Os experts e os currículos de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234147 |
Resumo: | Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13033/9987 |
id |
UFSC_e676477c0bf61999ae53039e125f7cc3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/234147 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Os experts e os currículos de matemáticaMatemáticaEnsinoExpertCurrículoHistóriaDisponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13033/9987O artigo tem por objetivo discutir o papel dos chamados experts no movimento de produção curricular para o ensino e formação de professores de matemática. Para além desse objetivo, o texto apresenta o Dicionário dos Experts como base empírica importante para a abertura de novas possibilidades de pesquisas sobre os currículos de matemática. O estudo utiliza como referências teórico-metodológicas a conceituação própria de expert vinda de autores como Peter Burke, Rita Hofstetter e Bernard Schneuwly dentre outros. Em destaque, está a análise da elaboração de novos saberes matemáticos objetivados numa dada documentação curricular. Como ela teria sido elaborada? Que processos levaram a seu estabecimento? Como compreender que tenham sido privilegiados determinados saberes e não outros? Que articulações foram estabelecidas entre a matemática a estar presente no ensino e aquela da formação de professores dadas pela documentação curricular? Tais interrogações levam à conclusão de que por intermédio de estudos das ações dos experts torna-se possível compreender, num dado momento, os complexos elementos presentes na construção de documentos curriculares em termos da produção de novos saberes.Revista da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática2022-04-25T21:02:28Z2022-04-25T21:02:28Z2021-11-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVALENTE, Wagner Rodrigues. Os experts e os currículos de matemática. REAMEC –Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática. Cuiabá, v. 9, n.3, e21090, set./dez.,2021.2318-6674https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234147Valente, Wagner Rodriguesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-25T21:02:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/234147Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-04-25T21:02:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os experts e os currículos de matemática |
title |
Os experts e os currículos de matemática |
spellingShingle |
Os experts e os currículos de matemática Valente, Wagner Rodrigues Matemática Ensino Expert Currículo História |
title_short |
Os experts e os currículos de matemática |
title_full |
Os experts e os currículos de matemática |
title_fullStr |
Os experts e os currículos de matemática |
title_full_unstemmed |
Os experts e os currículos de matemática |
title_sort |
Os experts e os currículos de matemática |
author |
Valente, Wagner Rodrigues |
author_facet |
Valente, Wagner Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valente, Wagner Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Ensino Expert Currículo História |
topic |
Matemática Ensino Expert Currículo História |
description |
Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13033/9987 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-06 2022-04-25T21:02:28Z 2022-04-25T21:02:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VALENTE, Wagner Rodrigues. Os experts e os currículos de matemática. REAMEC –Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática. Cuiabá, v. 9, n.3, e21090, set./dez.,2021. 2318-6674 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234147 |
identifier_str_mv |
VALENTE, Wagner Rodrigues. Os experts e os currículos de matemática. REAMEC –Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática. Cuiabá, v. 9, n.3, e21090, set./dez.,2021. 2318-6674 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234147 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652387720626176 |