Aspectos relevantes para o diagnóstico e atendimento psicopedagógico da criança com dificuldade de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Nícia Helena
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82891
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_e58aaac58193ffb1fd80d13795395696
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/82891
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Aspectos relevantes para o diagnóstico e atendimento psicopedagógico da criança com dificuldade de aprendizagemEngenharia de produçãoPsicopedagogiaDisturbios da aprendizagem nas criancasDiagnosticoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Esta pesquisa propõe instrumentos de diagnóstico dentro do âmbito escolar vinculando-os, significativamente, ao processo pedagógico e à tarefa educativa para crianças com dificuldades de aprendizagem. A identificação dos aspectos relevantes para o diagnóstico e atendimento psicopedagógico da criança possibilitou, além de investigar melhor a visão de professores, pais e da sociedade sobre o assunto em questão, observar o quanto tais expectativas contrariam as diretrizes contidas na legislação vigente. A escola, como instituição mediadora de conhecimento, e a família impingem expectativas e valores nas crianças impondo-lhes tarefas que, na maioria das vezes, encontram-se em desarmonia com suas capacidades, aptidões e visão de mundo. A baixa autoestima de muitas crianças foi um dos resultados significativos dessa pesquisa, que teve como alvo uma escola pública do estado de Minas Gerais. Confirmou-se a dificuldade das instituições educacionais quanto ao preparo tanto para intervir como para discernir sobre as diferenças e a complexidade dos distúrbios emocionais, aspectos sociais e outros aspectos que influenciam na aprendizagem.Florianópolis, SCPereira, Sonia MariaUniversidade Federal de Santa CatarinaLeite, Nícia Helena2012-10-19T19:14:11Z2012-10-19T19:14:11Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis85 f.| il., tabs., grafs.application/pdf192586http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82891porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T00:28:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/82891Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T00:28:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos relevantes para o diagnóstico e atendimento psicopedagógico da criança com dificuldade de aprendizagem
title Aspectos relevantes para o diagnóstico e atendimento psicopedagógico da criança com dificuldade de aprendizagem
spellingShingle Aspectos relevantes para o diagnóstico e atendimento psicopedagógico da criança com dificuldade de aprendizagem
Leite, Nícia Helena
Engenharia de produção
Psicopedagogia
Disturbios da aprendizagem nas criancas
Diagnostico
title_short Aspectos relevantes para o diagnóstico e atendimento psicopedagógico da criança com dificuldade de aprendizagem
title_full Aspectos relevantes para o diagnóstico e atendimento psicopedagógico da criança com dificuldade de aprendizagem
title_fullStr Aspectos relevantes para o diagnóstico e atendimento psicopedagógico da criança com dificuldade de aprendizagem
title_full_unstemmed Aspectos relevantes para o diagnóstico e atendimento psicopedagógico da criança com dificuldade de aprendizagem
title_sort Aspectos relevantes para o diagnóstico e atendimento psicopedagógico da criança com dificuldade de aprendizagem
author Leite, Nícia Helena
author_facet Leite, Nícia Helena
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Sonia Maria
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Nícia Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Psicopedagogia
Disturbios da aprendizagem nas criancas
Diagnostico
topic Engenharia de produção
Psicopedagogia
Disturbios da aprendizagem nas criancas
Diagnostico
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002
2012-10-19T19:14:11Z
2012-10-19T19:14:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 192586
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82891
identifier_str_mv 192586
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82891
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 85 f.| il., tabs., grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652299888754688