Guia para ambientes de inovação em Florianópolis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Milena Maredmi Corrêa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238115
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Ciência da Informação
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spelling Guia para ambientes de inovação em FlorianópolisTurismo de negócios, Visitas técnicas, Florianópolis, Gestão de destinosTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Ciência da InformaçãoO mundo passou por uma pandemia e muitos negócios tiveram de se reinventar, promovendo mudanças na forma de ver os negócios e na comunicação com os clientes e com outras empresas. A pós pandemia reviverá o turismo e prestação de serviços como nunca visto antes. O turismo de negócios abrange os encontros diplomáticos, encontros de negociações econômicas e comerciais, encontros para troca de informação técnica/científica, comunicação dos resultados de determinados projetos de investigação e desenvolvimento, encontros culturais e educativos, bem como eventos específicos de diversas formas de manifestação cultural, competições desportivas. Assim, o turismo de negócios destaca além do trabalho as experiências, ir para cidades conhecer cultura, lugares históricos e fazer ainda fazer novos negócios. A capital de Santa Catarina identificou a baixa sazonalidade em alguns períodos do ano. Por ser uma cidade inicialmente turística os meses mais frios do ano havia pouco movimento e essa foi a principal motivação para trazer o turismo de negócios como um projeto. Florianópolis passou a ser vista como o vale do silício brasileiro, onde os negócios de tecnologia são mais procurados. Com essa finalidade, esse relatório buscou mostrar o mapeamento dos ambientes de inovação da capital de Santa Catarina, Florianópolis. Desenvolvendo sugestões de trilhas para visitação técnica e por fim, a elaboração do Guia para o Turismo de negócios. Para isso, os procedimentos metodológicos usados foram a abordagem qualitativa, logo, quanto à natureza foi empírica e aplicada, quanto aos objetivos a pesquisa foi exploratório e quanto ao procedimento documental. Os resultados obtidos neste relatório foram 219 organizações que podem e tem interesse em receber visitas técnicas podendo ser acrescentadas pelos usuários organicamente, se dividindo em duas trilhas, a acadêmica compondo 155 ambientes acadêmicos e a empresarial composta de 64 habitats de inovação na cidade. O Guia para visitação e negócios ainda poderá ser usado de maneira on-line pelas organizações e academia, assim como impresso e disseminado pela prefeitura da cidade de Florianópolis.The world went through a pandemic and many businesses had to reinvent themselves, promoting changes in the way they see business and in communication with customers and other companies. The post-pandemic will revive tourism and service delivery as never seen before. Business tourism encompasses diplomatic meetings, economic and commercial negotiation meetings, meetings for the exchange of technical/scientific information, communication of the results of certain research and development projects, cultural and educational meetings, as well as specific events of various forms of manifestation. culture, sports competitions. Thus, business tourism highlights, in addition to work, experiences, going to cities to know culture, historical places and even doing new business. The capital of Santa Catarina identified low seasonality in some periods of the year. As it was initially a tourist city, the coldest months of the year had little movement and this was the main motivation for bringing business tourism as a project. Florianópolis came to be seen as the Brazilian Silicon Valley, where technology businesses are most sought after. For this purpose, this report sought to show the mapping of innovation environments in the capital of Santa Catarina, Florianópolis. Developing trail suggestions for technical visitation and, finally, the elaboration of the Business Tourism Guide. For this, the methodological procedures used were the qualitative approach, therefore, regarding the nature it was empirical and applied, regarding the objectives of the research, it was exploratory and regarding the documentary procedure. The results obtained in this report were 219 organizations that can and are interested in receiving technical visits and can be added by users organically, divided into two tracks, the academic one comprising 155 academic environments and the business one consisting of 64 innovation habitats in the city. The Visitation and Business Guide can still be used online by organizations and academia, as well as printed and disseminated by the city hall of Florianópolis.Florianópolis, SCBedin, SonaliUniversidade Federal de Santa CatarinaTeixeira, Milena Maredmi Corrêa2022-08-10T12:24:56Z2022-08-10T12:24:56Z2022-07-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis48fapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238115info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-08-10T12:24:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/238115Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-08-10T12:24:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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