Design instrucional à educação profissional on-line

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cervelin, Severino
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123055
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2013.
id UFSC_e597ae7766df0b0435023a6ed1c63830
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/123055
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Design instrucional à educação profissional on-line Engenharia e gestão do conhecimentoEnsino a distanciaEnsino profissionalAmbiente virtualTecnologia educacionalAprendizagemTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2013.Nesta pesquisa, foi desenvolvido um modelo de Design Instrucional à Educação Profissional para cursos on-line que necessitam de experimentação prática presencial, com simulação em Laboratório Móvel Modular (LMM), fundamentado no modelo de Design Instrucional Integrative Learning Design Framework (ILDF) on-line, apoiada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) junto a ferramentas virtuais. Busca-se aumentar a oferta desses cursos visando à formação e qualificação de profissionais especializados, habilitando-os a compreender os processos produtivos e a desenvolver um apurado preparo profissional, frente às mudanças contínuas de mercado exigindo o conhecimento de novas tecnologias. Para o desenvolvimento desta tese, um total de 20 alunos estudantes de um curso de graduação em Engenharia Elétrica, na disciplina de Laboratório de Instalações Elétricas, foi submetido a criteriosas avaliações de aprendizagem, de conceitos tecnológicos e ensaios experimentais, com planejamento, utilização de material impresso e orientações, nos AVA Jornada, adequados. O Design instrucional foi desenvolvido para dar suporte em todos os conteúdos, tanto impressos como on-line, que exijam experimentação prática presencial, onde foram desenvolvidos integralmente, sem a presença do professor, não prejudicando o desenvolvimento e a finalização de suas atividades. Na análise da avaliação final da pesquisa exploratória, comprovou-se que o modelo com o uso adequado de TICs e Design Instrucional para cursos on-line apresenta plenas condições de aplicação em cursos profissionalizantes e tecnológicos que necessitam de laboratórios para experimentação prática presencial, além da expressiva redução da carga horária presencial do professor. <br>Abstract : In this research was developed a model of Instructional Design for the Professional Education courses online that require experimentation classroom, simulation lab with Mobile Modular (LMM) based on the model of Instructional Design Integrative Learning Design Framework (ILDF) online, supported by Information and Communication Technologies (ICT) together with virtual tools. Seeks to increase the supply of these courses for the training and qualification of professionals, enabling them to understand the processes and develop a keen professional preparation, compared to continuous changes of the market requiring knowledge of new technologies. To develop this thesis, a total of 20 students of an undergraduate degree in Electrical Engineering in the discipline of Electrical Installations Laboratory underwent insightful learning assessments, technological concepts and experimental trials, with planning, material usage printed and guidance on appropriate AVA Jornada. The Instructional Design was developed to support the study content, both in print and online, requiring experimentation classroom, where they were developed in full, without the presence of the teacher, not harming the development and completion of their activities. In the analysis of the final evaluation of exploratory research, it was shown that the model with the appropriate use of ICT and Instructional Design for online courses, provides perfect conditions for application in professional curses and technological require laboratories for experimentation attendance, besides the significant reduction in the workload of the classroom teacher. <br>Bastos, Lia CaetanoLapolli, Édis MafraUniversidade Federal de Santa CatarinaCervelin, Severino2014-08-06T17:44:13Z2014-08-06T17:44:13Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis[163] p.| il., grafs.application/pdf322508https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123055porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-03-30T17:51:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/123055Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-03-30T17:51:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Design instrucional à educação profissional on-line
title Design instrucional à educação profissional on-line
spellingShingle Design instrucional à educação profissional on-line
Cervelin, Severino
Engenharia e gestão do conhecimento
Ensino a distancia
Ensino profissional
Ambiente virtual
Tecnologia educacional
Aprendizagem
title_short Design instrucional à educação profissional on-line
title_full Design instrucional à educação profissional on-line
title_fullStr Design instrucional à educação profissional on-line
title_full_unstemmed Design instrucional à educação profissional on-line
title_sort Design instrucional à educação profissional on-line
author Cervelin, Severino
author_facet Cervelin, Severino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bastos, Lia Caetano
Lapolli, Édis Mafra
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Cervelin, Severino
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia e gestão do conhecimento
Ensino a distancia
Ensino profissional
Ambiente virtual
Tecnologia educacional
Aprendizagem
topic Engenharia e gestão do conhecimento
Ensino a distancia
Ensino profissional
Ambiente virtual
Tecnologia educacional
Aprendizagem
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2014-08-06T17:44:13Z
2014-08-06T17:44:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 322508
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123055
identifier_str_mv 322508
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123055
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv [163] p.| il., grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652105287729152