Concepções de orientadores acadêmicos e estudantes dos cursos de pedagogia a distância da Universidade Federal de Mato Grosso sobre ensino e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Gleyva Maria Simões de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91414
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
id UFSC_e52a46cd3063463569a2861c7c72f16d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91414
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Concepções de orientadores acadêmicos e estudantes dos cursos de pedagogia a distância da Universidade Federal de Mato Grosso sobre ensino e aprendizagemEducaçãoEnsino a distanciaProfessores -FormaçãoAprendizagemAvaliaçãoOrientadores educacionaisProjeto político-pedagógicoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.Essa pesquisa é resultante de uma análise sobre as concepções de orientadores acadêmicos e estudantes dos cursos de pedagogia a distância da Universidade Federal de Mato Grosso sobre ensino e aprendizagem. O objetivo era verificar se, nas concepções sobre ensino e aprendizagem, emergeriam elementos pertencentes aos conceitos estruturantes da Epistemologia Genética de Jean Piaget. A escolha da UFMT para a realização desta pesquisa ocorreu porque nosso objeto de estudo é resultante de uma observação/problematização de nossa experiência como coordenadora de um dos pólos do Curso de Pedagogia na modalidade Licenciatura para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental nessa instituição. Além disso, a UFMT foi a primeira instituição a implantar um Curso de Graduação/Formação de professores a distância no Brasil, ou seja, o Curso de Pedagogia na modalidade Licenciatura para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, implantado em 1995 e em fase de conclusão das últimas turmas, já tendo formado duas turmas. E foi também a primeira em implantar o Curso de Licenciatura em Pedagogia para Educação Infantil - modalidade a distância, em 2006. Por isso, os participantes desta pesquisa são orientadores acadêmicos/tutores e estudantes dos dois cursos de formação de professores acima citados. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo das representações sociais, obtidas por meio de questionários abertos e evocações livres. Os dados foram tabulados e processados em planilhas eletrônicas elaboradas no Excel da Microsoft e no SPSS (Statistical Package for Social Sciences) para Windows-Microsoft que oferece possibilidades de cálculo estatístico e informes científicos. Os resultados, obtidos por meio de tais programas foram interpretados mediante análise qualitativa. Na análise de conteúdo das concepções sobre ensino e aprendizagem, etapa de tabulação dos dados da pesquisa por meio de planilhas e programas estatísticos obtivemos dos questionários: categorias e subcategorias de análise do conteúdo das respostas dos participantes da pesquisa; das evocações livres: a ordem e a freqüência dos termos evocados. As categorias e subcategorias obtidas por meio dos questionários constituem dados que foram complementados e comparados com termos evocados nas evocações livres. As concepções resultantes dessa pesquisa apresentaram uma estrutura não convencional, ou seja, uma estrutura formada por elementos periféricos, sem elementos no núcleo central, tomando por base as análises de conteúdo das representações sociais, conforme a Teoria do Núcleo Central. Sobre ensino, as concepções evidenciaram uma zona muda e, sobre aprendizagem elas apresentaram um início de familiarização com a Epistemologia Genética. Em comparação com os Projetos Político Pedagógicos dos Cursos, as concepções revelaram um conhecimento estruturado sobre a parte prática do curso, especificamente quanto à avaliação dos estudantes e capacitação dos orientadores acadêmicos, mas não apresentaram conteúdo estruturado sobre a parte teórica, não revelaram elementos das teorias construtivistas, nem possibilitaram um núcleo de representação. Portanto, não podemos considerar que os participantes da pesquisa construíram conhecimentos sobre os conceitos de ensino e aprendizagem, pois se assim o fizeram, nessa pesquisa não os verbalizaram. Nesse sentido, esperamos ter contribuído com referenciais para a avaliação de cursos de formação de professores a distância, para a formação de pessoal na área da Educação a distância e para a proposição da política nacional de formação a distância, mediante o crescimento da demanda a ser formada por meio dessa modalidade e do aumento do número de instituições que estão ou irão formar professores a distância.Florianópolis, SCErn, EdelMusis, Carlo Ralph deUniversidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Gleyva Maria Simões de2012-10-23T22:38:05Z2012-10-23T22:38:05Z20082008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf261994http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91414porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T20:20:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/91414Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T20:20:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de orientadores acadêmicos e estudantes dos cursos de pedagogia a distância da Universidade Federal de Mato Grosso sobre ensino e aprendizagem
title Concepções de orientadores acadêmicos e estudantes dos cursos de pedagogia a distância da Universidade Federal de Mato Grosso sobre ensino e aprendizagem
spellingShingle Concepções de orientadores acadêmicos e estudantes dos cursos de pedagogia a distância da Universidade Federal de Mato Grosso sobre ensino e aprendizagem
Oliveira, Gleyva Maria Simões de
Educação
Ensino a distancia
Professores -
Formação
Aprendizagem
Avaliação
Orientadores educacionais
Projeto político-pedagógico
title_short Concepções de orientadores acadêmicos e estudantes dos cursos de pedagogia a distância da Universidade Federal de Mato Grosso sobre ensino e aprendizagem
title_full Concepções de orientadores acadêmicos e estudantes dos cursos de pedagogia a distância da Universidade Federal de Mato Grosso sobre ensino e aprendizagem
title_fullStr Concepções de orientadores acadêmicos e estudantes dos cursos de pedagogia a distância da Universidade Federal de Mato Grosso sobre ensino e aprendizagem
title_full_unstemmed Concepções de orientadores acadêmicos e estudantes dos cursos de pedagogia a distância da Universidade Federal de Mato Grosso sobre ensino e aprendizagem
title_sort Concepções de orientadores acadêmicos e estudantes dos cursos de pedagogia a distância da Universidade Federal de Mato Grosso sobre ensino e aprendizagem
author Oliveira, Gleyva Maria Simões de
author_facet Oliveira, Gleyva Maria Simões de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ern, Edel
Musis, Carlo Ralph de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Gleyva Maria Simões de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino a distancia
Professores -
Formação
Aprendizagem
Avaliação
Orientadores educacionais
Projeto político-pedagógico
topic Educação
Ensino a distancia
Professores -
Formação
Aprendizagem
Avaliação
Orientadores educacionais
Projeto político-pedagógico
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008
2012-10-23T22:38:05Z
2012-10-23T22:38:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 261994
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91414
identifier_str_mv 261994
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652371276857344