Os experts e os currículos de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Wagner Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234147
Resumo: Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13033/9987
id UFSC_e676477c0bf61999ae53039e125f7cc3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/234147
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Os experts e os currículos de matemáticaMatemáticaEnsinoExpertCurrículoHistóriaDisponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13033/9987O artigo tem por objetivo discutir o papel dos chamados experts no movimento de produção curricular para o ensino e formação de professores de matemática. Para além desse objetivo, o texto apresenta o Dicionário dos Experts como base empírica importante para a abertura de novas possibilidades de pesquisas sobre os currículos de matemática. O estudo utiliza como referências teórico-metodológicas a conceituação própria de expert vinda de autores como Peter Burke, Rita Hofstetter e Bernard Schneuwly dentre outros. Em destaque, está a análise da elaboração de novos saberes matemáticos objetivados numa dada documentação curricular. Como ela teria sido elaborada? Que processos levaram a seu estabecimento? Como compreender que tenham sido privilegiados determinados saberes e não outros? Que articulações foram estabelecidas entre a matemática a estar presente no ensino e aquela da formação de professores dadas pela documentação curricular? Tais interrogações levam à conclusão de que por intermédio de estudos das ações dos experts torna-se possível compreender, num dado momento, os complexos elementos presentes na construção de documentos curriculares em termos da produção de novos saberes.Revista da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática2022-04-25T21:02:28Z2022-04-25T21:02:28Z2021-11-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVALENTE, Wagner Rodrigues. Os experts e os currículos de matemática. REAMEC –Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática. Cuiabá, v. 9, n.3, e21090, set./dez.,2021.2318-6674https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234147Valente, Wagner Rodriguesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-25T21:02:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/234147Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-04-25T21:02:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Os experts e os currículos de matemática
title Os experts e os currículos de matemática
spellingShingle Os experts e os currículos de matemática
Valente, Wagner Rodrigues
Matemática
Ensino
Expert
Currículo
História
title_short Os experts e os currículos de matemática
title_full Os experts e os currículos de matemática
title_fullStr Os experts e os currículos de matemática
title_full_unstemmed Os experts e os currículos de matemática
title_sort Os experts e os currículos de matemática
author Valente, Wagner Rodrigues
author_facet Valente, Wagner Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, Wagner Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Ensino
Expert
Currículo
História
topic Matemática
Ensino
Expert
Currículo
História
description Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13033/9987
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-06
2022-04-25T21:02:28Z
2022-04-25T21:02:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VALENTE, Wagner Rodrigues. Os experts e os currículos de matemática. REAMEC –Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática. Cuiabá, v. 9, n.3, e21090, set./dez.,2021.
2318-6674
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234147
identifier_str_mv VALENTE, Wagner Rodrigues. Os experts e os currículos de matemática. REAMEC –Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática. Cuiabá, v. 9, n.3, e21090, set./dez.,2021.
2318-6674
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática
publisher.none.fl_str_mv Revista da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652387720626176