Portais corporativos: um estudo de caso do portal corporativo da Fiat Automóvel S.A.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvarenga, João Vicente V. F.
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91001
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil
id UFSC_e5b33a0ceffe77b21086a34c1198f54f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91001
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Portais corporativos: um estudo de caso do portal corporativo da Fiat Automóvel S.A.Engenharia civilGestão do conhecimentoPortais da WebAvaliaçãoInternet (Redes de computadores)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia CivilUm dos maiores desafios das organizações é encontrar novos modelos de gerenciamento, que permitam gerir e propagar os conhecimentos tácitos e explícitos, conjuntamente com as informações globais da economia, mercado, política etc., de modo a permitir o efetivo compartilhamento de informações e conhecimento. Gerenciar o conhecimento tornou-se tão importante que as organizações começaram a realizar a adição do binômio informação-conhecimento ao binômio capital-trabalho. O conhecimento é considerado um capital, um ativo intangível e permite tomar decisões rápidas e acertadas. Diante disso, surge a necessidade da criação de uma ferramenta que favoreça a integração, um elo de ligação entre as diversas fontes de dados/informações, de forma a organizá-las e otimizar a sua busca, visando a disseminação do conhecimento. Os Portais Corporativos surgem como uma estratégia de negócios que consolida, gerencia e distribui informações interna e externamente à organização, incluindo ferramentas de inteligência de negócios (Business Intelligence), gestão de conteúdo, datawarehouse e informações estratégicas com o intuito de auxiliar na Gestão do Conhecimento, prover acessos diferenciados para cada perfil de colaborador, otimizar a busca de informação, aumentando os níveis de eficiência e de qualidade das relações das organizações. Este trabalho analisa um caso prático de implantação do portal B2B (business to business) na Fiat Automóveis. Como Portais Corporativos impactam na eficiência de colaboradores e no relacionamento da empresa com empregados, escritórios regionais e concessionárias é o problema em questão no trabalho. O objetivo geral é a avaliação do impacto da ferramenta no trabalho dos colaboradores e no relacionamento da empresa com alguns de seus stakeholders (empregados, escritórios regionais e concessionárias), tanto em termos de acréscimo no volume de negócios quanto em relação a gestão da informação com a utilização de portais corporativos. Através de entrevistas, questionários e dados de utilização do próprio sistema, verificou-se dentre outros benefícios a redução de custos com publicações e distribuição física, aumento do compartilhamento da informação, diminuição da redundância das informações, facilidade na localização e maior democratização da informação e uma percepção de que quanto maior a distância física da fábrica da Fiat Automóveis maior era a carência de informações para tomadas de decisões. Destacam-se ainda outras possibilidades do uso do portal, o qual, poderá contribuir oferecendo informações mais precisas sobre a entrega de seus veículos que, na sua maioria, são transportados por operadores logísticos terceirizados. Assim, via integração sistêmica com o operador logístico e utilização de tecnologias oriundas da Internet, como Web-Services e XML (eXtensive Markup Language), a Fiat poderá dar visibilidade em seu Portal Corporativo às informações até então presentes somente nos sistemas de seus operadores logísticos como localização localização da carga de veículos em tempo real. One of the biggest challenges for companies is to find new models of management, to manage and propagate tacit and explicit knowledge, together with global information regarding economy, market, policies, etc, to enable the effective sharing of global information. Managing knowledge has become so important that organizations began to realize the addition of binomial information-knowledge to capital-labor. Knowledge is considered a capital, an intangible asset and allows quick and accurate decisions. Due to this, creating a tool that promotes integration as a link between the various sources of data/information, becomes mandatory, in order to organize them and optimize their search, aiming at the spread of knowledge. The Corporate Portals emerge as a business strategy that consolidates, manages and distributes information internally and externally to the organization, including tools, Business Intelligence, Content Management, Datawarehouse and strategic information in order to assist on Knowledge Management, to provide access to different profile of each contributor and to optimize the search for information by increasing levels of efficiency and quality of relations within organizations. To examine this case, a practical implementation of the portal B2B (Business to Business) of Fiat Automóveis will be analyzed. How Corporate Portals impacts in the efficiency of employees and the company's relationship with employees, regional offices and dealers is the gist of this presentation. Its general goal is to assess the impact of the tool in employees' efficiency and in the company's relationship with some stakeholders ( employees, regional offices and dealers ) , not only in terms of a raise in sales but also concerning the management of information with the use of corporate portals. By means of interviews, questionnaries and using our own data system, many benefits could be noticed such as publishing and mailing costs reduction, increase in knowledge sharing, less redundant information, easier information access,more democratic information and the realization that the more physically distant it was to the factory (Fiat Automóveis), the bigger was the need of information. As opportunity for future work, Fiat dealers could have more precise information about their vehicles delivery, many of which are transported by outsourced logistics operators. It can be noticed that the corporate portal could contribute to such a need, once through systemic integration between the logistic operator and the use of technologies from the Internet, such as Web-Services and XML (eXtensive Markup Language), Fiat could give visibility through its Corporate Portal to information hither to only present in the systems of its logistics operators so obtaining information on real time about the location of the vehicles loading.Florianópolis, SCPasságlia, EuniceLuna, Mônica Maria MendesUniversidade Federal de Santa CatarinaAlvarenga, João Vicente V. F.2012-10-23T17:39:26Z2012-10-23T17:39:26Z20082008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis109 f.| il., grafs., tabs.application/pdf259869http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91001porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T01:32:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/91001Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T01:32:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Portais corporativos: um estudo de caso do portal corporativo da Fiat Automóvel S.A.
title Portais corporativos: um estudo de caso do portal corporativo da Fiat Automóvel S.A.
spellingShingle Portais corporativos: um estudo de caso do portal corporativo da Fiat Automóvel S.A.
Alvarenga, João Vicente V. F.
Engenharia civil
Gestão do conhecimento
Portais da Web
Avaliação
Internet (Redes de computadores)
title_short Portais corporativos: um estudo de caso do portal corporativo da Fiat Automóvel S.A.
title_full Portais corporativos: um estudo de caso do portal corporativo da Fiat Automóvel S.A.
title_fullStr Portais corporativos: um estudo de caso do portal corporativo da Fiat Automóvel S.A.
title_full_unstemmed Portais corporativos: um estudo de caso do portal corporativo da Fiat Automóvel S.A.
title_sort Portais corporativos: um estudo de caso do portal corporativo da Fiat Automóvel S.A.
author Alvarenga, João Vicente V. F.
author_facet Alvarenga, João Vicente V. F.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Passáglia, Eunice
Luna, Mônica Maria Mendes
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Alvarenga, João Vicente V. F.
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia civil
Gestão do conhecimento
Portais da Web
Avaliação
Internet (Redes de computadores)
topic Engenharia civil
Gestão do conhecimento
Portais da Web
Avaliação
Internet (Redes de computadores)
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008
2012-10-23T17:39:26Z
2012-10-23T17:39:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 259869
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91001
identifier_str_mv 259869
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 109 f.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652070551552000