A Matemática na Escola Técnica Nacional (1942-1965): Uma disciplina diferente?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Paulo Roberto Castor
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240709
Resumo: M152 Maciel, Paulo Roberto Castor A matemática na Escola Técnica Nacional (1942-1965): uma disciplina diferente? / Paulo Roberto Castor Maciel.—2018. 216f. + apêndices e anexos : il. (algumas color.) ; enc. Tese (Doutorado) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca , 2018. Bibliografia : f. 208-216 Orientadora : Tereza Fachada Levy Cardoso 1. Matemática – Estudo e ensino. 2. Ensino técnico. 3. Escola Técnica Nacional. I. Cardoso, Tereza Fachada Levy (Orient.). II. Título. CDD 510.7
id UFSC_e56f2cc2b5855067319ff223902ab159
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/240709
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A Matemática na Escola Técnica Nacional (1942-1965): Uma disciplina diferente?Matemática – Estudo e ensinoEnsino técnicoEscola Técnica NacionalM152 Maciel, Paulo Roberto Castor A matemática na Escola Técnica Nacional (1942-1965): uma disciplina diferente? / Paulo Roberto Castor Maciel.—2018. 216f. + apêndices e anexos : il. (algumas color.) ; enc. Tese (Doutorado) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca , 2018. Bibliografia : f. 208-216 Orientadora : Tereza Fachada Levy Cardoso 1. Matemática – Estudo e ensino. 2. Ensino técnico. 3. Escola Técnica Nacional. I. Cardoso, Tereza Fachada Levy (Orient.). II. Título. CDD 510.7A Escola Técnica Nacional foi criada durante o primeiro governo Vargas com intuito de subsidiar a proposta nacional desenvolvimentista adotada. De 1942 a 1965, formou profissionais em cursos industriais básicos e técnicos, que eram considerados equivalentes ao ensino ginasial e colegial, então existentes. A partir dos estudos históricos de Valente (2011), verificamos que a Matemática do ensino secundário se constituiu a partir de duas disciplinas: a Matemática do Ginásio e a Matemática do Colégio. Considerando o referido estudo, questionamos se a disciplina que foi ensinada na ETN era equivalente ao do ensino secundário ou se era diferente. Utilizamos como principal referencial teórico-metodológico Chervel (1990), sobre a História das Disciplinas Escolares. Entre os itens elencados pelo referido autor, citamos as finalidades de ensino, os conteúdos explícitos e os itens constituintes de uma disciplina: exposição de conteúdos, exercícios, prática de incitação e motivação e o aparelho docimológico. Foram utilizadas fontes que fizeram parte da cultura escolar da ETN, como livros, apostilas, relatórios, atas, pautas, boletins da escola. Verificamos que os cursos industriais básicos tinham os mesmos conteúdos do Ginásio, mas adotavam nos materiais didáticos utilizados uma exposição de conteúdos e exercícios diferentes. Os livros e apostilas que foram utilizados seguiam ideias da Racionalização Científica e, com isso, a exposição dos assuntos era sucinta e mais clara, na tentativa de dar maior rendimento com menor esforço. Os exercícios adotados eram de três tipos: diretos, problemas gerais e problemas específicos. Nos cursos técnicos verificamos que os conteúdos não eram iguais aos do colégio e que, dentro da própria instituição, não havia uma padronização. Após 1963, os conteúdos começaram a se aproximar mais do Colégio, no entanto, a exposição e os exercícios seguiam as mesmas ideias que estavam associadas nas décadas anteriores. Verificamos, ainda, que foram publicados livros e apostilas específicas para a Matemática da ETN. Dessa maneira, constatamos que a disciplina de Matemática da ETN apresentava características diferentes daquelas ofertadas no ensino secundário.Cardoso, Tereza Fachada LevyMaciel, Paulo Roberto Castor2022-10-15T21:30:43Z2022-10-15T21:30:43Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMACIEL, Paulo Roberto Castor A matemática na Escola Técnica Nacional (1942-1965): uma disciplina diferente? 2018. 216fls. Tese (Doutorado) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca , 2018.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240709porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-15T21:32:31Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/240709Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-10-15T21:32:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A Matemática na Escola Técnica Nacional (1942-1965): Uma disciplina diferente?
title A Matemática na Escola Técnica Nacional (1942-1965): Uma disciplina diferente?
spellingShingle A Matemática na Escola Técnica Nacional (1942-1965): Uma disciplina diferente?
Maciel, Paulo Roberto Castor
Matemática – Estudo e ensino
Ensino técnico
Escola Técnica Nacional
title_short A Matemática na Escola Técnica Nacional (1942-1965): Uma disciplina diferente?
title_full A Matemática na Escola Técnica Nacional (1942-1965): Uma disciplina diferente?
title_fullStr A Matemática na Escola Técnica Nacional (1942-1965): Uma disciplina diferente?
title_full_unstemmed A Matemática na Escola Técnica Nacional (1942-1965): Uma disciplina diferente?
title_sort A Matemática na Escola Técnica Nacional (1942-1965): Uma disciplina diferente?
author Maciel, Paulo Roberto Castor
author_facet Maciel, Paulo Roberto Castor
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardoso, Tereza Fachada Levy
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel, Paulo Roberto Castor
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática – Estudo e ensino
Ensino técnico
Escola Técnica Nacional
topic Matemática – Estudo e ensino
Ensino técnico
Escola Técnica Nacional
description M152 Maciel, Paulo Roberto Castor A matemática na Escola Técnica Nacional (1942-1965): uma disciplina diferente? / Paulo Roberto Castor Maciel.—2018. 216f. + apêndices e anexos : il. (algumas color.) ; enc. Tese (Doutorado) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca , 2018. Bibliografia : f. 208-216 Orientadora : Tereza Fachada Levy Cardoso 1. Matemática – Estudo e ensino. 2. Ensino técnico. 3. Escola Técnica Nacional. I. Cardoso, Tereza Fachada Levy (Orient.). II. Título. CDD 510.7
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2022-10-15T21:30:43Z
2022-10-15T21:30:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MACIEL, Paulo Roberto Castor A matemática na Escola Técnica Nacional (1942-1965): uma disciplina diferente? 2018. 216fls. Tese (Doutorado) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca , 2018.
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240709
identifier_str_mv MACIEL, Paulo Roberto Castor A matemática na Escola Técnica Nacional (1942-1965): uma disciplina diferente? 2018. 216fls. Tese (Doutorado) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca , 2018.
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240709
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652174787346432