AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO UTILIZADAS NO ENSINO JURÍDICO PARA ADULTOS: A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR ALIADA A UMA NOVA PEDAGOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MEDEIROS, HELOÍSA GOMES
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: SILVA, GUILHERME COUTINHO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35865
Resumo: O presente trabalho possui como objetivo abordar o uso de novas tecnologias de informação no ensino jurídico para adultos que seja útil à expansão da educação superior aliada a uma nova pedagogia. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica na qual se expõe o que é Andragogia e quais seus aspectos fundamentais, principalmente a partir dos estudos do autor Malcolm Knowles e da abordagem libertadora de Paulo Freire sobre o tema, traçando-se um paralelo entre os autores. Trata-se também da relação entre professor e aluno e da importância do planejamento educacional e do estabelecimento de objetivos a serem alcançados, assim como técnicas de ensino e avaliações. Por fim, destaca-se o uso das novas tecnologias da informação e suas implicações para a educação jurídica de adultos. É inegável que os adultos possuem uma realidade muito distinta das crianças e adolescentes, de forma que é preciso observar suas peculiaridades na utilização de técnicas de ensino. O segredo para um avanço no processo educativo está justamente na apropriação da tecnologia por aqueles que buscam uma maior democratização do ensino.
id UFSC_e51eb32be3742b877d96c803c34cda72
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/35865
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO UTILIZADAS NO ENSINO JURÍDICO PARA ADULTOS: A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR ALIADA A UMA NOVA PEDAGOGIAO presente trabalho possui como objetivo abordar o uso de novas tecnologias de informação no ensino jurídico para adultos que seja útil à expansão da educação superior aliada a uma nova pedagogia. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica na qual se expõe o que é Andragogia e quais seus aspectos fundamentais, principalmente a partir dos estudos do autor Malcolm Knowles e da abordagem libertadora de Paulo Freire sobre o tema, traçando-se um paralelo entre os autores. Trata-se também da relação entre professor e aluno e da importância do planejamento educacional e do estabelecimento de objetivos a serem alcançados, assim como técnicas de ensino e avaliações. Por fim, destaca-se o uso das novas tecnologias da informação e suas implicações para a educação jurídica de adultos. É inegável que os adultos possuem uma realidade muito distinta das crianças e adolescentes, de forma que é preciso observar suas peculiaridades na utilização de técnicas de ensino. O segredo para um avanço no processo educativo está justamente na apropriação da tecnologia por aqueles que buscam uma maior democratização do ensino.INPEAU2012-09-27T19:35:39Z2012-09-27T19:35:39Z2009-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35865MEDEIROS, HELOÍSA GOMESSILVA, GUILHERME COUTINHOengreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-20T13:34:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/35865Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-20T13:34:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO UTILIZADAS NO ENSINO JURÍDICO PARA ADULTOS: A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR ALIADA A UMA NOVA PEDAGOGIA
title AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO UTILIZADAS NO ENSINO JURÍDICO PARA ADULTOS: A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR ALIADA A UMA NOVA PEDAGOGIA
spellingShingle AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO UTILIZADAS NO ENSINO JURÍDICO PARA ADULTOS: A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR ALIADA A UMA NOVA PEDAGOGIA
MEDEIROS, HELOÍSA GOMES
title_short AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO UTILIZADAS NO ENSINO JURÍDICO PARA ADULTOS: A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR ALIADA A UMA NOVA PEDAGOGIA
title_full AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO UTILIZADAS NO ENSINO JURÍDICO PARA ADULTOS: A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR ALIADA A UMA NOVA PEDAGOGIA
title_fullStr AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO UTILIZADAS NO ENSINO JURÍDICO PARA ADULTOS: A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR ALIADA A UMA NOVA PEDAGOGIA
title_full_unstemmed AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO UTILIZADAS NO ENSINO JURÍDICO PARA ADULTOS: A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR ALIADA A UMA NOVA PEDAGOGIA
title_sort AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO UTILIZADAS NO ENSINO JURÍDICO PARA ADULTOS: A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR ALIADA A UMA NOVA PEDAGOGIA
author MEDEIROS, HELOÍSA GOMES
author_facet MEDEIROS, HELOÍSA GOMES
SILVA, GUILHERME COUTINHO
author_role author
author2 SILVA, GUILHERME COUTINHO
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MEDEIROS, HELOÍSA GOMES
SILVA, GUILHERME COUTINHO
description O presente trabalho possui como objetivo abordar o uso de novas tecnologias de informação no ensino jurídico para adultos que seja útil à expansão da educação superior aliada a uma nova pedagogia. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica na qual se expõe o que é Andragogia e quais seus aspectos fundamentais, principalmente a partir dos estudos do autor Malcolm Knowles e da abordagem libertadora de Paulo Freire sobre o tema, traçando-se um paralelo entre os autores. Trata-se também da relação entre professor e aluno e da importância do planejamento educacional e do estabelecimento de objetivos a serem alcançados, assim como técnicas de ensino e avaliações. Por fim, destaca-se o uso das novas tecnologias da informação e suas implicações para a educação jurídica de adultos. É inegável que os adultos possuem uma realidade muito distinta das crianças e adolescentes, de forma que é preciso observar suas peculiaridades na utilização de técnicas de ensino. O segredo para um avanço no processo educativo está justamente na apropriação da tecnologia por aqueles que buscam uma maior democratização do ensino.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-27
2012-09-27T19:35:39Z
2012-09-27T19:35:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35865
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35865
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652416193658880