Tendências metodológicas na educação matemática: obstáculos e resistências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Eliandra Moraes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211658
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2019.
id UFSC_e6d93d03875d2f08331c73610cee9ec6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/211658
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaPires, Eliandra MoraesSilveira, Everaldo2020-08-20T05:57:14Z2020-08-20T05:57:14Z2019362584https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211658Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2019.Esta pesquisa de mestrado propôs-se a investigar, descrever e analisar obstáculos e resistências apontados por professores que ensinam matemática no Ensino Básico ao utilizarem alguma Tendência Metodológica diversa do método tradicional. Nossa escolha a respeito desse tema deu-se na crença de que tais obstáculos e resistências impelem os professores a manterem práticas tradicionais em detrimento das metodologias alternativas. Integraram o corpus de análise desta pesquisa, revistas especializadas na área de Educação Matemática (primeira amostragem) e as revistas de áreas afins (segunda amostragem) que abordaram essa temática através de artigos publicados em seus periódicos. A metodologia de pesquisa escolhida para o desenvolvimento do presente trabalho foi a Grounded Theory (GT) ? Teoria Fundamentada nos Dados. Os resultados obtidos, inicialmente, apontavam para as concepções dos professores, como principal motivo para optarem recorrentemente ao ensino tradicional da matemática. O desenvolvimento deste estudo buscou argumentar que o que impede os docentes de fazer uso das Tendências Metodológicas alternativas não está centrada no próprio professor, mas nos obstáculos que sustentam as concepções desses profissionais. Para isso jogou-se luz nas estruturas que pormenorizam que determinados fenômenos ocorram e resultem nos obstáculos e consequentemente nas resistências: trata-se de estruturas de diferentes naturezas, que compreendem o emocional (os sentimentos), os saberes (conhecimento) e as circunstancias (condições) nas quais os docentes estão submetidos.<br>Abstract : This research paper aims to investigate, describe and analyze obstacles and resistances appointed by elementary schools math teachers, that use a Methodological Tendency that stray from traditional methods. Our choice in this subject was in the belief that such obstacles and resistances impel teachers to maintain traditional practices at the expense of alternative methodologies. They integrated the corpus of analysis of this research, specialized journals in the area of Mathematics Education (first sampling) and the journals of related areas (second sampling) that approached this subject through articles published in their periodicals. The research methodology chosen for the development of the present work was the Grounded Theory (GT) - Theory Grounded in the Data. The results obtained, initially, pointed to the conceptions of the teachers, as the main reason to recur to the traditional teaching of mathematics. The development of this study sought to argue what prevents teachers using Alternative Methodological Trends is not centered on the teacher himself, but on the obstacles that sustain the conceptions oft these professionals. In order to do this, light has been shed on the structures that detail that certain phenomena occur and result in obstacles and consequently in resistances: they are structures of different natures, which include emotional (feelings), to know (knowledge) and circumstances (conditions) in which teachers are submitted.177 p.| il.porEducação científica e tecnológicaMatemáticaPrática de ensinoTeoria fundamentada em dadosTendências metodológicas na educação matemática: obstáculos e resistênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPECT0399-D.pdfPECT0399-D.pdfapplication/pdf2125265https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/211658/-1/PECT0399-D.pdf0321f9a01e7650403235fe5a5d53d438MD5-1123456789/2116582020-08-20 02:57:14.805oai:repositorio.ufsc.br:123456789/211658Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-08-20T05:57:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Tendências metodológicas na educação matemática: obstáculos e resistências
title Tendências metodológicas na educação matemática: obstáculos e resistências
spellingShingle Tendências metodológicas na educação matemática: obstáculos e resistências
Pires, Eliandra Moraes
Educação científica e tecnológica
Matemática
Prática de ensino
Teoria fundamentada em dados
title_short Tendências metodológicas na educação matemática: obstáculos e resistências
title_full Tendências metodológicas na educação matemática: obstáculos e resistências
title_fullStr Tendências metodológicas na educação matemática: obstáculos e resistências
title_full_unstemmed Tendências metodológicas na educação matemática: obstáculos e resistências
title_sort Tendências metodológicas na educação matemática: obstáculos e resistências
author Pires, Eliandra Moraes
author_facet Pires, Eliandra Moraes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Eliandra Moraes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silveira, Everaldo
contributor_str_mv Silveira, Everaldo
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Educação científica e tecnológica
Matemática
Prática de ensino
Teoria fundamentada em dados
topic Educação científica e tecnológica
Matemática
Prática de ensino
Teoria fundamentada em dados
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2019.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-20T05:57:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-08-20T05:57:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211658
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 362584
identifier_str_mv 362584
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211658
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 177 p.| il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/211658/-1/PECT0399-D.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0321f9a01e7650403235fe5a5d53d438
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805157387960320