O potencial educacional dos mundos virtuais tridimensionais: um estudo de caso do Second Life

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rodrigo Gecelka da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100427
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2012
id UFSC_2cbfbc83be21c1e487f7ccd4ab0a0be6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/100427
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaSilva, Rodrigo Gecelka daPereira, Alice Theresinha Cybis2013-06-25T19:05:19Z2013-06-25T19:05:19Z20122012311581http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100427Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2012Com o rápido avanço da Internet e o surgimento da Web 2.0, surgem também novas formas de se realizar educação. Entre elas está o Second Life, um mundo virtual tridimensional que passa a ser utilizado também como Ambiente Virtual de Aprendizagem. A presente pesquisa busca identificar as principais características do Second Life que podem potencializar o Design Educacional em cursos à distância, incorporando a gestão e o acompanhamento dos processos de ensino e aprendizagem por meio do Sloodle (integração do Second Life com o Moodle). Para isso, realizou-se pesquisa de natureza aplicada, de abordagem quantiqualitativa, apoiada em procedimentos metodológicos de pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso. Foram levantados e analisados recursos e ferramentas do Second Life e do Sloodle, bem como seus desafios e limitações a partir do relato de uma experiência com nove turmas do curso "Second Life completo para iniciantes", oferecido pelo SEBRAE na Ilha do Empreendedor, no intervalo 2010-2011. Consideraram-se modelos de Design Educacional tradicionais utilizados em Ambientes Virtuais de Aprendizagem com interface bidimensional, a fim de se obter elementos passíveis de correlação com os elementos extraídos da experiência com o Second Life. Dentre os resultados, observou-se, além do amplo reconhecimento do potencial educacional do Second Life por profissionais das áreas de educação e Tecnologia da Informação e Comunicação, a possibilidade de inserir na Educação à Distância o sentimento de imersão, potencializando a integração e a interação com o papel do professor nos moldes do ensino presencial.Abstract : With the rapid advancement of the Internet and the emergence of Web 2.0, there are also new ways of conducting education. Among them is Second Life, a three dimensional virtual world that is now used also as a Virtual Learning Environment. This research investigates the educational use of Second Life in order to identify the main characteristics of this environment that can be explored in Educational Design in distance learning courses, incorporating the management and monitoring of teaching and learning through the Sloodle (integration of Second Life with Moodle). For this, we carried out research of an applied nature of quantiqualitative approach, based on methodological procedures of bibliographical research and case study. Were collected and analyzed resources and tools of Second Life and Sloodle, as well as its challenges and limitations from the account of an experience with nine classes of the course "Second Life complete for beginners," offered by SEBRAE on Entrepreneur Island, within the range from 2010 to 2011. We considered traditional Educational Design models used in Virtual Learning Environments with bidimensional interface in order to provide elements that may correlate with elements drawn from experience with Second Life. Among the results was observed, beyond the broad recognition of the educational potential of Second Life by professionals in the fields of education and Information Technology and Communication, the possibility of entering into Distance Education the feeling of immersion, increasing the integration and interaction with the teacher's role along the lines of teaching.142 p.| il., grafs., tabs.porEngenharia e gestão do conhecimentoRealidade virtualEnsino a distanciaAmbiente virtualTecnologia educacionalAprendizagemO potencial educacional dos mundos virtuais tridimensionais: um estudo de caso do Second Lifeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL311581.pdfapplication/pdf4657126https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/100427/1/311581.pdf8b4af9c8b78beebb35548b2bcacb0075MD51123456789/1004272013-06-25 16:05:19.476oai:repositorio.ufsc.br:123456789/100427Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-06-25T19:05:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O potencial educacional dos mundos virtuais tridimensionais: um estudo de caso do Second Life
title O potencial educacional dos mundos virtuais tridimensionais: um estudo de caso do Second Life
spellingShingle O potencial educacional dos mundos virtuais tridimensionais: um estudo de caso do Second Life
Silva, Rodrigo Gecelka da
Engenharia e gestão do conhecimento
Realidade virtual
Ensino a distancia
Ambiente virtual
Tecnologia educacional
Aprendizagem
title_short O potencial educacional dos mundos virtuais tridimensionais: um estudo de caso do Second Life
title_full O potencial educacional dos mundos virtuais tridimensionais: um estudo de caso do Second Life
title_fullStr O potencial educacional dos mundos virtuais tridimensionais: um estudo de caso do Second Life
title_full_unstemmed O potencial educacional dos mundos virtuais tridimensionais: um estudo de caso do Second Life
title_sort O potencial educacional dos mundos virtuais tridimensionais: um estudo de caso do Second Life
author Silva, Rodrigo Gecelka da
author_facet Silva, Rodrigo Gecelka da
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rodrigo Gecelka da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Alice Theresinha Cybis
contributor_str_mv Pereira, Alice Theresinha Cybis
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Engenharia e gestão do conhecimento
Realidade virtual
Ensino a distancia
Ambiente virtual
Tecnologia educacional
Aprendizagem
topic Engenharia e gestão do conhecimento
Realidade virtual
Ensino a distancia
Ambiente virtual
Tecnologia educacional
Aprendizagem
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2012
publishDate 2012
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-06-25T19:05:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-06-25T19:05:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100427
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 311581
identifier_str_mv 311581
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100427
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 142 p.| il., grafs., tabs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/100427/1/311581.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8b4af9c8b78beebb35548b2bcacb0075
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805184756842496