:39Z 2012-09-27T19:35:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35865 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35865 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652416193658880 |