Planejamento de Marketing Utilizando a Matriz Boston Consulting Group: Uma Análise em Instituições Educacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/68296 |
Resumo: | As Instituições de Ensino Superior (IES) particulares vêm enfrentando inúmeras dificuldades nos últimos anos. A partir dessa perspectiva, o presente trabalho trata da implantação do Planejamento Estratégico de Marketing na Administração Educacional Superior e tem como principal objetivo, mostrar como a Matriz Boston Consulting Group (BCG) pode auxiliar o gestor educacional em sua função. A metodologia foi baseada num estudo exploratório em duas Universidades, uma Faculdade e um Centro Universitário, localizados no interior do Estado de São Paulo. Como resultado, o estudo fornece para a Instituição de Ensino Superior uma ferramenta analítica que classifica seus cursos, a fim de que ela possa melhor planejar a distribuição de seus recursos nos aspectos mercadológicos e financeiros. Ao final conclui-se que a Matriz BCG pode ser utilizada como ferramenta de gestão das IES auxiliando-as na eliminação e/ou reposição de Cursos. |
id |
UFSC_e6c219a4446df794efa7dd16d73cd76c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/68296 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Planejamento de Marketing Utilizando a Matriz Boston Consulting Group: Uma Análise em Instituições EducacionaisAs Instituições de Ensino Superior (IES) particulares vêm enfrentando inúmeras dificuldades nos últimos anos. A partir dessa perspectiva, o presente trabalho trata da implantação do Planejamento Estratégico de Marketing na Administração Educacional Superior e tem como principal objetivo, mostrar como a Matriz Boston Consulting Group (BCG) pode auxiliar o gestor educacional em sua função. A metodologia foi baseada num estudo exploratório em duas Universidades, uma Faculdade e um Centro Universitário, localizados no interior do Estado de São Paulo. Como resultado, o estudo fornece para a Instituição de Ensino Superior uma ferramenta analítica que classifica seus cursos, a fim de que ela possa melhor planejar a distribuição de seus recursos nos aspectos mercadológicos e financeiros. Ao final conclui-se que a Matriz BCG pode ser utilizada como ferramenta de gestão das IES auxiliando-as na eliminação e/ou reposição de Cursos.INPEAU2012-10-11T17:33:06Z2012-10-11T17:33:06Z2006-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/68296Pereira, Silvia Maria MoralesGiuliani, Antonio CarlosFarah, Osvaldo EliasAlves, Maria Izalina Ferreiraporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T15:34:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/68296Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T15:34:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Planejamento de Marketing Utilizando a Matriz Boston Consulting Group: Uma Análise em Instituições Educacionais |
title |
Planejamento de Marketing Utilizando a Matriz Boston Consulting Group: Uma Análise em Instituições Educacionais |
spellingShingle |
Planejamento de Marketing Utilizando a Matriz Boston Consulting Group: Uma Análise em Instituições Educacionais Pereira, Silvia Maria Morales |
title_short |
Planejamento de Marketing Utilizando a Matriz Boston Consulting Group: Uma Análise em Instituições Educacionais |
title_full |
Planejamento de Marketing Utilizando a Matriz Boston Consulting Group: Uma Análise em Instituições Educacionais |
title_fullStr |
Planejamento de Marketing Utilizando a Matriz Boston Consulting Group: Uma Análise em Instituições Educacionais |
title_full_unstemmed |
Planejamento de Marketing Utilizando a Matriz Boston Consulting Group: Uma Análise em Instituições Educacionais |
title_sort |
Planejamento de Marketing Utilizando a Matriz Boston Consulting Group: Uma Análise em Instituições Educacionais |
author |
Pereira, Silvia Maria Morales |
author_facet |
Pereira, Silvia Maria Morales Giuliani, Antonio Carlos Farah, Osvaldo Elias Alves, Maria Izalina Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Giuliani, Antonio Carlos Farah, Osvaldo Elias Alves, Maria Izalina Ferreira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Silvia Maria Morales Giuliani, Antonio Carlos Farah, Osvaldo Elias Alves, Maria Izalina Ferreira |
description |
As Instituições de Ensino Superior (IES) particulares vêm enfrentando inúmeras dificuldades nos últimos anos. A partir dessa perspectiva, o presente trabalho trata da implantação do Planejamento Estratégico de Marketing na Administração Educacional Superior e tem como principal objetivo, mostrar como a Matriz Boston Consulting Group (BCG) pode auxiliar o gestor educacional em sua função. A metodologia foi baseada num estudo exploratório em duas Universidades, uma Faculdade e um Centro Universitário, localizados no interior do Estado de São Paulo. Como resultado, o estudo fornece para a Instituição de Ensino Superior uma ferramenta analítica que classifica seus cursos, a fim de que ela possa melhor planejar a distribuição de seus recursos nos aspectos mercadológicos e financeiros. Ao final conclui-se que a Matriz BCG pode ser utilizada como ferramenta de gestão das IES auxiliando-as na eliminação e/ou reposição de Cursos. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-12-10 2012-10-11T17:33:06Z 2012-10-11T17:33:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/68296 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/68296 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652184819073024 |