Design instrucional à educação profissional on-line
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123055 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2013. |
id |
UFSC_e597ae7766df0b0435023a6ed1c63830 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/123055 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Design instrucional à educação profissional on-line Engenharia e gestão do conhecimentoEnsino a distanciaEnsino profissionalAmbiente virtualTecnologia educacionalAprendizagemTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2013.Nesta pesquisa, foi desenvolvido um modelo de Design Instrucional à Educação Profissional para cursos on-line que necessitam de experimentação prática presencial, com simulação em Laboratório Móvel Modular (LMM), fundamentado no modelo de Design Instrucional Integrative Learning Design Framework (ILDF) on-line, apoiada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) junto a ferramentas virtuais. Busca-se aumentar a oferta desses cursos visando à formação e qualificação de profissionais especializados, habilitando-os a compreender os processos produtivos e a desenvolver um apurado preparo profissional, frente às mudanças contínuas de mercado exigindo o conhecimento de novas tecnologias. Para o desenvolvimento desta tese, um total de 20 alunos estudantes de um curso de graduação em Engenharia Elétrica, na disciplina de Laboratório de Instalações Elétricas, foi submetido a criteriosas avaliações de aprendizagem, de conceitos tecnológicos e ensaios experimentais, com planejamento, utilização de material impresso e orientações, nos AVA Jornada, adequados. O Design instrucional foi desenvolvido para dar suporte em todos os conteúdos, tanto impressos como on-line, que exijam experimentação prática presencial, onde foram desenvolvidos integralmente, sem a presença do professor, não prejudicando o desenvolvimento e a finalização de suas atividades. Na análise da avaliação final da pesquisa exploratória, comprovou-se que o modelo com o uso adequado de TICs e Design Instrucional para cursos on-line apresenta plenas condições de aplicação em cursos profissionalizantes e tecnológicos que necessitam de laboratórios para experimentação prática presencial, além da expressiva redução da carga horária presencial do professor. <br>Abstract : In this research was developed a model of Instructional Design for the Professional Education courses online that require experimentation classroom, simulation lab with Mobile Modular (LMM) based on the model of Instructional Design Integrative Learning Design Framework (ILDF) online, supported by Information and Communication Technologies (ICT) together with virtual tools. Seeks to increase the supply of these courses for the training and qualification of professionals, enabling them to understand the processes and develop a keen professional preparation, compared to continuous changes of the market requiring knowledge of new technologies. To develop this thesis, a total of 20 students of an undergraduate degree in Electrical Engineering in the discipline of Electrical Installations Laboratory underwent insightful learning assessments, technological concepts and experimental trials, with planning, material usage printed and guidance on appropriate AVA Jornada. The Instructional Design was developed to support the study content, both in print and online, requiring experimentation classroom, where they were developed in full, without the presence of the teacher, not harming the development and completion of their activities. In the analysis of the final evaluation of exploratory research, it was shown that the model with the appropriate use of ICT and Instructional Design for online courses, provides perfect conditions for application in professional curses and technological require laboratories for experimentation attendance, besides the significant reduction in the workload of the classroom teacher. <br>Bastos, Lia CaetanoLapolli, Édis MafraUniversidade Federal de Santa CatarinaCervelin, Severino2014-08-06T17:44:13Z2014-08-06T17:44:13Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis[163] p.| il., grafs.application/pdf322508https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123055porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-03-30T17:51:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/123055Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-03-30T17:51:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Design instrucional à educação profissional on-line |
title |
Design instrucional à educação profissional on-line |
spellingShingle |
Design instrucional à educação profissional on-line Cervelin, Severino Engenharia e gestão do conhecimento Ensino a distancia Ensino profissional Ambiente virtual Tecnologia educacional Aprendizagem |
title_short |
Design instrucional à educação profissional on-line |
title_full |
Design instrucional à educação profissional on-line |
title_fullStr |
Design instrucional à educação profissional on-line |
title_full_unstemmed |
Design instrucional à educação profissional on-line |
title_sort |
Design instrucional à educação profissional on-line |
author |
Cervelin, Severino |
author_facet |
Cervelin, Severino |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bastos, Lia Caetano Lapolli, Édis Mafra Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cervelin, Severino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia e gestão do conhecimento Ensino a distancia Ensino profissional Ambiente virtual Tecnologia educacional Aprendizagem |
topic |
Engenharia e gestão do conhecimento Ensino a distancia Ensino profissional Ambiente virtual Tecnologia educacional Aprendizagem |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2013. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2014-08-06T17:44:13Z 2014-08-06T17:44:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
322508 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123055 |
identifier_str_mv |
322508 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123055 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
[163] p.| il., grafs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652105287729152 |